domingo, 30 de novembro de 2014

PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL É INAUGURADO

Breve solenidade marcou o descerramento de placa de inauguração do plenário da Câmara Municipal de Castro, na tarde desta sexta-feira, 28. Estiveram presentes vereadores, funcionários da Casa, engenheiros que participaram do projeto, além de autoridades do Executivo.

A convite da vereadora Aline Sleutjes o amigo e Padre, Gilmar Silva, e a pedido da Vereadora Regiane, o Pastor, Samir Oliveira, foram os religiosos que proclamaram  belas palavras e uma bênção ecumênica. Após a bênção, os presentes puderam adentrar conhecer as novas instalações do plenário.

A construção iniciou em 2012 e o espaço conta com 350 lugares. A população terá maior acomodação para poder participar das sessões ordinárias, audiências publicas e demais eventos.

"Tenho a honra e orgulho de meu nome estar nas duas placas de inauguração. Em 2008, quando foi inaugurada a primeira parte do projeto, eu também era vereadora, mas infelizmente não tive a oportunidade de trabalhar no prédio novo. Agora inauguro o plenário, local de grandes eventos, audiências, solenidades. Que este espaço seja de grande valia e participação popular", destacou Aline.
















sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SESSÃO 26-11- ALINE REQUER SOBRE TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL

Seis requerimentos da vereadora Aline Sleutjes entraram em pauta na sessão desta quarta-feira, 26. Quatro deles requerem informações quanto ao transporte escolar público, reformas no Hospital Anna Fiorillo Menarim, sobre o cargo de guardião e locação de veículos pela administração Municipal. Dois requerimentos solicitavam votos de Congratulações ao Colégio Maria Aparecida Nisgoski pela 9ª Semana de Administração e ao Colégio Instituto Cristão pelos seus 99 anos.

TRANSPORTE ESCOLAR PÚBLICO

Aline questiona sobre licitação, mudança de itinerários, exigências quanto à fiscalização dos veículos e a qualidade na prestação do serviço; suposto atraso no pagamento aos prestadores de serviço, e previsão de novas linhas, como no caso do Bairro Jardim Alvorada, onde, em 2015, cerca de 2.800 passarão a residir. Este requerimento foi de autoria da vereadora mais apoiado e assinado por todos os vereadores.



HOSPITAL

Face às dificuldades na área da saúde que o Município vem enfrentando, o Requerimento visa saber do Executivo qual a previsão para o término das obras no prédio do hospital; perspectivas quanto ao funcionamento e atendimento, se haverá nova licitação, se a administração se dará pelo próprio Município ou se haverá a implantação de uma fundação específica. Outra preocupação é quanto ao serviço de Hemodiálise, serviço este de grande qualidade e que garante as melhores condições aos mais de 50 munícipes que dependem deste atendimento na clínica ou domiciliar.

fotos: 
Daniel Calvo



GUARDIÃO

Na atual gestão, os guardiões compõe o quadro de funcionários da Secretaria de Gestão Pública, entretanto conforme as competências da Secretaria Municipal de Segurança Pública, uma das incumbências é ‘Promover a vigilância de prédios da Administração Pública’. O objetivo é saber o porquê destes profissionais não fazerem parte da Secretaria de Segurança Pública.

Este Requerimento deve-se pelo fato de que laudo assinado por engenheira do trabalho da Secretaria de Gestão Pública negava o adicional de periculosidade a um guardião, alegando que por ser um servidor que ocupava o cargo de guardião lotado na Secretaria de Gestão Pública não fazia jus ao adicional por não integrar o serviço de segurança pública regulamentado. 

Cópia do laudo foi anexada em emenda proposta pela vereadora ao projeto de Lei Complementar do Executivo votado e aprovado na sessão do dia 12 de novembro, que dizia respeito à gratificação de periculosidade a servidores.
Com essa emenda, a gratificação deverá ser estendida também aos guardiões.

LOCAÇÃO DE VEÍCULOS

A vereadora requereu sobre quantos veículos são locados hoje pela Administração; quais secretarias utilizam os veículos locados; qual o custo por veículo, e o valor total dos contratos de locação; quais são as vantagens da locação ao invés da aquisição, se existe economicidade aos cofres públicos ao adotar essa medida; quanto à manutenção e reparos em caso de danos, seguro, além da solicitação da cópia de todos os contratos de locação.

 99 ANOS DO INSTITUTO CRISTÃO

O Colégio Instituto Cristão comemorou 99 anos e a comemoração foi marcada por diversas ações, desenvolvidas através do Mackenzie Voluntário.

As atividades aconteceram durante todo o mês de outubro e envolveu 260 voluntários, 4 parceiros públicos, 12 parceiros privados, 4 igrejas, associações e ongs, que beneficiaram 350 crianças com brinquedos, confecção de horta educativa, jantar beneficente com arrecadação de recursos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, distribuição de leites e cestas básicas a famílias carentes, além de recreação pelo Dia das Crianças e Caminhada Ecológica.




9ª SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO

O Curso Técnico de Administração, do Colégio Nisgoski, promoveu durante o mês de novembro a 9ª Semana de Administração. O objetivo é a integração dos alunos com as empresas. 

A cada ano, a Semana trabalha um tema diferente ligado a área. Neste ano, o tema escolhido foi o Profissional.O dinamismo fica por conta dos estudantes que desenvolvem suas pesquisas e apresentam seus resultados, fomentando a criatividade e o aperfeiçoamento de cada participante e ouvinte.

A iniciativa contribui para a construção do conhecimento, além da formação de uma sociedade mais preparada e qualificada para o mercado de trabalho e cidadãos conscientes da sua responsabilidade profissional e social.




"Esta sessão foi bem longa, além de todos os meus requerimentos, haviam dezenas de projetos do Executivo, algumas matérias também de outros vereadores. Uma sessão bem discutida, fazendo jus a nossa função e responsabilidade. Nesta sexta-feira, 28, teremos a inauguração do novo plenário às 17 horas, e até o dia 15 votaremos a nova mesa executiva que trabalhará nos próximos 2 anos", declarou Aline.

foto:
Claudia Geisler





                                                                                                          

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ALINE PARTICIPA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTE PLANO DE OCUPAÇÃO TERRITORIAL

A audiência pública realizada na noite de terça-feira (18), para discutir o Plano Estratégico de Ocupação Territorial de Castro (PEOT), 'Tendências para o desenvolvimento de Castro - Uma proposta para ocupação territorial do polígono de desenvolvimento', lotou o Centro da Juventude. 

O PEOT é desenvolvido pela Prefeitura de Castro e Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e envolve o trabalho das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano; Indústria, Comércio e Turismo; Planejamento; Obras e Serviços Públicos; Infraestrutura e Logística e Diretoria Municipal de Meio Ambiente. 

Com a elaboração do PEOT, o objetivo é criar diretrizes para a estruturação de um modelo de ocupação do solo em médio e longo prazos, e que será fundamental para o funcionamento eficaz e eficiente dos serviços e da infraestrutura urbana, como também, para preservação da integridade do tecido urbano, do ambiente e da paisagem. 

Na audiência, Luiz Henrique Fragomeni, coordenador da equipe de trabalho, e o consultor, Maurício Mass, apresentaram o diagnóstico, com avaliação do cenário atual; dados referentes à frota, investimentos industriais, crescimento do PIB, bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental, entre outros dados, assim como apresentação de espaços que estariam mais adequados para a expansão industrial e a redistribuição do tráfego com construção de novas vias, como o Contorno Norte. 

Os participantes puderam esclarecer dúvidas e apresentar sugestões para o Plano. Os apontamentos, segundo o secretário de Gestão Pública, serão levados em conta no desenvolvimento do PEOT.

Com a aprovação da proposta do Plano pela maioria das pessoas que participaram do encontro, a próxima etapa agora é o fechamento dos trabalhos, com elaboração do Plano, que vai subsidiar o Plano Diretor e o Plano de Desenvolvimento Municipal. 
Outro plano em desenvolvimento é o de mobilidade urbana.


"Este planejamento se faz necessário para a adequação do Plano Diretor que será revisado no ano que vem. Faço questão de sempre estar presente nas audiências, pois é nelas que surgem as ideias, sugestões e discussões que irão se transformar em projetos de lei e, posteriormente, debatidos e votados na Câmara. Desta forma consigo votar com mais clareza e conhecimento dos assuntos por já ter discutido a matéria anteriormente", comenta a vereadora Aline.

*Com assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Castro.











SESSÃO 19/11- ALINE REQUER INFORMAÇÕES SOBRE ACS E ACE

Requerimento sobre as Agentes Comunitárias de Saúde e de Endemias (ACS e ACE) da vereadora Aline Sleutjes foi discutido e aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira, 19.

O Requerimento solicita informações sobre o salário das Agentes, segundo a Lei federal nº 12.994, de 17 de junho de 2014, e também em relação ao Projeto de Lei 85/2014, do Executivo Municipal, que cria 170 vagas para ACS e 19 para ACE, após a aprovação da lei federal  o salário das agentes passa a ser de R$ 1.014,00 e o questionamento é se este novo valor vem sendo pago desde a sua aprovação.

"Tive acesso a vários holerites de agentes e verifiquei que o valor recebido não passa de R$ 800,00 líquido, desta forma acho de extrema importância saber se o Governo Federal tem enviado desde julho o novo salário ou não", esclarece Aline.

Em relação ao projeto 85/2014, as questões levantadas são quanto as agentes contratadas anteriormente, se elas permanecerão em suas funções ou terão seus contratos rescindidos e quais medidas estão sendo tomadas para a diminuição do percentual de impacto na folha de pessoal, com a contratação destes 189 cargos, levando em conta que o gasto com folha de pessoal está acima do limite prudencial.


Rua João Batista Mascarenhas

Proposição da vereadora indica a necessidade de desobstrução, limpeza e ampliação de manilhamento na Rua João Batista Mascarenhas, no Jardim Arapongas.
A solicitação por melhorias nesta rua são de moradores que pedem soluções ao problema de alagamento que têm de enfrentar quando chove. 
As manilhas existentes não são suficientes para a captação da água, além de ser necessária a ampliação de manilhas nesta Rua João Batista e demais ruas no entorno. Moradores aguardam providências do Executivo.




"A cada sessão apresento os pedidos de cidadãos que me procuram, bem como questionamentos e necessidades verificadas nas visitas em que realizo. Também tenho feito dezenas de requerimentos questionando e fiscalizando diversas ações do Executivo em diversas áreas. 
Moralizando a política e atuando com independência e honestidade, acredito estar honrando meus eleitores.Ser vereadora pra mim é mais que uma função, é minha vocação", finalizou.








sábado, 15 de novembro de 2014

FEIRA DE CIÊNCIA DA ESCOLA NOVA GERAÇÃO

Surpresas e curiosidade não faltaram na feira de Ciências da Escola Nova Geração, que esteve em exposição nesta quinta-feira, 13. Tudo muito bem organizado para receber pais e visitantes que estiveram prestigiando a inciativa.

Os temas trabalhados nos projetos durante o ano foram vários: Cores e Figuras Geométricas, Meios de Transporte, Primavera, Estimulação Através de Músicas e Histórias Infantis, Meio Ambiente e Efeito Estufa, Etnias : Holanda, Alemanha, Grécia, Japão e Itália, Solidariedade entre outros. 

"A Escola Nova Geração, Professoras e alunos estão de parabéns pela dedicação, qualidade das informações prestadas nos mais variados temas dos projetos desenvolvidos durante o ano", destacou Aline.