terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CONSELHO DA COMUNIDADE TEM NOVA DIRETORIA

Chapa única para presidência do Conselho da Comunidade foi apresentada na sexta-feira, 12, em reunião na Sede do Sindicastro. A chapa ficou com a seguinte composição: Presidente, Odete Castro Ferreira; vice-presidente: Carla Denise Scheremeta; tesoureiras, Claudete Lelis e Marilaine Pinheiro e 1ª secretária: Irene Schimitke Goltz. Os novos membros do Conselho tomarão posse no início do ano de 2015. 










quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SESSÃO 10/11- ALINE REQUER INFORMAÇÕES SOBRE O TURISMO

A sessão ordinária desta quarta-feira,10, trouxe à pauta Requerimento da Vereadora Aline Sleutjes solicitando informações referentes ao turismo em nossa cidade.

Hoje, o visitante que chega a Castro, atraído por sua rica história, fica decepcionada com a falta de estrutura que a cidade oferece. Pontos turísticos estão destruídos, como é o caso da Estação Ferroviária, além disso o Museu do Tropeiro passa por reformas. 

A Casa da Sinhara e a Casa da Praça ficam de portas fechadas nos finais de semana, só há expediente de segunda a sexta feira até as 17h30 e nos feriados permanecem fechadas. O fechamento se dá por conta de decreto 961, de 18 de dezembro de 2013, do Executivo que determina a medida.

Sem incentivo e investimento no turismo local, outros setores ficam prejudicados como é o caso dos artesãos, que não conseguem comercializar seus produtos.

Os questionamentos visam saber quais ações estão sendo ou serão desenvolvidas para investir, alavancar e incentivar o turismo; o que os artesãos castrenses podem esperar do gestor, uma vez que a falta de turistas prejudica os profissionais não só do artesanato, mas também da hotelaria, comércio, lazer entre outros e por que a Administração não investe no turismo rural, dando oportunidade aos produtores rurais.

Uma das sugestões da vereadora Aline por duas vezes levadas ao Executivo foi a de o Município promover a Caminhada Ecológica, que faz parte do projeto Anda Brasil. 

A iniciativa traz muitos visitantes que passam pelas propriedades rurais, incentivando o produtor rural a comercializar produtos.

O turismo rural significa mais renda às famílias, possibilidade de venda do artesanato local, geração de emprego, aumento da arrecadação tributária, divulgação ampla das riquezas culturais, históricas e belezas naturais e arqueológicas, incentivo aos pequenos produtores para que invistam em suas propriedades que fizessem parte da rota das caminhadas rurais.




RUA SANTOS DUMONT

Indicação solicita implantação de redutor de velocidade na Rua Santos Dumont, entre a Renato Menarim e Antonio José Gomes.

O fluxo é intenso nesse rua, principalmente nesse trecho, há grande circulação  veículos e também de pedestres.

A reivindicação é de moradores que aguardam as providências necessárias para garantir a segurança de todos que trafegam pela via.

Foto: Claudia Geisler


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

LEGISLATIVO TEM NOVA MESA DIRETIVA

Sessão extraordinária para votação da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Castro aconteceu hoje, 09. A chapa foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes, estando ausente o vereador Antonio Sirlei Alves da Silva.

Os eleitos estarão conduzindo os trabalhos legislativos, automaticamente, a partir do dia primeiro de janeiro pelos próximos dois anos. 

A composição da Mesa ficou a seguinte: Presidente, Gerson Sutil (PSB); vice-presidente, Itari Cropolato (PSL); 1ª secretária, Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) e 2ª secretária, Aline Sleutjes Roberto (PSDC).





" Após semanas de debates, negociações , decepções e muita determinação, conseguimos montar uma chapa mista, onde o desejo principal dos componentes é o fortalecimento e valorização do legislativo, bem como a divulgação dos trabalhos, trazendo a população para as sessões, fiscalizando com rigor o executivo e levando às reivindicações da comunidade." frisou Aline.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

SESSÃO 03/11 - ALINE REQUER INFORMAÇÕES SOBRE SERVIÇOS E MOBILIDADE URBANA

Dois requerimentos importantes foram apresentados pela vereadora Aline Sleutjes na sessão ordinária desta quarta-feira,03. 

O primeiro requer informações sobre setores de serviços da Administração Municipal, como serraria, marcenaria, fábrica de manilhas e bloquetes, produção de meio fio, além de oficina de mecânica leve e pesada, dentre outros serviços. Esses serviços eram realizados pela Prefeitura e agora são terceirizados.

O questionamento da vereadora é do por quê dessas terceirizações. Outra informação corresponde a máquinas de meio-fio que estão estragadas, não receberam manutenção e estão inutilizadas, ao passo que a Administração paga pelo metro do meio fio e por sua mão-de-obra.

O intuito é saber quais as vantagens da terceirização, já que a o objetivo é a economicidade aos cofres públicos, prazos de licitações, tempo de espera dos serviços.

O segundo Requerimento trata da mobilidade urbana e a mudança de sentido das ruas.

A vereadora visa saber se as mudanças de sentido das vias no Jardim das Araucárias II e Vila Rio Branco, onde já foram colocadas placas de sinalização pela Secretaria de Segurança Pública, fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana, apontado como uma das prioridades do Orçamento Participativo de 2014, e quais são as demais alterações propostas para o sanar os problemas no trânsito de nossa cidade.

Além dos Requerimento, proposição indicando a necessidade de implantação de redutor de velocidade na Rua Cruz Machado , altura da esquina com a Rui Barbosa, foi apresentado em sessão.

Segundo moradores, o cruzamento oferece grandes riscos de acidentes, devido à velocidade que os veículos trafegam na via. Uma moradora diz que, apesar de estar morando no local há apenas cinco  meses, já presenciou várias colisões e capotamento, o que torna perigoso a motoristas, pedestres e moradores.

Eles aguardam as medidas necessárias para controlar a velocidade do tráfego e garantir a segurança.

A sessão desta quarta foi realizada no Plenário, inaugurado na sexta-feira, 28.