quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

VEREADORA É EXCLUÍDA DE COMISSÕES

Ainda na sessão extraordinária desta quarta-feira, 28, aconteceu a eleição para as comissões permanentes da Casa. Votação tumultuada já que seis vereadores que compuseram a chapa “Respeito e Participação”, e, que apesar do nome, deixaram de fora as vereadoras Aline e Maria de Fátima, além dos vereadores Itari Cropolato e Joel Fadel.
Quando iniciou mandato em 2013, a vereadora Aline era presidente da Comissão de Justiça e Redação e relatora da de Finanças e Orçamento. Para o ano de 2014, Aline foi excluída pelos componentes da chapa que assumiu no ano seguinte e desta vez não foi diferente.
Segundo a vereadora, para ela não foi surpresa a exclusão do seu nome das comissões, mas que dessa forma estão impedindo o direito de seus eleitores de serem representados.
Por entenderem a importância da democracia, do respeito, e da participação daqueles que foram escolhidos para representar o povo castrense, os quatro vereadores, deixados de fora das comissões, apresentaram a chapa “Democracia e Desenvolvimento’, onde os 10 vereadores compunham as comissões.
Apesar do apelo e pedido de reflexão, os seis vereadores optaram pela chapa montada por eles, reafirmando o desejo da não participação dos quatro vereadores nas comissões permanentes da Casa.

“Esta atitude não me surpreende, ano passado eu e o vereador Joel fomos deixados de lado, e este ano o desrespeito foi ainda maior; 4 vereadores de fora. O que me preocupa é a falta de diplomacia, democracia e a falta da valorização de um Legislativo independente. Fui a vereadora mais votada, participei das eleições 2014 e obtive a maior votação de deputada estadual do município, isto demonstra a minha força política e a satisfação do meu eleitor, por respeito a eles eu deveria compor alguma comissão. Outro fato é minha formação e capacidade, sei que poderia somar muito nos estudos dos projetos na casa, mas, infelizmente, não foi esta a preocupação deste grupo. Mas prometo permanecer ativa, estudando sozinha os projetos, me preparando para as discussões e votações das matérias. Convoco a população que em 2015 faça parte dos trabalhos da Câmara, acompanhem as atitudes e atividades dos vereadores e avaliem se estão fazendo jus à missão que receberam da população”, enfatizou Aline.



quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ALINE VOTA CONTRA PROJETO QUE CRIA NOVOS CARGOS COMISSIONADOS

Sessão extraordinária aconteceu hoje, 28/01 às 10 horas no plenário da Câmara.

Foram aprovados por unanimidade três projetos do ano de 2014. Do Executivo os de n° 158 e 170/14 dispõem sobre a criação do cargo de cuidador social e ampliação do número de vagas para o cargo de psicólogo e receberam pareceres favoráveis após envio de relatório demonstrando impacto orçamentário financeiro, os quais não extrapolam os índices legais e a legislação aplicada.  

Já o de n° 235/14 transfere o setor de serviços de identificação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo para a de Segurança Pública e visa a adequação do Município ao que ocorre a nível estadual

O projeto de Lei nº 01/2015 cria cargos de comissão na estrutura organizacional da Prefeitura. 

São quatro cargos comissionados, destinados para Sub-Procuradoria Judicial da Procuradoria Geral do Município; Superintendência de Mídias Interativas e Imagem; Superintendência de Ação Cultural da Diretoria Municipal de Cultura e Departamento do Centro Ocupacional do Idoso, sendo 3 cargos na tipologia CC3 e 1 CC4. Os subsídios referentes aos cargos variam entre R$2.665,00 a R$ 3.497,00.

Diante de pedido de vistas, que foi rejeitado por 7 votos a 3, o projeto que prevê a contratação dos cargos em comissão foi aprovado. Os vereadores que votaram contrários ao projeto foram das vereadoras Aline Sleutjes, Maria de Fátima e do vereador Joel Fadel.

Na discussão do projeto, a vereadora Aline posicionou seu voto contrário, argumentando que o Município possui muitas outras prioridades, uma delas é a contratação de fiscais, e que, além disso, há cidadãos que prestaram concurso público e aguardam serem chamados.




terça-feira, 6 de janeiro de 2015

NOVA MESA DIRETIVA TOMOU POSSE NESTA SEGUNDA

Solenidade de posse da nova mesa diretiva da Câmara Municipal de Castro aconteceu às 17 horas desta segunda-feira, 05, no plenário da Casa de Leis.

Estiveram presentes os vereadores da Casa, Herculano da Silva, Paulo Farias, Cesar do Povo, Joel Fadel e Regiane Moreno; o prefeito municipal, Reinaldo Cardoso; vice, Marcos Bertolini, secretários, demais representantes do Executivo, além dos vereadores de Carambeí, Wilson Canani, Elizangela Pedroso; vereador de Ponta Grossa, Antonio Aguinel; Comandante do  Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Major Gustavo Soter de Mariz e Miranda; Sargento da 3ª Companhia de Policia Militar, Carlos Augusto; e o Comandante da 2ª seção do Corpo de Bombeiros de Castro, Tenente Hamilton de Almeida Neto. Os deputados federal e estadual, Aliel Machado e Mauricio Requião também marcaram presença.

A chapa denominada Ricardo Nardi Cardoso, composta Gerson Sutil, Presidente; Vice-presidente, Itari Cropolato; 1ª Secretaria, Maria e Fatima Barth Antão Castro; e 2ª Secretaria, Aline Sleutjes Roberto, foi eleita no dia 09 de dezembro, em sessão extraordinária.

Após a leitura do Termo de Posse lido pela Vereadora Aline Sleutjes Roberto e assinado pelos membros da mesa, iniciaram-se os discursos. Além do Prefeito, e dos componentes da Mesa Diretiva, fizeram uso da tribuna os deputados Aliel Machado e Mauricio Requião. 

Eles parabenizaram os eleitos, destacaram a importância da juventude na política. Eles ainda reafirmaram o compromisso que têm com a cidade de Castro.

A vereadora Aline em seu discurso salientou o objetivo de trazer a população a Casa de Leis para discutir, debater, participar e fazer parte da construção do Município de Castro. Frisou também as características desta nova mesa:  " Somos os mais jovens, dois de primeiro mandato e dois de segundo, duas mulheres e dois homens, 3 grupos políticos distintos por um único objetivo, 4 vereadores com grandes ideais, lutando pelo fortalecimento do legislativo e representação popular, pela independência dos trabalhos na Câmara e provando ao povo que ainda existem políticos honestos, dedicados e que realmente trabalham para fazer um mundo melhor para todos".


A cerimônia encerrou-se com uma Palavra ministrada pelo pastor Moacir Nava, da Igreja Presbiteriana, e na sequência, os convidados participaram de coquetel.