sábado, 30 de março de 2013

Centro da Juventude Jardim das Araucárias

      Na terça-feira, 26, a vereadora Aline Sleutjes esteve no Centro da Juventude Wallace Tadeu de Mello e Silva, visitando a Instituição, inaugurada em 23 de novembro de 2012.
     Construído pelo Governo Federal e entregue ao Município de Castro, o projeto visa atender adolescentes, de 12 a 18 anos, tem capacidade para 500 alunos, mas 360 estão matriculados. Esses adolescentes podem participar de oficinas de danças, como hip-hop, capoeira, aulas de violão, natação, pista de skate, escolinha de futsal, além de oficinas de Técnico em Rádio e Audio Visual, e de convivências: Cidadania e Qualidade de Vida.

AULA DE DANÇA É UMA DAS OFICINAS OFERECIDAS
ESCOLINHA DE FUTSAL
     Há ainda espaço para atividades livres, com mesa de pingue-pongue, jogos de xadrez e uma biblioteca, além de uma sala equipada com computadores.
   Atualmente, algumas atividades não estão sendo realizadas por falta de professores, como é o caso das oficinas de Técnico em Rádio, Audio-Visual e natação. A sala com os computadores, que seria usada tanto para oficinas, quanto para lan-house em horas livres também não está disponível por estar sem acesso à internet.
       A pista de skate  está fora de padrão, impossibilitando a prática do esporte e necessita de conserto.
      Na visita, Aline constatou que o Centro da Juventude precisa de pequenas benfeitorias e investimentos, mas que são essenciais para bem assistir à comunidade. 
As melhorias serão requeridas pela vereadora em proposição que entrará em pauta da próxima sessão.

ALINE CONVERSA COM COORDENADORA, ERICA KAKIMOTO
 E  PROFESSORA DE CONVIVÊNCIA, ADRIANA MORAES

 
PINGUE-PONGUE  É ATIVIDADE LIVRE

PISCINA ESTÁ SEM USO, FALTA PROFESSOR DE NATAÇÃO
PISTA DE SKATE PRECISA SER REPARADA
ESPAÇO PARA LEITURA
COMPUTADORES ESTÃO SEM INTERNET

UMA MARAVILHOSA PÁSCOA PARA TODA FAMÍLIA!


QUERIDOS AMIGOS DO MEU BLOG
"Faça desta páscoa, a tua páscoa. Faça desta ressurreição, tua ressurreição. Nunca se entregue, pois é somente a cada adversidade que poderemos vislumbrar uma nova oportunidade.

    Algumas coisas são explicadas pela ciência, outras pela fé. A páscoa é mais do que uma data, é mais do que ciência, é mais do que fé, páscoa é amor."

UM GRANDE ABRAÇO! ALINE, LUIS ANTONIO E FAMÍLIA.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Assembleia Legislativa

   A vereadora Aline Sleutjes estará na Assembleia Legislativa, representando o presidente do Legislativo Castrense, para participar de Audiência Pública sobre 'a qualidade dos serviços de internet prestados pelas operadoras que atuam no Estado do Paraná',  por proposição do deputado Paranhos, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor. 
     A audiência acontecerá no dia 03 de abril, às 10 horas da manhã, no Plenarinho daquela Casa de Leis.


ALINE REPRESENTARÁ LEGISLATIVO CASTRENSE EM CURITIBA

Visita ao TC e curso de qualificação em Curitiba

     No dia 12 de março a vereadora esteve no Tribunal de Contas do Paraná, na cidade de Curitiba. 
O objetivo foi obter informações acerca de assuntos que permeiam ações de fiscalização e estar a par de questões ligadas a Castro.

     E dia 19, Aline retornou à capital para participar do curso PARÂMETROS PARA UMA BOA GESTÃO PÚBLICA, do Tribunal de Contas. O curso teve duração de 8 horas, com início às 8 horas e término às 18 horas, no Museu Oscar Niemayer.
A vereadora considera de extrema importância estar se qualificando para poder desempenhar com eficácia e êxito seu papel frente ao Legislativo castrense e trabalhar com responsabilidade. 


Imposto em solidariedade

      Ainda na sessão desta quarta, 27, a vereadora falou em tribuna sobre o FMDCA, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Castro, para onde se destina parte do Imposto de Renda, que iria para os cofres da União.

     Esse benefício fiscal, é previsto e amparado por lei para apoiar projetos direcionados à criança e ao adolescente.
      Aline enfatizou a importância de se investir parte desse imposto para projetos já existentes na cidade de Castro e na contribuição para com às crianças e adolescentes do Município, envolvidas nos projetos.

