quinta-feira, 27 de março de 2014

SESSÃO 26 DE MARÇO - VEREADORA APRESENTA SUGESTÃO DE PROJETO CAMINHADA NA NATUREZA


A sessão ordinária desta quarta-feira, 26, teve em pauta quatro Indicações e um Requerimento. A solicitação era para desobstrução e limpeza de manilhas na esquina da Avenida José de Napoli com a Rua Rivadavia de Gracia Lara, pois segundo informações de moradores e pais de estudantes das instituições de ensino no entorno, em dias de chuva, mesmo sendo pouco volume, a rua fica alagada devido ao entupimento das manilhas. 

O Requerimento solicita informações sobre escola construída na Rua Heráclio Mendes de Camargo. A obra concluida em 2012 deveria abrigar a Escola Municipal de Vila do Rosário, no entanto, o prédio está sendo depredado.

Os questionamentos foram acerca de qual instituição deverá funcionar no novo prédio e quando isso deverá ocorrer, e também sobre a abertura de uma rua pertencente à entrada da escola, e que será construído um condomínio particular. A obra teve investimento de R$838.363,88 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.


Rua Genesio Araujo Barbosa

Outra reivindicação é para melhorias urgentes da Rua Genesio Araujo Barbosa, no Jardim Arapongas. A via está com a pavimentação deteriorada pela falta de manutenção, o que a deixou totalmente esburacada e o tráfego é intenso, já que na região é grande o número de pontos comerciais. O pedido é de membros da Igreja Assembleia de Deus, moradores e comerciantes.


Contratação de fiscais

Outras duas proposições tratam acerca da contratação de fiscais e sugestão para implantação  do Projeto Caminhada na Natureza. Sobre a melhoria no setor de fiscalização, a questão foi discutida e seria prioridade da Administração Pública, logo que fosse aprovado o Plano de Demissão Voluntária, PDV. 

Projeto Caminhada na Natureza

A sugestão do Projeto Caminhada na Natureza apresentado pela vereadora visa à promoção do turismo rural em nossa região. O projeto consiste em delimitar um trajeto de 10 a 12 quilômetros, por estrada de chão ou trilhas nas propriedades rurais, sendo necessária a parceria entre o Município, a Emater e as comunidades.

O produtor rural entraria com a exposição do produto para a venda, ou uma feira seria montada no final do percurso,para que os participantes pudessem adquiri-los.

A iniciativa fomentaria não só a produção rural,mas todo tipo de comércio na cidade, pois são  pessoas de fora conhecendo a história, divulgando e atraindo mais visitantes a Castro.

No mês de fevereiro, um grupo de 27 pessoas de Curitiba realizou a caminhada em nossa cidade, num trajeto do Tronco à Colônia Terra Nova, e para o mês de junho, virão para percorrer o mesmo trajeto cerca de 70 pessoas, também de Curitiba. 

Não há como negar que nosso Município tem muito a oferecer em iniciativas como esta, e os benefícios são inúmeros para fomentar o turismo local.


Ao final da sessão, a vereadora Aline fez a Saudação a Bandeira,que é realizada toda última sessão do mês. 
A poesia lida foi do aluno Jean Fittkau Sleutjes da Escola Municipal de Terra Nova, escrita e selecionada em 2011 no projeto da Câmara.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho