terça-feira, 16 de dezembro de 2014

CONSELHO DA COMUNIDADE TEM NOVA DIRETORIA

Chapa única para presidência do Conselho da Comunidade foi apresentada na sexta-feira, 12, em reunião na Sede do Sindicastro. A chapa ficou com a seguinte composição: Presidente, Odete Castro Ferreira; vice-presidente: Carla Denise Scheremeta; tesoureiras, Claudete Lelis e Marilaine Pinheiro e 1ª secretária: Irene Schimitke Goltz. Os novos membros do Conselho tomarão posse no início do ano de 2015. 










quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

SESSÃO 10/11- ALINE REQUER INFORMAÇÕES SOBRE O TURISMO

A sessão ordinária desta quarta-feira,10, trouxe à pauta Requerimento da Vereadora Aline Sleutjes solicitando informações referentes ao turismo em nossa cidade.

Hoje, o visitante que chega a Castro, atraído por sua rica história, fica decepcionada com a falta de estrutura que a cidade oferece. Pontos turísticos estão destruídos, como é o caso da Estação Ferroviária, além disso o Museu do Tropeiro passa por reformas. 

A Casa da Sinhara e a Casa da Praça ficam de portas fechadas nos finais de semana, só há expediente de segunda a sexta feira até as 17h30 e nos feriados permanecem fechadas. O fechamento se dá por conta de decreto 961, de 18 de dezembro de 2013, do Executivo que determina a medida.

Sem incentivo e investimento no turismo local, outros setores ficam prejudicados como é o caso dos artesãos, que não conseguem comercializar seus produtos.

Os questionamentos visam saber quais ações estão sendo ou serão desenvolvidas para investir, alavancar e incentivar o turismo; o que os artesãos castrenses podem esperar do gestor, uma vez que a falta de turistas prejudica os profissionais não só do artesanato, mas também da hotelaria, comércio, lazer entre outros e por que a Administração não investe no turismo rural, dando oportunidade aos produtores rurais.

Uma das sugestões da vereadora Aline por duas vezes levadas ao Executivo foi a de o Município promover a Caminhada Ecológica, que faz parte do projeto Anda Brasil. 

A iniciativa traz muitos visitantes que passam pelas propriedades rurais, incentivando o produtor rural a comercializar produtos.

O turismo rural significa mais renda às famílias, possibilidade de venda do artesanato local, geração de emprego, aumento da arrecadação tributária, divulgação ampla das riquezas culturais, históricas e belezas naturais e arqueológicas, incentivo aos pequenos produtores para que invistam em suas propriedades que fizessem parte da rota das caminhadas rurais.




RUA SANTOS DUMONT

Indicação solicita implantação de redutor de velocidade na Rua Santos Dumont, entre a Renato Menarim e Antonio José Gomes.

O fluxo é intenso nesse rua, principalmente nesse trecho, há grande circulação  veículos e também de pedestres.

A reivindicação é de moradores que aguardam as providências necessárias para garantir a segurança de todos que trafegam pela via.

Foto: Claudia Geisler


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

LEGISLATIVO TEM NOVA MESA DIRETIVA

Sessão extraordinária para votação da Mesa Diretiva da Câmara Municipal de Castro aconteceu hoje, 09. A chapa foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes, estando ausente o vereador Antonio Sirlei Alves da Silva.

Os eleitos estarão conduzindo os trabalhos legislativos, automaticamente, a partir do dia primeiro de janeiro pelos próximos dois anos. 

A composição da Mesa ficou a seguinte: Presidente, Gerson Sutil (PSB); vice-presidente, Itari Cropolato (PSL); 1ª secretária, Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) e 2ª secretária, Aline Sleutjes Roberto (PSDC).





" Após semanas de debates, negociações , decepções e muita determinação, conseguimos montar uma chapa mista, onde o desejo principal dos componentes é o fortalecimento e valorização do legislativo, bem como a divulgação dos trabalhos, trazendo a população para as sessões, fiscalizando com rigor o executivo e levando às reivindicações da comunidade." frisou Aline.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

SESSÃO 03/11 - ALINE REQUER INFORMAÇÕES SOBRE SERVIÇOS E MOBILIDADE URBANA

Dois requerimentos importantes foram apresentados pela vereadora Aline Sleutjes na sessão ordinária desta quarta-feira,03. 

O primeiro requer informações sobre setores de serviços da Administração Municipal, como serraria, marcenaria, fábrica de manilhas e bloquetes, produção de meio fio, além de oficina de mecânica leve e pesada, dentre outros serviços. Esses serviços eram realizados pela Prefeitura e agora são terceirizados.

O questionamento da vereadora é do por quê dessas terceirizações. Outra informação corresponde a máquinas de meio-fio que estão estragadas, não receberam manutenção e estão inutilizadas, ao passo que a Administração paga pelo metro do meio fio e por sua mão-de-obra.

O intuito é saber quais as vantagens da terceirização, já que a o objetivo é a economicidade aos cofres públicos, prazos de licitações, tempo de espera dos serviços.

O segundo Requerimento trata da mobilidade urbana e a mudança de sentido das ruas.

A vereadora visa saber se as mudanças de sentido das vias no Jardim das Araucárias II e Vila Rio Branco, onde já foram colocadas placas de sinalização pela Secretaria de Segurança Pública, fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana, apontado como uma das prioridades do Orçamento Participativo de 2014, e quais são as demais alterações propostas para o sanar os problemas no trânsito de nossa cidade.

Além dos Requerimento, proposição indicando a necessidade de implantação de redutor de velocidade na Rua Cruz Machado , altura da esquina com a Rui Barbosa, foi apresentado em sessão.

Segundo moradores, o cruzamento oferece grandes riscos de acidentes, devido à velocidade que os veículos trafegam na via. Uma moradora diz que, apesar de estar morando no local há apenas cinco  meses, já presenciou várias colisões e capotamento, o que torna perigoso a motoristas, pedestres e moradores.

Eles aguardam as medidas necessárias para controlar a velocidade do tráfego e garantir a segurança.

A sessão desta quarta foi realizada no Plenário, inaugurado na sexta-feira, 28.






domingo, 30 de novembro de 2014

PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL É INAUGURADO

Breve solenidade marcou o descerramento de placa de inauguração do plenário da Câmara Municipal de Castro, na tarde desta sexta-feira, 28. Estiveram presentes vereadores, funcionários da Casa, engenheiros que participaram do projeto, além de autoridades do Executivo.

A convite da vereadora Aline Sleutjes o amigo e Padre, Gilmar Silva, e a pedido da Vereadora Regiane, o Pastor, Samir Oliveira, foram os religiosos que proclamaram  belas palavras e uma bênção ecumênica. Após a bênção, os presentes puderam adentrar conhecer as novas instalações do plenário.

A construção iniciou em 2012 e o espaço conta com 350 lugares. A população terá maior acomodação para poder participar das sessões ordinárias, audiências publicas e demais eventos.

"Tenho a honra e orgulho de meu nome estar nas duas placas de inauguração. Em 2008, quando foi inaugurada a primeira parte do projeto, eu também era vereadora, mas infelizmente não tive a oportunidade de trabalhar no prédio novo. Agora inauguro o plenário, local de grandes eventos, audiências, solenidades. Que este espaço seja de grande valia e participação popular", destacou Aline.
















sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SESSÃO 26-11- ALINE REQUER SOBRE TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL

Seis requerimentos da vereadora Aline Sleutjes entraram em pauta na sessão desta quarta-feira, 26. Quatro deles requerem informações quanto ao transporte escolar público, reformas no Hospital Anna Fiorillo Menarim, sobre o cargo de guardião e locação de veículos pela administração Municipal. Dois requerimentos solicitavam votos de Congratulações ao Colégio Maria Aparecida Nisgoski pela 9ª Semana de Administração e ao Colégio Instituto Cristão pelos seus 99 anos.

TRANSPORTE ESCOLAR PÚBLICO

Aline questiona sobre licitação, mudança de itinerários, exigências quanto à fiscalização dos veículos e a qualidade na prestação do serviço; suposto atraso no pagamento aos prestadores de serviço, e previsão de novas linhas, como no caso do Bairro Jardim Alvorada, onde, em 2015, cerca de 2.800 passarão a residir. Este requerimento foi de autoria da vereadora mais apoiado e assinado por todos os vereadores.



HOSPITAL

Face às dificuldades na área da saúde que o Município vem enfrentando, o Requerimento visa saber do Executivo qual a previsão para o término das obras no prédio do hospital; perspectivas quanto ao funcionamento e atendimento, se haverá nova licitação, se a administração se dará pelo próprio Município ou se haverá a implantação de uma fundação específica. Outra preocupação é quanto ao serviço de Hemodiálise, serviço este de grande qualidade e que garante as melhores condições aos mais de 50 munícipes que dependem deste atendimento na clínica ou domiciliar.

fotos: 
Daniel Calvo



GUARDIÃO

Na atual gestão, os guardiões compõe o quadro de funcionários da Secretaria de Gestão Pública, entretanto conforme as competências da Secretaria Municipal de Segurança Pública, uma das incumbências é ‘Promover a vigilância de prédios da Administração Pública’. O objetivo é saber o porquê destes profissionais não fazerem parte da Secretaria de Segurança Pública.

Este Requerimento deve-se pelo fato de que laudo assinado por engenheira do trabalho da Secretaria de Gestão Pública negava o adicional de periculosidade a um guardião, alegando que por ser um servidor que ocupava o cargo de guardião lotado na Secretaria de Gestão Pública não fazia jus ao adicional por não integrar o serviço de segurança pública regulamentado. 

Cópia do laudo foi anexada em emenda proposta pela vereadora ao projeto de Lei Complementar do Executivo votado e aprovado na sessão do dia 12 de novembro, que dizia respeito à gratificação de periculosidade a servidores.
Com essa emenda, a gratificação deverá ser estendida também aos guardiões.

LOCAÇÃO DE VEÍCULOS

A vereadora requereu sobre quantos veículos são locados hoje pela Administração; quais secretarias utilizam os veículos locados; qual o custo por veículo, e o valor total dos contratos de locação; quais são as vantagens da locação ao invés da aquisição, se existe economicidade aos cofres públicos ao adotar essa medida; quanto à manutenção e reparos em caso de danos, seguro, além da solicitação da cópia de todos os contratos de locação.

 99 ANOS DO INSTITUTO CRISTÃO

O Colégio Instituto Cristão comemorou 99 anos e a comemoração foi marcada por diversas ações, desenvolvidas através do Mackenzie Voluntário.

As atividades aconteceram durante todo o mês de outubro e envolveu 260 voluntários, 4 parceiros públicos, 12 parceiros privados, 4 igrejas, associações e ongs, que beneficiaram 350 crianças com brinquedos, confecção de horta educativa, jantar beneficente com arrecadação de recursos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer, distribuição de leites e cestas básicas a famílias carentes, além de recreação pelo Dia das Crianças e Caminhada Ecológica.




9ª SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO

O Curso Técnico de Administração, do Colégio Nisgoski, promoveu durante o mês de novembro a 9ª Semana de Administração. O objetivo é a integração dos alunos com as empresas. 

A cada ano, a Semana trabalha um tema diferente ligado a área. Neste ano, o tema escolhido foi o Profissional.O dinamismo fica por conta dos estudantes que desenvolvem suas pesquisas e apresentam seus resultados, fomentando a criatividade e o aperfeiçoamento de cada participante e ouvinte.

A iniciativa contribui para a construção do conhecimento, além da formação de uma sociedade mais preparada e qualificada para o mercado de trabalho e cidadãos conscientes da sua responsabilidade profissional e social.




"Esta sessão foi bem longa, além de todos os meus requerimentos, haviam dezenas de projetos do Executivo, algumas matérias também de outros vereadores. Uma sessão bem discutida, fazendo jus a nossa função e responsabilidade. Nesta sexta-feira, 28, teremos a inauguração do novo plenário às 17 horas, e até o dia 15 votaremos a nova mesa executiva que trabalhará nos próximos 2 anos", declarou Aline.

foto:
Claudia Geisler





                                                                                                          

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ALINE PARTICIPA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE DISCUTE PLANO DE OCUPAÇÃO TERRITORIAL

A audiência pública realizada na noite de terça-feira (18), para discutir o Plano Estratégico de Ocupação Territorial de Castro (PEOT), 'Tendências para o desenvolvimento de Castro - Uma proposta para ocupação territorial do polígono de desenvolvimento', lotou o Centro da Juventude. 

O PEOT é desenvolvido pela Prefeitura de Castro e Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e envolve o trabalho das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano; Indústria, Comércio e Turismo; Planejamento; Obras e Serviços Públicos; Infraestrutura e Logística e Diretoria Municipal de Meio Ambiente. 

Com a elaboração do PEOT, o objetivo é criar diretrizes para a estruturação de um modelo de ocupação do solo em médio e longo prazos, e que será fundamental para o funcionamento eficaz e eficiente dos serviços e da infraestrutura urbana, como também, para preservação da integridade do tecido urbano, do ambiente e da paisagem. 

Na audiência, Luiz Henrique Fragomeni, coordenador da equipe de trabalho, e o consultor, Maurício Mass, apresentaram o diagnóstico, com avaliação do cenário atual; dados referentes à frota, investimentos industriais, crescimento do PIB, bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental, entre outros dados, assim como apresentação de espaços que estariam mais adequados para a expansão industrial e a redistribuição do tráfego com construção de novas vias, como o Contorno Norte. 

Os participantes puderam esclarecer dúvidas e apresentar sugestões para o Plano. Os apontamentos, segundo o secretário de Gestão Pública, serão levados em conta no desenvolvimento do PEOT.

Com a aprovação da proposta do Plano pela maioria das pessoas que participaram do encontro, a próxima etapa agora é o fechamento dos trabalhos, com elaboração do Plano, que vai subsidiar o Plano Diretor e o Plano de Desenvolvimento Municipal. 
Outro plano em desenvolvimento é o de mobilidade urbana.


"Este planejamento se faz necessário para a adequação do Plano Diretor que será revisado no ano que vem. Faço questão de sempre estar presente nas audiências, pois é nelas que surgem as ideias, sugestões e discussões que irão se transformar em projetos de lei e, posteriormente, debatidos e votados na Câmara. Desta forma consigo votar com mais clareza e conhecimento dos assuntos por já ter discutido a matéria anteriormente", comenta a vereadora Aline.

*Com assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Castro.











SESSÃO 19/11- ALINE REQUER INFORMAÇÕES SOBRE ACS E ACE

Requerimento sobre as Agentes Comunitárias de Saúde e de Endemias (ACS e ACE) da vereadora Aline Sleutjes foi discutido e aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira, 19.

O Requerimento solicita informações sobre o salário das Agentes, segundo a Lei federal nº 12.994, de 17 de junho de 2014, e também em relação ao Projeto de Lei 85/2014, do Executivo Municipal, que cria 170 vagas para ACS e 19 para ACE, após a aprovação da lei federal  o salário das agentes passa a ser de R$ 1.014,00 e o questionamento é se este novo valor vem sendo pago desde a sua aprovação.

"Tive acesso a vários holerites de agentes e verifiquei que o valor recebido não passa de R$ 800,00 líquido, desta forma acho de extrema importância saber se o Governo Federal tem enviado desde julho o novo salário ou não", esclarece Aline.

Em relação ao projeto 85/2014, as questões levantadas são quanto as agentes contratadas anteriormente, se elas permanecerão em suas funções ou terão seus contratos rescindidos e quais medidas estão sendo tomadas para a diminuição do percentual de impacto na folha de pessoal, com a contratação destes 189 cargos, levando em conta que o gasto com folha de pessoal está acima do limite prudencial.


Rua João Batista Mascarenhas

Proposição da vereadora indica a necessidade de desobstrução, limpeza e ampliação de manilhamento na Rua João Batista Mascarenhas, no Jardim Arapongas.
A solicitação por melhorias nesta rua são de moradores que pedem soluções ao problema de alagamento que têm de enfrentar quando chove. 
As manilhas existentes não são suficientes para a captação da água, além de ser necessária a ampliação de manilhas nesta Rua João Batista e demais ruas no entorno. Moradores aguardam providências do Executivo.




"A cada sessão apresento os pedidos de cidadãos que me procuram, bem como questionamentos e necessidades verificadas nas visitas em que realizo. Também tenho feito dezenas de requerimentos questionando e fiscalizando diversas ações do Executivo em diversas áreas. 
Moralizando a política e atuando com independência e honestidade, acredito estar honrando meus eleitores.Ser vereadora pra mim é mais que uma função, é minha vocação", finalizou.








sábado, 15 de novembro de 2014

FEIRA DE CIÊNCIA DA ESCOLA NOVA GERAÇÃO

Surpresas e curiosidade não faltaram na feira de Ciências da Escola Nova Geração, que esteve em exposição nesta quinta-feira, 13. Tudo muito bem organizado para receber pais e visitantes que estiveram prestigiando a inciativa.

Os temas trabalhados nos projetos durante o ano foram vários: Cores e Figuras Geométricas, Meios de Transporte, Primavera, Estimulação Através de Músicas e Histórias Infantis, Meio Ambiente e Efeito Estufa, Etnias : Holanda, Alemanha, Grécia, Japão e Itália, Solidariedade entre outros. 

"A Escola Nova Geração, Professoras e alunos estão de parabéns pela dedicação, qualidade das informações prestadas nos mais variados temas dos projetos desenvolvidos durante o ano", destacou Aline.