A audiência pública realizada na noite de terça-feira (18), para discutir o Plano Estratégico de Ocupação Territorial de Castro (PEOT), 'Tendências para o desenvolvimento de Castro - Uma proposta para ocupação territorial do polígono de desenvolvimento', lotou o Centro da Juventude.
O PEOT é desenvolvido pela Prefeitura de Castro e Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e envolve o trabalho das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano; Indústria, Comércio e Turismo; Planejamento; Obras e Serviços Públicos; Infraestrutura e Logística e Diretoria Municipal de Meio Ambiente.
Com a elaboração do PEOT, o objetivo é criar diretrizes para a estruturação de um modelo de ocupação do solo em médio e longo prazos, e que será fundamental para o funcionamento eficaz e eficiente dos serviços e da infraestrutura urbana, como também, para preservação da integridade do tecido urbano, do ambiente e da paisagem.
Na audiência, Luiz Henrique Fragomeni, coordenador da equipe de trabalho, e o consultor, Maurício Mass, apresentaram o diagnóstico, com avaliação do cenário atual; dados referentes à frota, investimentos industriais, crescimento do PIB, bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental, entre outros dados, assim como apresentação de espaços que estariam mais adequados para a expansão industrial e a redistribuição do tráfego com construção de novas vias, como o Contorno Norte.
Os participantes puderam esclarecer dúvidas e apresentar sugestões para o Plano. Os apontamentos, segundo o secretário de Gestão Pública, serão levados em conta no desenvolvimento do PEOT.
Com a aprovação da proposta do Plano pela maioria das pessoas que participaram do encontro, a próxima etapa agora é o fechamento dos trabalhos, com elaboração do Plano, que vai subsidiar o Plano Diretor e o Plano de Desenvolvimento Municipal.
Outro plano em desenvolvimento é o de mobilidade urbana.
Outro plano em desenvolvimento é o de mobilidade urbana.
"Este planejamento se faz necessário para a adequação do Plano Diretor que será revisado no ano que vem. Faço questão de sempre estar presente nas audiências, pois é nelas que surgem as ideias, sugestões e discussões que irão se transformar em projetos de lei e, posteriormente, debatidos e votados na Câmara. Desta forma consigo votar com mais clareza e conhecimento dos assuntos por já ter discutido a matéria anteriormente", comenta a vereadora Aline.
*Com assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Castro.
*Com assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho