sexta-feira, 28 de junho de 2013

SESSÃO 26 DE JUNHO – VEREADORA PEDE REDUÇÃO DA GRATUIDADE DO TRANSPORTE COLETIVO PARA IDOSOS A PARTIR DE 60 ANOS.

Um dos requerimentos da vereadora Aline Sleutjes apresentado nesta quarta-feira, 26 de junho, solicitava informações da Empresa Viação Cidade de Castro, sobre horários, possibilidade de inclusão de mais linhas, e cópia do contrato, assinado com a Prefeitura de Castro no mês de maio, além da redução da gratuidade para os idosos a partir dos 60 anos. 

Usuários do transporte reivindicam novas linhas, para a ampliação do transporte, se adequando à nova realidade do Município. 

Algumas localidades, bairros e vilas não contam com o serviço, sendo necessário andar por longo trecho para chegar até as ruas por onde passam as linhas. É o caso dos moradores do Tronco, bairro um pouco mais distante do Centro da Cidade; do Prado Velho e da região do Senac, além de outros. 
Nos Bairros Moradas do Sol I,II,III, IV, usuários do transporte contam com apenas uma linha, com trajeto muito longo e não possuem outra opção, se optarem por outro trajeto têm de andar, em alguns casos, por mais de cinco quadras. 


INFORMAÇÕES SOBRE CONDIÇÕES DOS 

TRANSPORTES ESCOLARES

Em outro Requerimento, Aline solicitou informações sobre a fiscalização nos transportes escolares. O pedido partiu de algumas diretoras das escolas, pais e munícipes em geral. Visa garantir um serviço de qualidade que proporcione segurança às crianças e mais tranquilidade aos pais que optam por este tipo de transporte para levarem seus filhos à escola. 

Vale lembrar que existe uma lei municipal que determina itens de segurança, legalização, acompanhante para atender crianças abaixo de 10 anos, mais infelizmente muitos proprietários deste tipo de transporte não estão cumprindo com suas obrigações.


   

GRATUIDADE A PARTIR DOS 60 ANOS NO 

TRANSPORTE URBANO E SEMI-URBANO 

E Indicação da vereadora, acompanhada de sugestão de Projeto de Lei,  ao Executivo a necessidade de redução da gratuidade do transporte coletivo urbano e semi-urbano para idosos a partir de 60 anos de idade. 

Hoje, apenas idosos com 65 anos ou mais têm este benefício. Entidades, Conselhos e idosos em geral lutam a anos para conseguirem este benefício, a própria vereadora em seu primeiro mandato enviou inúmeras vezes esta reivindicação, mais nunca obteve retorno, esta regulamentação depende exclusivamente do Município.
  
Entraram em Pauta, ainda, três projetos de Lei do Executivo Municipal e um em segunda discussão e votação.
 
Ao final, a vereadora falou sobre a reprovação da Pec 37, do início da punição dos mensaleiros, dos gastos absurdos no orçamento da Copa. Disse que a mudança é fruto das manifestações dos brasileiros que saíram às ruas e que é uma vitória do povo. 

Relembrou fatos de aconteceram na cidade de Castro e que estão tramitando na justiça, lamentou por estes movimentos não terem levantado suas bandeiras e questionado antes fatos como possível recebimento de propina, superfaturamento de merenda escolar, licitações, devolução de recursos da Provopar, agressão a Sindicalista entre outras situações.




29 Junho - Dia da Telefonista

    Desde o ano de 1956, no dia 29 de junho comemora-se o Dia da Telefonista. O surgimento da profissão só foi possível a partir de 1876, ano em que Alexandre Graham Bell inventou o telefone, provocando uma revolução nos meios de comunicação. 
  
   Receber e transferir ligações, localizar pessoas, transmitir mensagens e registrar solicitações são algumas das funções desempenhadas por este profissional atualmente. O serviço, indispensável no atendimento ao público, funciona como um cartão de visitas da empresa, instituição ou organização. Por esses motivos, é preciso que o profissional esteja devidamente preparado para fornecer informações e responder às dúvidas de quem o procura.
   Assim como o telefone passou a ser instrumento indispensável para as empresas e para a população em geral, a telefonista também se tornou um importante agente inserido no processo econômico. O papel da telefonista vai mais longe, e não se restringe apenas a efetuar ou transferir ligações. Este profissional é a voz da empresa em que trabalha.

Parabéns a todas as telefonistas!
   Em especial, Parabéns à Bruna, recepcionista e telefonista da Câmara Municipal de Castro, sempre atenciosa e educada no trato com os colegas e às pessoas que atende.




quarta-feira, 26 de junho de 2013

REPRESENTANTES DOS MANIFESTANTES LEVAM REIVINDICAÇÕES A PREFEITO, SECRETÁRIOS E VEREADORES EM REUNIÃO



   Organizadores do protesto ‘Verás que um filho teu não foge à luta’, se reuniram com o prefeito Reinaldo Cardoso na segunda-feira, 24. Eles fizeram perguntas ao prefeito acerca do transporte público e saúde.
   Na manifestação do dia 20, o chefe do Executivo disse que trataria da inclusão de Castro no plano estadual - aprovado desde o mês de maio- de isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre o óleo diesel e falou da redução da passagem do transporte público na Cidade de Castro.


   Reinaldo reafirmou que conversou com a Viação Cidade de Castro e que a passagem poderá ser reduzida em até R$0,15. Falou sobre o contrato com a empresa e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que impede qualquer reajuste da tarifa sem planilha de custos pré-determinada. 

PASSAGEM PODE SER REDUZIDA EM ATÉ R$ 0,15, SEGUNDO PREFEITO

ABRIGOS EM PARADAS DE ÔNIBUS

   Outra questão cobrada pelos estudantes foi sobre os pontos de ônibus sem estrutura adequada para proporcionar abrigo e comodidade aos usuários do transporte público. Indicação de n° 169/2013 solicitando abrigos de qualidade nas paradas de ônibus, bem como sinalização, foi apresentada na sessão do dia 02 de maio pela vereadora Aline Sleutjes Roberto.
   O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Jaime Pusch, que também participou da reunião, complementou que já existem estudos para verificar a possibilidade de concessão dos abrigos, com modelo padrão para que além de útil, torne-se prático e embeleze nossa cidade.
  A vereadora Aline esteve presente na reunião desta terça-feira e também conversou com os estudantes, convidou para participem das sessões na Câmara, bem como dos conselhos, associações, conferências, discutindo e ajudando a encontrar soluções para os problemas do Município.
¨Praticamente todos estes pedidos, já foram apresentados em sessão e muitos deles já foram respondidos pelo executivo. Portanto torna-se indispensável a participação popular nas sessões para que a comunidade em geral saiba realmente o que apresentamos e questionamos na Câmara, pois infelizmente os meios de comunicação local não divulgam nosso trabalho." 


COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DO HOSPITAL ANNA FIORILLO MENARIM?


Está no fim a gestão da Beneficência Camiliana do Sul no Hospital Anna Fiorillo Menarim. No início do mês inicia o período de transição entre a Camiliana e a equipe do Hospital Evangélico, de Curitiba.

Plano de Gestão e questões sobre o novo contrato foi apresentado pelo Prefeito Reinaldo Cardoso ao Conselho Municipal de Saúde, na tarde desta terça-feira, 25.


O prefeito ressaltou a impossibilidade do Município em manter o hospital e acrescentou que pretende transformar o Anna Fiorillo em referência regional da Saúde, em média complexidade, a partir de parcerias com municípios da região e o Governo do Estado.  

EQUIPE DO EVANGÉLICO ESTÁ EM PERÍODO DE TRANSIÇÃO

Está mais do que na hora do castrense ter saúde de qualidade, ser bem assistido, e que os trágicos acontecimentos fiquem apenas no passado. Nosso povo merece o melhor!

DIA 27 DE JUNHO É O DIA INTERNACIONAL DO DIABÉTICO

    A comemoração nasceu com o objetivo de promover a conscientização da sociedade – desde médicos, ONGs e o governo até a população em geral – sobre a doença e as formas de tratamento. 
    A primeira celebração ocorreu em 14 de novembro de 1991. A nova data, proposta pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), é uma homenagem ao nascimento de Frederick Banting, que em parceria com Charles Best, descobriu a insulina em outubro de 1921.
   

O QUE É A DIABETES MELLITUS

   A Diabetes mellitus é uma doença metabólica, responsável pelo aumento anormal do açúcar no sangue.      
      Como sabemos, a glicose (açúcar) é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, causa doenças como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, entre outras complicações. 
     Segundo projeção internacional, a população de doentes diabéticos em nível mundial vai aumentar até 2025 em mais de 50%, para 380 milhões de pessoas a sofrerem desta doença crônica. 
    Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 240 milhões de pessoas sejam diabéticas em todo o mundo, o que significa que 6% da população tem diabetes.

26 DE JUNHO É DIA INTERNACIONA DA PESSOA SURDOCEGA

    Hoje, 26 de junho, comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional da Pessoa Surdocega, data comemorativa do nascimento da surdocega mais famosa, Helen Keller.


 Marco Branco


    Antes de mais, queria começar este pequeno texto com um pensamento muito profundo de um jovem surdocego que é presidente da Associação Gaúcha de Amigos de Pessoas Surdocegas e Múltiplas (AGAPASM):

“A Surdocegueira é a deficiência que mais "afeta" a essência da sociedade, porque leva a distância imposta pelas perdas visuais e auditivas, assim como a impaciência que se gera pelas dificuldades de comunicação. Desta maneira, remete as pessoas surdocegas a condição mais temida pelos seres humanos: o "estar sozinho" como sinônimo de abandono, distinto de "solidão" que se pode eleger e disfrutar quando não se tem medo de si mesmo. (Alex Garcia)

    Como surdocego e utilizador do Lerparaver há três anos e meio, quero partilhar convosco os meus pensamentos que muito contribuíram para o meu crescimento interior.
“A surdocegueira é apenas um detalhe quando a nossa vontade é mais forte do que ela.”
“A solidão é um mergulho profundo em nós mesmos.”

“O tato é o sentido que equilibra a ausência da visão e da audição e que nos permite descobrir as maravilhas que elas não captam.”

“Ajude a pessoa surdocega de forma espontânea e natural, porque um dia poderás também precisar que te ajudem.”
“Não há pior deficiência que não seja a falta de vontade e de humor de superar a adversidade.”

“A pessoa surdocega pode ter muitas mais dificuldades em aprender coisas simples, mas começa-se sempre do mais simples e nunca do mais complexo. É necessário sermos criativos e encontrarmos a aprendizagem mais adequada, porque cada pessoa tem uma forma distinta de aprender.”

“Surdocego é aquele que só tem olhos e ouvidos para o seu egoísmo.”

“Sem as tecnologias de apoio a pessoa surdocega, por muita vontade que tenha, não consegue minimizar o efeito das suas limitações físicas. Portanto, à semelhança do pão que alimenta o corpo, as ajudas técnicas são vitais para a sua sobrevivência num ambiente hostil.”

“Eu sinto cada pormenor e sou feliz com as maravilhas que para os outros, ouvintes e normovisuais, são insignificantes.”

“Na escuridão e no silêncio Deus criou a alma.”


    Espero que tenham gostado destas reflexões e que não tenham ficado indiferentes.

Todos temos alguma coisa a aprender com os outros e muito do que aprendemos é graças a eles.
     
Marco Branco, surdocego desde os 16 anos.
fonte: http://www.lerparaver.com/lpv/dia-internacional-pessoa-surdocega-vale-pena-ler

segunda-feira, 24 de junho de 2013

24 de Junho - Natividade de São João Batista

       A Bíblia nos diz que Isabel era prima e muito amiga de Maria, e elas tinham o costume de visitarem-se. Uma dessas ocasiões foi quando já estava grávida: "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo" (Lc 1,41). Ainda no ventre da mãe, João faz uma reverência e reconhece a presença do Cristo Jesus. Na despedida, as primas combinam que o nascimento de João seria sinalizado com uma fogueira, para que Maria pudesse ir ajudar a prima depois do parto. 

      Assim os evangelistas apresentam com todo rigor a figura de João como precursor do Messias, cujo dia do nascimento é também chamado de "Aurora da Salvação". É o único santo, além de Nossa Senhora, em que se festeja o nascimento, porque a Igreja vê nele a preanunciação do Natal de Cristo. 

      Ele era um filho muito desejado por seus pais, Isabel e Zacarias, ela estéril e ele mudo, ambos de estirpe sacerdotal e já com idade bem avançada. Isabel haveria de dar à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João, que significa "Deus é propício". Assim foi avisado Zacarias pelo anjo Gabriel.

     Conforme a indicação de Lucas, Isabel estava no sexto mês de gestação de João, que foi fixado pela Igreja três meses após a Anunciação de Maria e seis meses antes do Natal de Jesus. O sobrinho da Virgem Maria foi o último profeta e o primeiro apóstolo. "É mais que profeta, disse ainda Jesus. É dele que está escrito: eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti". Ou seja, o primo João inicia sua missão alguns anos antes de Jesus iniciar a sua própria missão terrestre.
      Lucas também fala a respeito da infância de João: o menino foi crescendo e fortificando-se em espírito e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.
    Com palavras firmes, pregava a conversão e a necessidade do batismo de penitência. Anunciava a vinda do messias prometido e esperado, enquanto de si mesmo deu este testemunho: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitarei o caminho do Senhor..." Aos que o confundiam com Jesus, afirmava com humildade: "Eu não sou o Cristo". e "Não sou digno de desatar a correia de sua sandália". Sua originalidade era o convite a receber a ablução com água no rio Jordão, prática chamada batismo. Por isso o seu apelido de Batista.
 
      João Batista teve a grande missão de batizar o próprio Cristo. Ele apresentou oficialmente Cristo ao povo como Messias com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo".
        Jesus, falando de João Batista, tece-lhe o maior elogio registrado na Bíblia: "Jamais surgiu entre os nascidos de mulher alguém maior do que João Batista. Contudo o menor no Reino de Deus é maior do que ele".
      Ele morreu degolado no governo do rei Herodes Antipas, por defender a moralidade e os bons costumes. O seu martírio é celebrado em 29 de agosto, com outra veneração litúrgica.
     São João Batista é um dos santos mais populares em todo o mundo cristão. A sua festa é muito alegre e até folclórica. Com muita música e danças, o ponto central é a fogueira, lembrando aquela primeira feita por seus pais para comunicar o seu nascimento: anel de ligação entre a antiga e a nova aliança.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

ELA FOI PRAS RUAS!

A vereadora Aline Sleutjes foi às ruas em manifestação que reuniu os castrenses que querem saúde e educação de qualidade e transporte público mais barato, além de outras tantas reivindicações.
   
Os manifestantes se concentraram em frente à Prefeitura por cerca de uma hora e conversaram com o Prefeito Reinaldo Cardoso, que atendeu aos chamados. 

Questionaram sobre a situação do Hospital Anna Fiorillo Menarim, o subsídio ao transporte universitário, o valor transporte público e o Plano de Demissão Voluntária (PDV).
    
Depois percorreram a Rua Dr. Jorge Xavier da Silva, até a Praça Teotonio Marcondes, debaixo de bastante chuva e frio.


A manifestação foi pacífica, com a participação de estudantes, professores e comunidade em geral.
Parabéns ao Prefeito que respondeu às perguntas e assumiu compromisso de melhorias para a cidade.

Parabéns aos organizadores que não foram coniventes com atos de vandalismo, reprimindo este tipo de atitude. Um rapaz foi preso por soltar bombas em meio à multidão.

Parabéns à vereadora Aline que apoiou o movimento, apoia e incentiva a participação do povo na política castrense.

Parabéns aos castrenses que marcaram presença na caminhada, levantaram e defenderam suas bandeiras e cumpriram seu papel. 


Vereadora Aline e seu esposo Luis Antonio

    
O que se viu nesta quinta-feira nas ruas da cidade foram pessoas praticando a cidadania, tomando atitude, buscando mudança, num País onde todos os cidadãos tem direitos e deveres iguais, onde todos podem fazer e ser a diferença.

Parabéns aos jovens e adolescentes que mostraram o seu valor.






























Nem a chuva nem o frio desanimaram centenas de Castrenses 
que sonham com um futuro ainda melhor!


  Vereadora Aline e uma das organizadoras da manifestação








CASTRO, CELEIRO DE TALENTOS

 Parabéns da vereadora Aline Sleutjes aos estudantes que se apresentaram na abertura da 5ª Conferência Municipal da Educação - Conae 2014, no Teatro Bento Mossurunga. 

São alunas da Escola Municipal Prof° Jose F. Telles, orientadas pela professora Joana Doin e alunos da Escola Estadual Jardim das Araucárias, que apresentaram a canção 'A Lua', acompanhada de violão e flauta. A composição é dos próprios alunos a partir do soneto de Vinicius de Moraes.

Luana Ap Dias dos Santos, 8° A; Suelen Rogenski de Almeira, 8°D, João Lucas de Oliveira 9°D têm a orientação do professor de Artes, Flavio Jaroz Knor e do professor de Educação Física, Élio Delgado.
    
O trio participou de competição e ficou entre os cinco finalistas de 430 apresentações que envolveram participantes de todo o Paraná. Na final que aconteceu no Colégio Militar do Paraná, em Curitiba, retornaram com a 3ª colocação. Eles vão participar também de outro Concurso: 100 anos de Vinícius, com a apresentação de um rap.

"A apresentação foi extremamente linda e emocionante. Estão de parabéns os alunos, a escola e os professores", declarou a vereadora.


LUANA, SUELEN E JOÃO LUCAS, ALUNOS DA ESCOLA 
ESTADUAL JARDIM DAS ARAUCARIAS





ALUNAS DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ANTONIO F.TELLES


DESABAFO NA TRIBUNA - ELEITOR TEM SUA RESPONSABILIDADE E PODE FAZER A DIFERENÇA NA POLÍTICA

A vereadora usou a tribuna na sessão desta quarta-feira, 19, para discorrer acerca de vários assuntos como as Propostas de Emendas Constitucionais, PEC's 33 e 37, sobre a situação da Saúde, os efeitos dos protestos que estão acontecendo em todo o Brasil e finalizou mostrando sua indignação e tristeza diante dos comentários a respeito do Legislativo Castrense.

 
 Aline emendou seu discurso relembrando e citando fatos importantes, como ela fez questão de frisar 'fatos maravilhosos' se referindo à reunião com centenas de pais na Escola Mariana Garcêz Duarte, na semana passada, para discutir sobre a distribuição de material escolar gratuitos. 

O lançamento do Programa do Executivo 'Ação nos Bairros', que ela classifica como "ação rápida e o início de mudança". 

A carreira de destaque mundial no cenário do boxe feminino da castrense, Rosilete dos Santos. 

O ótimo trabalho que vem desenvolvendo o secretário de Esportes, Antenor Telles. Projeto das mil casas para Castro. Instalação de empresas em Castro e a geração de renda e trabalho e a assinatura da segunda fase do convênio entre o Governo do Estado, Fundação ABC e Cooperativa Castrolanda, que contemplou R$ 204.000,00, quase R$500.000,00, somados aos R$ 284.000,00 na primeira fase, destinados ao Projeto do Ovinocultura.
    
 E seguiu falando sobre as Pec's, a 33 impõe limites ao poder do Supremo Tribunal Federal que deixaria de ter a última palavra sobre mudanças na Constituição Brasileira. A Pec 37 que, se aprovada, tira o poder de investigação criminal de alguns órgãos e, sobretudo, do Ministério Público. 

Devido a tramitação da Pec 37, na Câmara dos Deputados, organizações lançaram a campanha 'Brasil Contra a Impunidade', acusando a proposta de beneficiar criminosos. Alegam, baseados nos dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apenas 11% das ocorrências sobre crimes comuns são convertidos em investigações policiais e, no caso de homicídios, apenas 8%. 

E apontam que, graças ao trabalho do Ministério Público Federal, foram propostas 15 mil ações penais entre 2010 e 2013. Se estes crimes fossem repassados à Polícia Federal, poderiam não ser julgados, correndo riscos de prescrever, caso a investigação não fosse concluída a tempo. 

Em janeiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota oficial contra a Pec 37, dizendo que é danosa ao interesse do povo.

Não deixou de relembrar também a situação caótica da Saúde brasileira e sobre a Educação, falou do projeto de lei que valida o PNE 2011-2020 (Plano Nacional da Educação), que está há dois anos no Congresso e segue sem aprovação. 

Um dos entraves seria a Meta 20, Financiamento: que prevê a ampliação do investimento público em educação que atinja, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB (Produto Interno Bruto). 
    
A vereadora destacou os efeitos das manifestações que ocorrem em todo o País, das causas levantadas pela população como educação, saúde, e pelo fim da corrupção.    
    
O estopim foi o protesto pelo aumento das passagens do transporte público em várias capitais e ganhou repercussões gigantescas. Com os protestos, pelo menos 12 cidades reduziram ou irão reduzir, até o mês de julho, o preço das passagens, inclusive São Paulo, onde tudo começou.
    
Aline vê com bons olhos e apoia o ato da manifestação pacífica, na luta por direitos e pela busca de um Brasil justo e igualitário.
   
No final da sua fala, fez seu desabafo em relação às críticas ao Legislativo Castrense, segundo ela "a verdadeira incredibilidade da classe, face aos casos de corrupção em âmbito municipal, estadual e federal, propinas escandalosas, inclusive, registradas e divulgadas para quem queira ver em youtube, tv etc". 

"Precisamos transformar esta realidade, através de políticos e eleitores sérios, que tenham bom caráter, boa índole, desprendimento e vontade. Que após eleitos esqueçam siglas e bandeiras e pensem no povo. Eu quero fazer a diferença, quero escrever meu nome na história política de Castro, e tenho certeza de que muitos aqui também almejam isso, por isso temos que estudar, nos preparar dia a dia, para que possamos modificar o presente e transformar o futuro. Na semana passada, na Rádio Antena Sul, debatia-se sobre a Câmara. Sabe o que é mais frustrante?. Cidadãos questionarem a atuação da Câmara, sem nunca terem pisado neste plenário ou em qualquer outro, que trabalhamos uma vez por semana pra ganhar sete mil por mês, que não fazemos nada e só temos benefícios [....] Sabe o que falta para Castro melhorar? Falta participação, falta doação e comprometimento, não só dos políticos, mas também da população em participar das sessões, das Audiências, das Conferências, das Associações de Moradores, do Observatório Social, dos Conselhos Municipais. Precisamos que o povo arranque o rótulo de que todos os políticos não fazem nada, que não trabalhamos, que recebemos fortunas. Nos deem a chance de provar que queremos mudar, estamos mudando e vamos transformar a política local. Se cada Município fizer sua parte o Estado vai mudar e, por consequência, o Brasil irá mudar. E sabe onde inicia esta mudança? No voto consciente, porque quem elege os políticos são os eleitores, portanto, se votam em 'Tiriricas' da vida, 'Romários', e em políticos que comprovadamente já se beneficiaram do dinheiro público, por que os colocam de volta como representante?", que mudança é esta?, finalizou.