quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

MENSANGEM DE ANO NOVO

Novo Ano, Novos Caminhos

Que nesse ano possamos sonhar, e acreditar, de coração, que podemos realizar cada um de nossos sonhos. Que esses sonhos possam ser compartilhados pelo bem, E que eles tenham força de transformar velhos inimigos em novos amigos verdadeiros.
Que nesse ano possamos abraçar, e repartir calor e carinho. Que isso não seja um ato de um momento, mas a história de uma vida. 

Que nesse ano possamos beijar, e, com os olhos fechados, tocar o sabor da alma. Que tenhamos tempo para sentir toda a beleza da vida, e que saibamos senti-la em cada coisa simples.
Que nesse ano possamos sorrir, e contagiar a todos com uma alegria verdadeira. Que não sejam necessárias grandes justificativas para nosso sorriso, apenas a brisa do viver.
Que nesse ano possamos cantar, e dizer coisas da vida...e que não sejam apenas músicas e letras, mas que sejam canções e sentimentos.
Que nesse ano possamos agradecer, e expressar a Deus e a todos: Muito Obrigado!.

Que nesse 'todos' não sejam incluídos apenas os amigos, mas também aqueles que, nos colocando dificuldades, nos deram oportunidades de sermos melhores.
E assim começamos mais um Ano Novo, um dia que nasce, um primeiro passo, um longo caminho, um desafio, uma oportunidade e um pensamento: “Que nesse ano sejamos, Todos, Muito Felizes!”.


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

SESSÃO 15-12: PLANTA GENÉRICA DE VALORES É APROVADA COM EMENDAS



Na tarde desta terça-feira, dia 15 de dezembro, a Câmara Municipal de Castro realizou a última sessão ordinária do ano de 2015. 


As proposições apresentadas pela vereadora Aline Sleutjes pautavam-se em questões referentes a participação de feirantes e artesãos nos eventos e feiras castrenses. Uma das matérias indica a necessidade de revisar e consolidar leis municipais que regulamentam as feiras. Outra solicita estudos para diferenciação no valor da taxa de alvará para participação em eventos para aqueles que já possuem o alvará permanente.


Além disso, Aline aponta a necessidade de regulamentação dos espaços para food trucks, já que é uma tendência que vem se expandindo nas cidades brasileiras. O food truck, basicamente, é um veículo que pode ser um caminhão de pequeno porte, ou uma van, ou ainda uma kombi, equipado com uma cozinha, onde são preparadas e vendidas porções pequenas, comida rápida, para as pessoas que estão passando na rua.

Em Castro temos vários deles, mas não há regulamentação para que esses food trucks fiquem estacionados e estão estacionados em espaços particulares e pagam por isso.


Todos estes questionamentos visam beneficiar as pessoas que trabalham neste segmento, valorizando e priorizando os artesãos e feirantes castrenses, proporcionando maior participação nos eventos de nosso município.


Ainda nesta sessão, foram analisados e aprovados, durante discussão e votação única, um projeto de lei complementar, um decreto executivo, sete projetos de lei e 11 propostas de decreto legislativo.

O projeto de lei complementar trata da atualização da Planta Genérica de Valores, e dispões sobre alíquotas de IPTU. A proposta tramita na Câmara desde o ano de 2013, e durante este período recebeu vários pedidos de informações complementares e foi tema de audiência pública realizada em 06 de maio do corrente ano.


As Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento apresentaram emendas à matéria, visando garantir isonomia aos contribuintes proprietários de imóveis edificados e não murados devido à preferência estética, tornar obrigatória a revisão da Planta Genérica de Valores a cada cinco anos, e retira a possibilidade de reajuste residual do IPTU, cujo aumento será de 15% a cada ano, de 2017 a 2021.


A vereadora Aline Sleutjes manifestou-se durante discussão da proposta salientando que o documento está sendo avaliado há três anos, na busca de um consenso entre Executivo e Legislativo, para onerar o menos possível o munícipe. A Planta Genérica de Valores foi revisada pela última vez no ano de 2002, e caso não seja reajustada, o aumento pode ser determinado por ordem judicial. O projeto foi aprovado com as emendas.


O Decreto Executivo n° 1071/2015, que corrige o valor da Unidade de Valor de Custeio do serviço de iluminação pública referente ao ano fiscal de 2016, recebeu parecer contrário à aprovação, devido à correção dos valores estarem acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O parecer foi aprovado e, portanto, a Câmara não referenda a correção proposta.


Dos projetos de lei, todos de autoria do Executivo, quatro autorizam a abrir créditos adicionais suplementares e especial. A proposição n° 194/2015 é a que autoriza a abertura de maior valor, três milhões e quatrocentos e vinte e seis mil reais, para assegurar despesas com folha de pagamento, contra partida de obras federais, obras do Jardim Alvorada I e II, e material para o hospital. Com os demais créditos, a Prefeitura pretende pagar despesas de precatórios judiciais, aquisição de mobiliário para o departamento de cultura, e a contratação de empresas para manutenção da frota municipal, das estradas rurais e serviços médicos.

O projeto de Lei n° 190/2015 autoriza a abertura de crédito adicional no valor de R$1.085.000,00 para manutenção das estradas rurais e serviços médicos e aquisição de materiais hospitalares. Esse recurso é oriundo do Legislativo municipal.



As outras três matérias autorizam o Executivo a estabelecer com o Governo do Paraná a gestão associada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Município de Castro, a instituir o Programa de Piscicultura para a Agricultura Familiar e, a alterar disposições na lei que dispõe sobre a organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor- Procon no que tange a composição do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor.


Os projetos de decretos legislativos, por sua vez, levam a assinatura da Mesa Executiva da Casa de Leis e referendam convênio entre o Município e instituições que prestam serviços na cidade: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Castro –APAE, Unidade de Serviço de Acolhimento Institucional para Idosos- São Vicente de Paulo, Associação de Assistência Social de Castrolanda, Associação Presbiteriana Vale da Esperança, Casa da Criança e do Adolescente Padre Marcelo Quilici, Obras Sociais Espírita Mariliana Barbosa, Associação Irmãs Cavanis, e Associação Antonio e Marcos Cavanis.


Além das matérias acima citadas, oito requerimentos foram apreciados em turno único. Os 11 parlamentares assinam juntos proposição em que solicitam documentos sobre a utilização de prédios públicos por particulares, como os procedimentos administrativos e licitatórios das concessões, outorgas ou outro meio de permissão de uso, cópias dos contratos de utilização dos referidos imóveis e a relação de todos os imóveis públicos utilizados por particulares. O intuito é verificar a captação de recursos pela utilização desses bens, visto que os mesmos devem ser revertidos para incremento da arrecadação municipal.


A próxima sessão ordinária será realizada na Câmara Municipal de Castro no dia 17 de fevereiro de 2016, às 14 horas. Durante o período de recesso regular poderá haver a convocação de sessões extraordinárias, mediante solicitação do Prefeito ou requerimento da maioria dos vereadores a qualquer momento. A Câmara continua aberta com seus trabalhos normais durante este período, apenas as sessões ordinárias não serão realizadas.

"Este ano foi de muito trabalho, estudo e discussão. Matérias importantes como Plano Municipal da Educação, que norteará as ações da educação por dez anos; a PGV-Planta Genérica de Valores-, que dispõe sobre valores e alíquotas dos tributos; Convenio Sanepar, que estabelece com o Governo do Estado a gestão associada para a prestação, planejamento, regulação e fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Município; a revisão do Plano Diretor, dentre tantos projetos relevantes, foram apreciados por esta casa. A sobra de orçamento da câmara foi direcionada a obras importantes como: construção de meio fios, melhorias nas estradas rurais, saúde, reforma do Posto de Saúde Vila Rio Branco Caps entre outros. Foi um ano muito produtivo, participei de muitas reuniões, conselhos, audiências, conferências, dei muitas palestras em escolas,  fiz o meu melhor. Coloco-me à disposição de todos os Castrenses para quaisquer informações e estou aberta a todas reivindicações e sugestões. Um feliz Natal e um 2016 abençoado de muitas vitórias a todos nós!", declarou Aline.

   
  Fotos: Claudia Geisler




sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

SESSÃO 08-12- REQUER SOBRE PONTOS CRÍTICOS DE ALAGAMENTO

Sessão ordinária aconteceu, excepcionalmente, nesta terça-feira,08, no Plenário da Câmara. 
Requerimento de número 205, de autoria da vereadora Aline Sleutjes entrou em pauta. A proposição solicita ao Executivo levantamento dos pontos  de alagamento e a viabilização das melhorias necessárias para sanar este transtorno que a população vem enfrentado devido ao volume de chuvas que vêm ocorrendo.

A vereadora solicita que seja realizado levantamento dos pontos mais críticos e que sejam tomadas as providências como limpeza de bueiro, ampliação de manilhamento ou demais melhorias imprescindíveis.




ESTRADA PARA CAPÃO ALTO


Uma das indicações aponta a necessidade de recapeamento asfáltico na estrada para a Fazenda Capão Alto, que se encontra em péssimo estado, com o asfalto totalmente deteriorado. Operações tapa-buraco têm sido realizadas, muitas delas apenas com cascalho não solucionando o problema.  

A Capão Alto é um importante ponto turístico de Castro, recebe muitos visitando, por isso é importante a manutenção desta via de acesso. Esta estrada também serve de acesso a muitas moradias de produtores do município bem como de via de escoamento de safra, leite, suínos etc.

BOSQUE MUNICIPAL

Outra Indicação da vereadora prevê a solicitação de implantação de parquinho infantil e  academia ao ar livre. Recentemente o local recebeu nominação e por meio de ação voluntária, a limpeza e revitalização do bosque. Agora, a comunidade quer que seja implantado a academia e parquinho para que possam ter uma área de lazer. O Objetivo que com este investimento a comunidade passe a se envolver com a preservação do local.


ACESSIBILIDADE




Ainda nesta sessão, os parlamentares aprovaram, após discussão única, o requerimento n° 204/2015, de todos os vereadores. Neste documento os edis solicitam do Executivo informações relacionadas às medidas de adequação do Paço Municipal para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.  



Os vereadores ressaltam que é de conhecimento a existência de um funcionário, dentro do quadro de servidores do município, que utiliza cadeira de rodas para se locomover e encontra diversas irregularidades.



Visando ao atendimento e inclusão de toda a população e o cumprimento das normas de acessibilidade, os vereadores questionam se existem projetos de obras e serviços de adequação do prédio da Prefeitura e se o município está trabalhando pela implementação de medidas apropriadas para assegurar o acesso, em igualdade de oportunidades, a todos.

Após segunda análise foi aprovado o projeto de lei n° 186/2015, que amplia o número de vagas de Preparador de Alimentos, de 60 para 80, e de Auxiliar de Serviços, de 180 para 200, no quadro de provimento da Educação. Esta matéria segue para sanção do prefeito.

A próxima sessão ordinária e última do ano será realizada na próxima terça-feira, dia 15, às 14 horas, conforme determina o Art 79 do Regimento Interno da Casa.

    Fotos: Claudia Geisler




quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

AUDIÊNCIA- SANEPAR EXPLICA CONTRATO A SER FIRMADO COM O MUNICÍPIO

Antes da sessão ordinária, às 14 horas, da terça-feira, dia 08 de dezembro, a Câmara Municipal de Castro recebeu representantes da Sanepar para realização de Audiência Pública a respeito do contrato de programa a ser firmado entre o Município de Castro com a companhia de saneamento.

Silvia foi a primeira a usar a palavra e abordou sobre os investimentos recentemente executados ou em andamento, e os que estão planejados para o Município de Castro, tanto no que diz respeito a sistema de tratamento de água, quanto de esgotamento sanitário.

Paulo Battiston, por sua vez, falou especificamente sobre o contrato a ser assinado pelo Município de Castro e a Sanepar, após sanção da lei que autoriza a gestão associada dos serviços públicos de abastecimento de água e esgoto no território municipal.

Segundo Battiston, o Instituto das Águas do Paraná será a entidade reguladora e fiscalizadora do contrato, cuja vigência será de 30 anos. Conforme explicou o representante da Sanepar, hoje em dia, existe contrato de concessão vigente, que se estenderia até 2045, porém, existe a necessidade de adequá-lo a nova legislação, que exige a apresentação de cláusulas, metas e compromissos a serem cumpridos pelas empresas de saneamento.

Algumas cláusulas foram destacadas por Battiston, como a realização de estudo para verificar a viabilidade de implantação de sistemas de esgotamento sanitário nos Distritos de Socavão e Abapan, e a que determina o repasse de R$ 1.500.000,00, em 10 parcelas, para o Fundo Municipal de Meio Ambiente. Ainda conforme o técnico, desde a assunção do sistema em 1985, a Sanepar investiu R$34.443.105,89 em água e esgoto em Castro.

Ao final da explicação os vereadores Gerson Sutil, Maria de Fátima, Aline Sleutjes Roberto, Joel Elias Fadel e Luiz Cezar Canha Ferreira, apresentaram seus questionamentos e considerações, bem como dois munícipes presentes em plenário.

O projeto de lei n° 184/2015, que trata da autorização do convênio de cooperação, está em análise na Casa de Leis. A audiência foi acompanhada pelo Prefeito Municipal, a Diretora Municipal de Meio Ambiente, Maria Inês Pedrosa, funcionários da Sanepar e munícipes.

"Eu participei das reuniões anteriores à apresentação do Projeto, e agora precisamos discutir muito a matéria no Legislativo, pois se refere a um convênio longo e importante para nosso Município e que irá fazer parte da nossa vida e de nossos munícipes nos próximos 30 anos", destacou Aline


*Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro

            Fotos: Claudia Geisler



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

ORÇAMENTO 2016: SAÚDE É PRIORIZADA

Após sessão ordinária, às 16h30, desta quarta-feira, os vereadores reuniram-se em sessão extraordinária para segunda discussão e votação do projeto que trata sobre a Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2016.

Após análise da proposta de lei e, especificamente, do anexo 02, que dispõe sobre a natureza das despesas segundo as categorias econômicas, todos os parlamentares, assinaram emenda modificativa ao projeto original enviado pelo Executivo, visando o remanejamento de valores de algumas secretarias para a pasta de Saúde.

No total esta área receberá R$ 1.200.000,00 a mais do que estava previsto. Para tanto, foram retirados R$ 700.000,00 da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, R$ 200.000,00 da de Governo e, R$ 300.000,00 da de Administração. 

A justificativa prevê que este valor poderá custear a reforma de Unidades de Saúde, e a aquisição de móveis e equipamentos para postos que se encontram em precariedade. Além disso, proporcionará a melhoria da gestão do SUS, com a aquisição de sistema compatível com os sistemas oficiais do Estado e do Ministério da Saúde. 

Também foi apresentada uma emenda redacional, visando a correção de erros constantes no lançamento dos valores transcritos dos anexos para a redação do projeto, que estima a receita e fixa a despesa do próximo ano em R$ 171.177.415,00. As emendas foram aprovadas por unanimidade, e o projeto com as emendas aprovado por 8 votos a 2, sendo contrários os vereadores Joel Elias Fadel e Luiz Cesar Canha Ferreira.

*Com informações da Câmara Municipal de Castro
  

      Foto: Claudia Geisler

SESSÃO 02-12: LOTES NO BAILLY NÃO SERÃO VENDIDOS

Primeira sessão ordinária do mês de dezembro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 02, no Plenário da Câmara Municipal.

Duas proposições de autoria da vereadora Aline Sleutjes foram apresentadas. Uma delas indica ao Executivo a necessidade de demarcação de faixa amarelas nas esquinas,  e placa de "proibido estacionar, área de visibilidade".

A proposição visa à fluidez do tráfego e a segurança dos motoristas e pedestres, garantindo a visibilidade dos cruzamentos nas vias.

Outra Indicação é referente a melhorias na Rua Cassimiro, trecho que compreende a secretaria municipal de Educação e o Fórum eleitoral de Castro. A rua é de grande fluxo de veículos e pedestres,  e por ser uma via estreita e ter muitos veículos estacionados, sendo de extrema importância as melhorias como recapeamento asfáltico e demarcação de estacionamento.

O projeto n° 167/2015, que autoriza o Executivo Municipal a alienar lotes urbanos localizados no Jardim Bailly, Jardim Araucárias III e Morada do Sol IV, passou por segunda votação nesta reunião.

A proposição gerou bastante polêmica entre os legisladores, cuja preocupação concentrava-se na alienação de dez lotes, dispostos juntos, localizados no Jardim Bailly. Os vereadores questionavam o fato de ser uma área grande, que poderia ser utilizada no futuro para construção de um espaço público, como uma área de lazer, para usufruto da comunidade que ali reside.


O Projeto entrou em expediente no dia 21 de outubro e desde então teve cinco pedido de vistas, uma delas foi da vereadora Aline Sleutjes, logo após uma reunião no bairro com os moradores e com a presença do prefeito, dr. Reinaldo. 


Após se reunirem, os moradores do Jardim Bailly enviaram um abaixo assinado expressando não concordarem com a venda dos dez lotes acima citados. Mediante este documento os vereadores apresentaram emenda modificativa para retirada destes itens da proposta original. 

Além disto, as Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento, propuseram a inclusão de parágrafo para limitar a aquisição a um lote por pessoa interessada no respectivo processo licitatório.


Em turno único de votação, os vereadores analisaram três projetos de lei e cinco requerimentos. Das propostas de legislação, duas são de autoria de parlamentares nominando ruas localizadas no Jardim Mirante da Serra e Jardim das Nações, de Helcias Scheleski e Maria Clara Babi Dias. A terceira matéria foi enviada pelo Executivo e institui a Gratificação Especial de Atividade- GEA de 10% aos servidores públicos lotados na Casa Lar.


Para passar por primeira apreciação em plenário constavam na pauta quatro projetos. Três deles foram retirados da ordem do dia devido pedido de informações complementares, apresentado pelas Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento. 

A única proposição apreciada amplia o número de vagas de Preparador de Alimentos, de 60 para 80, e de Auxiliar de Serviços, de 180 para 200, no quadro de provimento da Educação. Esta matéria foi aprovada e volta a ser analisada na próxima sessão, quando passa por segunda discussão.

Devido participação de vários parlamentares no II Fórum Parlamento Forte e Desenvolvimento Municipal, que acontece em Curitiba nos dias 09,10 e 11 de dezembro, a próxima sessão ordinária será realizada na terça-feira, dia 08, às 16 horas. Também no dia 08, às 14 horas, acontece audiência pública sobre o Projeto de Lei n° 184/2015, que trata do Contrato de Programa a ser firmado com a Companhia de Saneamento do Paraná- Sanepar.

"Tenho feito o meu trabalho sempre baseado no que é justo, democrático e correto, as vezes é difícil, pois entra o peso político, a crítica dos que não acompanham o meu dia a dia, aqueles que só reclamam atrás dos computadores, mas que nunca fazem valer seus interesses nos debates, nas audiências, conferências. Tenho feito o meu melhor, me dedicado exclusivamente ao legislativo e espero estar representando o interesse das pessoas que depositaram em mim seus anseios e representatividade", declarou Aline.

       Fotos:Claudia Geisler