A cavalgada reuniu mais de 200 cavaleiros, com grupos de Telêmaco Borba, Jaguariaíva e Tibagi.
Os cavaleiros saíram do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, percorrendo pela Serra da Onça, Guabiroba e Bairro Machadinho, até o Rancho Beira de Estrada, de propriedade de Carlinhos.
No Rancho, Carlinhos entregou uma imagem de Nossa Senhora das Graças à vereadora e a confraternização foi marcada por churrascada.
Estes grupos de tropeiros resgatam a cultura do tropeirismo, que tem forte influência na região e, todo ano, no dia 23 de abril, cerca de 800 cavaleiros se reúnem, quando na ocasião são comemorados o aniversário da cidade e a fundação do grupo, que foi no ano de 2003.
Em 2006, os grupos de cavaleiros percorreram a Rota dos Tropeiros no Paraná com a imagem de Nossa Senhora das Brotas. A Santa passou por 17 municípios: Piraí do Sul, Jaguariaíva, Sengés, Arapoti, Ventania, Telêmaco Borba, Tibagi, Castro, Carambeí, Ponta Grossa, Balsa Nova, Campo Largo, Palmeira, Porto Amazona, Lapa, Campo do Tenente e Rio Negro.
A imagem saiu em Janeiro de Pirai do Sul e retornou em 27 de dezembro, data de tradicional comemoração da Padroeira. Esta rota deve ser retomada no próximo ano.
Em 2007, Carlinhos percorreu a cavalo de Piraí até o Santuário de Aparecida do Norte, acompanhado de outros cavaleiros. Eles saíram no dia 1º de julho e após 23 dias e 920 quilômetros de estrada chegaram ao santuário.
A próxima comemoração deve acontecer em janeiro, quando será dado posse ao diretório do PSDC em Pirai do Sul, do qual Carlinhos Tropeiro será o presidente.