Conheça alguns dos projetos:

  • Casa da Criança Pe. Marcelo Quilici - projeto: 'Inclusão e Formação Digital Promovendo a Qualificação Profissional Educando para Vida' - Contato: 3232-5060.

  • Centro de Atendimento à Criança Jardim Colonial CAC - projeto 'Adequando para Transformar' - Contato: 3233-1272 ou 3234-1508.

  • Pelotão do Futuro - projeto: 'Brincando Conhecemos o Mundo' - 3906-2108.








quarta-feira, 27 de março de 2013

Móveis artesanais

      Alex, Sonia e Anderson fabricam móveis a partir de fibra sintética.
Castrenses, do Abapan, interior do Município, além de produzirem peças de alta qualidade, que é resultado de um trabalho muito bem feito, contribuem para geração empregos. 
      A vereadora pôde contemplar este trabalho de perto, e não voltou pra casa sem algumas peças.
Confira algumas fotos dos móveis.
Telefone para contato e encomendas: (41) 9907-9803.  











Sessão 27 de março

      

Comunidades quilombolas

     
     Na sessão dessa quarta-feira, 27, a vereadora Aline apresentou requerimento solicitando informações referentes à Associação das Comunidades Negras Rurais de Castro, como não funcionamento do Telecentro, a não contratação de monitores, uma vez que já foi realizado o teste seletivo, término de construção de poço artesiano, paralisada desde 2006 e, ainda, o motivo pelo qual não concretizou-se a construção de casas para as comunidades, conforme constava em plano de ação, e também acerca dos recursos destinados à Associação para desenvolvimento de projeto e ações nas quilombolas.
    A vereadora cobra ações do Executivo junto às comunidades quilombolas, que são certificadas, e recebem benefícios do Governo Federal. Em Castro são quatro as comunidades que precisam de atenção.


Lei Complementar 36/2011

        
        E atendendo a inúmeros pedidos apresentou indicação solicitando cumprimento da Lei Complementar 36/2011, que prevê horário de fechamento de bares e estabelecimentos similares à meia-noite, e pedindo a autoridades competentes, como Polícia Militar e Conselho Tutelar, fiscalização rígida e firme, com o intuito de coibir crimes como o de prostituição, inclusive de menores, e venda de drogas. 
Aline se preocupa com a criminalidade envolvendo jovens e espera que essas medidas contribuam para a tranquilidade dos cidadãos de Castro.
       Outra indicação solicita a contratação de empresa específica para estudar a malha-viária do Município. A vereadora alerta que a cidade está recebendo indústrias e que se faz necessário tais medidas para melhorar a vida da população no trânsito. 
      A indicação trata da importância de mudança em sentido de ruas, fiscalizar estacionamentos irregulares e proibir a circulação de caminhões pesados pelo centro da cidade, fato que acontece regularmente, e pede a revisão do tempo de espera dos semáforos, bem como a implantação desses equipamentos em alguns cruzamentos, entre outros itens.

créditos: Nelci Ribeiro

VEREADORA USOU A TRIBUNA PARA REFORÇAR
 INDICAÇÕES APRESENTADAS

    

 Projeto de Lei (PDV)

      
      Também na sessão foi discutido e aprovado projeto de lei que autoriza o Executivo a implantar o Programa de Demissão Voluntária, o PDV.
      A vereadora fez questão de ressaltar que esta deveria ser a última medida adotada para diminuir os gastos com pessoal, que o Executivo demonstrou através de documentos que outras medidas já tinham sido tomadas. Destacou ainda que cargos de comissão foram cortados, mas não diminuiu-se gastos efetivamente. 
      O gasto com pessoal ultrapassou, na gestão anterior, quase UM MILHÃO DE REAIS do permitido pelo Tribunal de Contas. Aline citou que o Executivo apresentou a documentação necessária e que as comissões deram parecer favorável, e que isso apenas disponibiliza mas não incentiva a demissão voluntária. 
      Ela ainda fez um apelo para que os funcionários, pais e mães de famílias pensem e reflitam bem antes de tomar a atitude de aderir à demissão, levando em conta a realidade de todo o país, do quão difícil é ter um emprego que proporcione segurança e garanta benefícios


Jovens cidadãos na Casa de Leis

      
      Destaque para os alunos do CAC - Centro de Atendimento à Criança do Jardim Colonial, que estiveram presentes à sessão de hoje, acompanhados pela Pedagoga e Assistente Social da instituição, Dioneia Pedroso. 
A vereadora incentiva a presença do público escolar, para que venham a ser eleitores e cidadãos conscientes de seu papel, na administração e fiscalização da cidade em que vivem.
Parabéns!
       Aline estende o convite a todas as escolas e colégios de Castro e a toda população para que acompanhem e participem das sessões, todas as quartas-feiras.

ALUNOS ACOMPANHARAM SESSÃO 



Sessão 20 de março

      Na sessão de quarta-feira, 20, terceira sessão ordinária do mês de março, foram discutidos e votados três requerimentos. Três projetos de lei também estavam em pauta, mas um deles, o que tratava de autorizar o Executivo a implantar o  PDV, Projeto de Demissão Voluntária, teve pedido de dilação de prazo pela Comissão de Constituição e Justiça.  O prazo foi pedido devido à falta de informações por parte do Executivo para análise da comissão.


Hospital Anna Fiorillo

     
    Um dos requerimentos votados pedia informações sobre as reformas feitas pela Beneficência Camiliana na estrutura física do Hospital Anna Fiorillo Menarim. No momento que pediu a palavra, a vereadora se dirigiu ao público presente e à população castrense para esclarecer que o Legislativo não está de 'olhos fechados' frente às questões envolvendo o hospital e que se está trabalhando sempre em busca do bem e dos interesses do povo. 
      Após a sessão, o prefeito Reinaldo Cardoso esteve na Casa de Leis para responder a questionamentos dos legisladores, discutiu-se acerca da contratação de mais médicos e medidas para melhorias na área da saúde.
    


Conquista de recursos para o Museu do Tropeiro

      
    Outra conquista importante foi a votação e aprovação de projeto de lei pedindo autorização para contratar crédito de R$353.000,00 para a restauração do Museu do Tropeiro. 
      A vereadora Aline foi autora do requerimento que solicitava medidas urgentes para obras no museu, depois de constatar, pessoalmente, a situação precária do prédio. Amélia Podolan Flugel, da Associação Amigos do Tropeiro, e o veterinário e professor, João Maria Diniz, estiveram presentes para acompanhar a votação. João Maria é um grande sabedor da história de Castro e trabalha como voluntário no museu e é autor de vários livros, ilustrados por ele mesmo, sobre o tropeirismo.   

Créditos: Claudia Sleutjes Geisler
VEREADORA COMEMOROU APROVAÇÃO DE PROJETO DE LEI
QUE PREVÊ RECURSOS PARA RESTAURAÇÃO DO MUSEU
   


'Funçao Social do Vereador' foi tema de palestra com antropóloga

       
       A Casa de Leis recebeu ainda neste dia, para uma palestra, a antropóloga, Léa Maria Tomas, com o tema 'Função Social do Vereador' .
      Um ponto relevante da fala da antropóloga foi o de que é de responsabilidade do vereador e funcionários da Casa trabalharem a conscientização sobre a função do vereador e da Casa de Leis junto à comunidade, "afinal a Câmara é a casa do povo, e o povo pode entrar e sair a hora que quiser". Segundo ela, o vereador tem o dever de convidar a comunidade a participar da fiscalização.
      Outro fator levantado pela antropóloga foi quanto ao nepotismo e as práticas patrimonialistas, que conforme ela, tais práticas existem e devem ser extirpadas. 
      A palestra durou cerca de cinquenta minutos, que foram poucos para um tema tão interessante e abrangente. 
Aline elogiou o tema e as questões levantadas por Léa.

ANTROPÓLOGA LÉA MARIA TOMAS


segunda-feira, 18 de março de 2013

Sessão 13 de março

      Mais um dia de sessão que entrou em pauta dois requerimentos de autoria da vereadora Aline e dois projetos de lei, um deles autorizando contrato de crédito para obras de restauração no Museu do Tropeiro. 
      A preocupação da vereadora em relação ao estado precário do prédio do museu foi colocado em requerimento que entrou em pauta e foi votado na sessão do dia 27 de fevereiro.
      Outra discussão relevante foi quanto aos casos e descasos envolvendo o hospital Anna Fiorillo, hoje administrado pela Beneficência São Camilo, e que vem, constantemente, sendo notícias na mídia, deixando descontentes os castrenses que dependem do serviço de Saúde.
      Os responsáveis pela administração do hospital, pelo Conselho de Saúde, e secretária de Saúde foram convocados a comparecer no próximo dia 20 de março, às 14 horas, horário da sessão, para prestarem esclarecimentos sobre tais casos aos representantes do povo, os vereadores.
     Esta área é grande preocupação da vereadora Aline, como ela faz questão de frisar: "Saúde não espera, nossa população precisa e merece ser atendida com respeito, precisa de um atendimento de qualidade".
A população está convidada a participar nesta quarta-feira, 20, da sessão na Câmara Municipal. Saúde deve ser levada a sério no Município de Castro.



ALINE QUER SAÚDE DE QUALIDADE PARA O CASTRENSE

     A vereadora ao final da sessão parabenizou as colegas vereadoras, funcionárias da Casa, assessoras e as mulheres do público presente, pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER, no dia 8 de Março.
     Ela fez questão de destacar o papel da mulher na história da política brasileira, onde as mulheres vão aos poucos conquistando seu espaço, mostrando suas qualidades e desenvolvendo o trabalho sério e relevante dentro do cenário político.
Citou o fato de termos uma chefe de nação, a presidente Dilma, e acrescentou que em 2012 foram eleitas 672 prefeitas, 11 senadoras, 47 deputadas federais e 2 governadoras no Brasil. Já no estado Paraná são 39 prefeitas, 440 vereadoras, 4 deputadas estaduais e 2 deputadas federais.

Obras para o Museu do Tropeiro

      O Museu do Tropeiro, que apresenta sérios problemas na sua estrutura, foi a preocupação da vereadora desde o início dos seus trabalhos na Câmara. 
      No dia 8 de fevereiro Aline esteve reunida com a diretora do Museu, Lea Cardoso Vilella e a presidente da Associação Amigos do Museu do Tropeiro, Amélia Podolan, e pôde conferir e anotar a urgência por obras no prédio. Tão logo, no dia 27 de fevereiro, requerimento, de autoria da vereadora, solicitando obras em caráter de urgência para o Museu do Tropeiro entrou em pauta e foi votado. 
      E na sessão do dia 13 de março entrou projeto de lei  do Executivo pedindo autorização para contratar crédito no valor de R$ 353.000,00 a serem aplicados no projeto arquitetônico de restauro do museu.
Após alguns anos reivindicando e não obtendo nenhuma resposta, finalmente, o acervo com mais de mil peças que revelam a nossa rica história receberá socorro. Afinal, neste 19 de março, Castro estará completando 309 anos e não podíamos permitir que se perdesse tantos anos de história zelados.
Parabéns Castro! 


PRÉDIO ABRIGA A RICA HISTÓRIA DO TROPEIRISMO 


ACERVO CONTA COM MAIS DE 1.000 PEÇAS

sexta-feira, 15 de março de 2013

Dança no Cmei João Paulo II

      Aline prestigiou na tarde de ontem, 14 de março, aula inaugural de projeto de dança no Centro de Educação Infantil João Paulo II. 
A professora responsável será Alexandra Machado Ribeiro e este projeto tem como público alvo os alunos do Cmei, os pais e a comunidade em geral. 
    Apesar da chuva, muitos compareceram e foi um sucesso, além de divertido. Quem participou, gostou, e teve a oportunidade de assistir à apresentação de dança dos professores Kleberson Pickler, da academia Corpus, e Lilian Maciel, coordenadora do grupo Dança Castro, parceiros do Cmei.
      Logo após a professora de dança da academia Fex, Karina Baez, colocou o público presente para dançar.
Para as crianças, as aulas acontecem em horário de aula. Os pais e a comunidade podem participar, gratuitamente, desse projeto as quintas-feiras, das 18 h às 19 horas.
     A vereadora ficou honrada pelo convite e enfatiza que aprova e apoia iniciativas que enriquecem e contribuem para a formação e parabeniza todos os que se dedicaram para o sucesso desse trabalho.

PROFESSORA ALEXANDRA, LILIAN, KLEBERSON E ALINE

VEREADORA E KARINA BAEZ

COM A DIRETORA DO CMEI, ANA PAULA

ALINE E AS FILHAS YASMIN E LAVINIA



Vitoriosa

      A vereadora Aline comemorou ontem grande conquista. Há um ano ela passou por cirurgia bariátrica, necessária por questões de saúde. Durante esse tempo Aline deixou para trás cinquenta quilos. Ela tem realizado exames de rotina para acompanhamento e está em perfeito estado de saúde. 
      Dona de um belo sorriso, está em plena forma e esbanjando felicidade!
Parabéns Aline por essa vitória!
    A todos os amigos, colaboradores e eleitores que acompanharam esse processo de recuperação, parte dele quando ela ainda estava em campanha, a vereadora agradece de coração pelas palavras de incentivo e carinho!





quinta-feira, 14 de março de 2013

Honrarias

      A vereadora Aline Sleutjes recebeu do Instituto Capacitar e da UNV - União Nacional dos Vereadores - convite para solenidade em que a ela será conferida a honraria "Vereador Campeão de Votos 2012". Aline foi a mais votada nas eleições de outubro de 2012, 1.298 votos.
      Receberá também a comenda "Mulher da Luta e dos Direitos", no mesma ocasião.
O evento ocorrerá na cidade de Curitiba entre os dias 13 e 17 de março.

ESTA JÁ É A TERCEIRA HONRARIA 
QUE ALINE ESTÁ RECEBENDO

      A vereadora diz que se sente feliz e agradecida em receber as honrarias e que esse reconhecimento é fruto de um trabalho feito com responsabilidade e compromisso. Ela dedica todos esses títulos à população castrense.

terça-feira, 12 de março de 2013

Patronesse dos formandos Inec

      A vereadora Aline Sleutjes ficou muito honrada ao receber o convite para ser Patronesse dos formandos do Curso de Administração do Instituto Educacional de Castro - Inec.
     A solenidade de Colação de Grau aconteceu no dia 1º de março no Teatro Bento Mossurunga. 

VEREADORA DISCURSA COMO PATRONESSE

VEREADORA COM PROFESSORES DA TURMA


      Aline parabeniza os futuros administradores, deseja uma caminhada profissional cheia de sucesso e realizações.

      
      A decoração para a solenidade ficou a cargo da i7 Formatura, empresa contratada pela turma. Toda a arrumação, de muito bom gosto, ajudou para abrilhantar ainda mais essa noite de muita emoção para esses jovens, convidados, corpo docente e familiares. Parabéns!!




sexta-feira, 8 de março de 2013

Surpresa no Dia da Mulher

      A vereadora Aline Sleutjes Roberto ficou surpresa ao ver adentrar em seu Gabinete, enquanto trabalhava na tarde de sexta-feira, seu esposo Luis Antonio Roberto e sua filha Yasmin. 
     Aline recebeu deles um lindo buquê de rosas em homenagem ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER junto com uma joia. A vereadora ficou emocionada! Realmente foi um belo presente. Parabéns vereadora, esposa, mãe! Parabéns mulher guerreira!



 


Reunião do Observatório Social

      Na quinta-feira, 7, a vereadora Aline participou de reunião do Observatório Social de Castro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
       O debate durou cerca de duas horas e serviu para uma reflexão sobre o papel que o Legislativo vem desenvolvendo e qual é o verdadeiro papel do vereador no Município e, ainda, quais as metas a serem adotadas para uma fiscalização eficiente da gestão e dos recursos públicos. 
    O objetivo é unir forças para desenvolver um trabalho de legislação eficiente.

      
Você sabe o que é um Observatório? 
          O Observatório é um espaço para se exercer a cidadania. 
       Deve ser um órgão democrático e apartidário, composto por empresários, professores, estudantes, funcionários públicos e outros profissionais e entidades, que, voluntariamente, representam a sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.       
      Prima pela transparência e a qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Conheça o Observatório Social de Castro:
http://observatoriosocialcastro.org.br/noticia/observatorio-social-de-castro-3

    

ALINE RESPONDE A QUESTÕES LEVANTADAS 
POR MEMBROS DE OBSERVATÓRIO

VEREADORA E REPRESENTANTES 
DEBATERAM POR CERCA DE DUAS HORAS

quinta-feira, 7 de março de 2013

Sessão 16 de março


      A sessão desta quarta-feira, 16, teve três requerimentos de autoria da vereadora em pauta, um deles pede obras com urgência para o Museu do Tropeiro, que passa por sérios problemas na estrutura. Em outro, Aline requer melhorias no esporte. 
   A vereadora fez questão de enfatizar que considera importantíssimo o investimento nessa área, bem como na da saúde e educação. Segundo ela, estes três itens são fundamentais para que a sociedade possa ter um futuro promissor, e que é investindo nas crianças, adolescentes e jovens que se alcança o resultado, porque esses são o alicerce da sociedade.
      Aline lembrou ainda de elogiar e declarou estar feliz com a seriedade e a maneira com que os trabalhos vêm sendo conduzidos na atual legislatura, independente e coerente, pensando no bem e nos interesses da população.

ALINE ELOGIA POSTURA INDEPENDENTE DO LEGISLATIVO