quarta-feira, 23 de outubro de 2013

RESGATE DA TRADIÇÃO GAÚCHA

Neste sábado chegou a Castro a 22ª Cavalgada da Integração, que saiu no dia 12 de Outubro de Entre Rios, Guarapuava com destino a Castro, onde foram recepcionados pelo Sr. Alberto Sleutjes para o almoço, após visita à Fazenda Capão Alto e pernoite. Foram percorridos no total 268 quilômetros.



Histórico da Cavalgada da Integração


A Cavagalda da Integração do CTG Recordando os Pagos, de Francisco Beltrão, foi inspirada numa cavalgada realizada por gaúchos de Chapecó/SC que passaram pela entidade em 1990, ocasião em que a patronagem do CTG decidiu realizar cavalgadas e optou por identificá-la com o nome de Cavalgada da Integração.

O objetivo da Cavalgada foi definido como: integrar povos tradicionalistas do sul do Brasil, ao mesmo tempo em que relembra e revive o que os nossos antepassados viveram, quando a casco de cavalo, burro e mula, vindos em sua maioria do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, desbravaram e colonizaram a região sudoeste do Paraná.

Já em 1991, a patronagem organizou e designou um coordenador para comandar a primeira Cavalgada da Integração do CTG Recordando os Pagos. No ano seguinte voltou a ser realizada e também nos anos subsequentes, tornando-se um atividade importante e tradicional da entidade.

Em 2003, foi criado o Departamento de Cavalgadas, cujo capataz passou a ser o Coordenador das Cavalgadas da Integração. Também surgiu um lema para , que algumas vezes é mais destacado, outras vezes menos, mas que sintetiza bem o espírito da mesma: 'Batendo casco renovamos e conquistamos novas amizades'.

No decorrer dos anos, verificou-se que as cavalgadas poderiam ter objetivos especiais. Além dos objetivos originais da criação, tem objetivos específicos: Conhecer a região, cidades, CTGs, estâncias e locais históricos, passando por estradas de chão, cruzando fazendas, recolhendo e semeando cultura e civismo e estreitando laços de amizade. 

Destaca-se que esta cavalgada percorrerá parte do caminho dos tropeiros, que há mais de 200 anos conduziam tropas da região das Missões/RS, passando por Guarapuava com destino à Sorocaba/SP, onde acontecia uma grande feira de equinos e muares, para distribuir para várias regiões do Brasil.

E assim, vamos, pois, 'no bater dos cascos renovamos e conquistamos amizades'. 

"Sempre participei de coisas ligadas à tradição gaúcha, meu pai é um entusiasta da tradição e sempre me incentivou,  dancei durante 6 anos na artística do CTG Sinuelo, participei da campeira laçando e fazendo prova de tambor e baliza. Parabéns a todos os visitantes tropeiros, voltem sempre. Castro faz parte desta história!"  Aline


Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho