domingo, 6 de outubro de 2013

REUNIÕES DO AMOR-EXIGENTE

O Grupo Redenção e Vida tem o prazer de convidar você para participar das reuniões do AMOR-EXIGENTE, às sextas-feiras, às 19h30. Rua Projetada A, 62, Jardim dos Bancários, próximo ao UPA. Maiores informações com o coordenador do Programa Luiz Américo pelo telefone (42) 9943-2491 e (41) 9905-8917.



O que é o Amor-Exigente?

É um grupo Ecumênico, movido pelo amor amor de Deus. São bem vindos todas as pessoas, independente de suas crenças.
São grupos de apoio com reuniões semanais nos quais os próprios membros se ajudam, na tentativa de mudar seus comportamentos e, consequentemente, os comportamentos dos seus. São grupos de ação e não de consolação.
É um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua ajuda que, através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. 
SIGILO: 
O QUE VOCÊ OUVE AQUI...O QUE VOCÊ FALA AQUI... 
QUEM VOCÊ VÊ AQUI...AQUI PERMANECE!!!
Há 29 anos, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e também para pessoas com comportamentos inadequados. O Programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com Prevenção, passando a atuar como um movimento de proteção social já que Amor-Exigente, desestimula a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como luta contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas; são também propostas do Amor-Exigente.


Para quem é o Amor-Exigente? 

1º Para você: 
Como dar ao outro aquilo que não se tem?

2º Para o casal:
Conhecer-se mutuamente, ressaltando as qualidades de cada um, tentando corrigir e compreender  os defeitos e respeitando os limites pessoais um do outro.
3º Para os pais, na prevenção de problemas:
Na prevenção de problemas, pai e mãe tem de ser um só, uma unidade na orientação dos filhos. Os pais podem ter ideias diferentes, podem até discutir para fazer prevalecer seu posicionamento, mas, uma vez decidido o caminho, os dois devem unir-se  e, na frente os filhos devem ser um só, conduzindo , orientando, educando.
4º-Para os pais, com problemas: 
Com a ajuda do grupo de apoio, os pais são informados, esclarecidos e orientados a não aceitar o comportamento agressivo  e violento do filho. Fixar limites ou dar um basta numa situação com a ajuda e criatividade do grupo, é o que dá coragem e condições de os pais, passo a passo eliminarem a inadequação dos filhos.


Os doze princípios do Amor-Exigente são:

1- Raízes Culturais: Os princípios de integridade moral e ética são imutáveis.
2- Os pais também são gente: Os pais são humanos, são apenas pais. Não são super-herois, nem se tornam perfeitos ao se tornarem pais.
3- Os recursos são limitados: Educar bem os filhos é tirar de dentro deles o melhor que tem a oferecer.
4- Pais e filhos não são iguais: Lembre-se: ser amigo de seu filho é ajudá-lo a ser a pessoa certa para si mesmo e para o mundo em que vive.
5- Culpa: Nosso método não é caça às bruxas, não é buscar culpados.
6- Comportamento: Os pais precisam manter o equilíbrio para conduzir a família no rumo certo.
7- Tomada de Atitude: Assumir posições claras e definidas. Ser firme e perseverante.
8- A crise: Os pais devem estar alertas a ser capazes de amar os filhos de modo a fazer por eles o que precisa ser feito, sem pena deles ou de si próprio.
9- Grupo de apoio: Unidos, juntos com uma comunidade irmã, encontrarão novos caminhos.
10- Cooperação: Cooperação é a união de pessoas em volta de um trabalho para  bem de todos.
11- Exigência ou Disciplina: Começando por pequenas coisas exteriores, para chegar, afinal, a grandes mudanças....reais mudanças de atitude.
12- Amor: No Amor-Exigente, o amor compreende e respeita o outro.Não tem egoísmo, nem comodismo. Exige, orienta, educa.

Atualmente, o movimento conta com 11 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. 
São mais de 641 grupos no Brasil, 1 na Argentina, e 14 no Uruguai, além de cerca de  259 subgrupos de frutos de Amor-Exigente. 

Seu amor sem exigência humilha,
Sua exigência sem amor revolta,
Seu amor exigente engrandece.

Pe. Henri Caffarelde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho