quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PRESIDENTE ESTADUAL DO MOVIMENTO CATÓLICO, ALINE FALA DO PAPEL DO CRISTÃO NA POLÍTICA


Primeiramente agradeço ao PSDC por ter aceitado e apoiado a minha sugestão em relação à criação do Movimento Católico no Estado do Paraná.

Queridos amigos, neste ano de eleições precisamos conhecer bem a vida dos candidatos, saber do seu compromisso com a vida das pessoas e com a comunidade eclesial e dar-lhes o respaldo necessário.

Em meio a tantas propostas precisamos examinar bem quais correspondem com os valores do Reino de Deus e apoiar quem sempre manifestou coerência na sua opção de vida na igreja e na comunidade.

Reclamamos tantas vezes que políticos se aproveitam do bem público em benefício próprio ou a algum grupo. Nas eleições temos a oportunidade de eleger aqueles candidatos que realmente mostram, com sua vida particular e pública, o comprometimento com a missão de Jesus.

Bons ou maus governantes é a gente que escolhe. Para o cristão católico, participar da vida política do município e do país é viver o mandamento da caridade como real serviço aos irmãos, conforme disse o Papa Paulo VI: “A política é uma maneira exigente de viver o compromisso cristão ao serviço dos outros” (Octogesima Adveniens, 46).

Sabemos que o partido político é condição necessária para o exercício do mandato. Desta forma, o PSDC se mostra comprometido com esta mudança, devemos também levar em consideração a vida pessoal e compromisso eclesial do candidato ou candidata. O critério fundamental é o compromisso da pessoa com os valores do Reino de Deus.

A ética social cristã não é opção para alguns, mas exigência para todos. Ela é contribuição própria do cristão católico para a construção da sociedade justa e solidária.

Este alerta vem em boa hora, sobretudo quando se vê a aprovação de leis cada vez mais absurdas em países de longa tradição católica. Esse desmoronamento dos princípios cristãos deve-se, dentre outras coisas, à negligência dos leigos e pastores e ao relativismo de muitos políticos que se dizem cristãos, mas na prática, professam outras doutrinas.

Um documento da Congregação para Doutrina da Fé, assinado pelo então Cardeal Joseph Ratzinger em 2002, sobre a atuação dos leigos católicos na política ensina precisamente isso: "não pode haver, na sua vida, dois caminhos paralelos: de um lado, a chamada vida espiritual, com os seus valores e exigências, e, do outro, a chamada vida secular, ou seja, a vida de família, de trabalho, das relações sociais, do empenho político e da cultura".

A história dos últimos vinte anos nos mostra de maneira incisiva o declive no qual se coloca a sociedade cristã, quando esta não assume de maneira responsável seus encargos na esfera política. Vê-se a ascensão de governos anticristãos coniventes com todo o tipo de perversidade e imoralidade. Mais esta crise pode acabar se pessoas como eu e você testemunharmos dentro da política a educação religiosa que aprendemos desde crianças em nossas catequeses, missas, funções nas pastorais.

Temos acompanhado grandes líderes da Igreja pregando que o envolvimento na política é uma obrigação para um cristão, como frisou o próprio papa Francisco.

Em um dos seus escritos Papa Francisco diz: “Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão. Os cristãos não podem fazer como Pilatos, lavar as mãos: Devemos implicar-nos na política, porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o bem comum.

Os leigos cristãos devem trabalhar na política. Dir-me-ão: não é fácil. Mas também não o é tornar-se padre. A política é demasiado suja, mas é suja porque os cristãos não se implicaram com o espírito evangélico. É fácil atirar culpas... mas eu, que faço? Trabalhar para o bem comum é dever de cristão.

Uma demonstração ativa de católicos na igreja, por exemplo, é a “Comunhão e Liberação (CL)” é amplamente reconhecido em Itália como um importante movimento católico, cujo poder político tem crescido de forma significativa nos últimos 15 anos. Caracterizado por uma forte identidade que conjuga tradição e modernidade, o CL tem conseguido ampliar o número dos seus aderentes e a sua presença a nível social, econômico e político. Trata‑se, portanto, de um exemplo bem‑sucedido de movimento religioso no cenário político contemporâneo.
a estrutura de oportunidades políticas possibilitou o seu sucesso, e hoje nós do Movimento Católico do PSDC podemos fazer a diferença aqui no Paraná, elegendo pessoas ligadas aos mais variados grupos da Igreja, levando o nome de Cristo e defendendo com dignidade e honestidade o bem comum.


Dom Mauro Montagnoli Bispo de Ilhéus / BA comenta:

“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10) resume toda a missão de Jesus e, por conseguinte, toda a missão da Igreja. Isso implica em que todo cristão deve assumir atitudes que, através de práticas concretas, ajudem a desabrochar e florescer a vida. “Em tudo isso, a Igreja reconhece a importância da atuação no mundo da política e assim incentiva os leigos e leigas à participação ativa e efetiva nos setores diretamente voltados para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário” DGAE 2011-2015  n. 71).

Mas, não basta somente incentivar e impulsionar os fiéis leigos e leigas à participação política. É preciso que eles e elas encontrem na Igreja o apoio necessário para poderem cumprir plenamente com essa missão. A partir do conhecimento da vida do candidato e da sua participação e compromisso com a sua comunidade cristã paroquial e eclesial é preciso que as forças se unam para podermos ajudá-los a galgar postos na vida pública que possibilitem a implantação dos valores Reino de Deus.

O Cristão deve ser sal da terra e luz do mundo, deve criar uma sociedade transformadora, precisamos olhar a política com os olhos de Cristo, e começar a mudança imediata em nossos municípios, nos organizando e elegendo pessoas que realmente tenham consciência do seu papel transformador, a partir desta mudança, iniciaremos o trabalho coletivo elegendo líderes cristãos para nos representar com Deputados Estaduais, Federais, Senadores Governadores e se Deus nos permitir e orientar um líder Nacional realmente preocupado com o bem comum.
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus!

Vereadora Aline Sleutjes Roberto
Presidente do Movimento Estadual Católico do PSDC


quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

A PEDIDO DA VEREADORA ALINE COMISSÃO VAI A HOSPITAL CONVERSAR COM DIRETOR DO INSTITUTO DAXA

Nesta quarta-feira,26, a vereadora Aline Sleutjes esteve com outros seis vereadores no Hospital Anna Fiorilo Menarim para uma reunião com o diretor do Instituto Daxa, empresa que está administrando o hospital desde janeiro.



A iniciativa partiu do pedido da vereadora, na sessão ordinária da semana passada, para que uma comissão de saúde fosse até o Anna Fiorillo acompanhar o andamento das atividades prestadas pelo Daxa, após inúmeros questionamentos de munícipes relacionados ao atendimento prestado à população.


O diretor foi questionado pela vereadora acerca de diversos pontos como funcionamento da UTI, maternidade, procedimentos cirúrgicos, serviços laboratoriais, higienização, alimentação e lavanderia, salários, investimentos, reformas e especialidades médicas entre outros temas.

Licheski afirmou que o hospital está conseguindo cumprir o atendimento a todos e que não há falta de medicação, e que algumas dificuldades encontradas tendem a serem sanadas, visto que o hospital ainda passa pelo período de transição.


Licheski complementou que foram adquiridos equipamentos de ultrassom, com previsão de funcionamento em março e tomografia e raio-x para o mês de julho.O investimento é de R$ 5 milhões.

Na estrutura física e atendimento, o diretor apontou que serão realizadas melhorias nos leitos particulares e de SUS, além da possibilidade da instalação de alas de psiquiatria, cuidados prolongados e pronto atendimento.

D
eve ainda aumentará o número de cirurgias eletivas podendo, inclusive, acabar com as famosas e difíceis filas que existem hoje. Também  há grande interesse da empresa em trazer especialistas de diversas áreas, além de diversos exames.

Outras visitas desta do legislativo deverão acontecer no decorrer deste ano, no intuito de acompanhar o serviço oferecido à população castrense pelo Instituto Daxa.

"Fiquei feliz com a visita, obtivemos bons esclarecimentos e propostas para um futuro próximo. Desde a São Camilo, sempre fiz questão de visitar e acompanhar a rotina do Hospital, em alguns momentos, situações muito delicadas, dificuldades até mesmo de falta de remédios, materiais de limpeza foram enfrentadas, no que pude ajudar sempre fui parceira e não será agora que ficarei de longe, me coloquei à disposição da administração, no que eu puder ser útil para que a saúde de Castro torne-se cada dia melhor trazendo paz e satisfação aos nossos munícipes", afirmou Aline. 




SESSÃO 26 DE FEVEREIRO - PROJETO DE LEI NOMINA PRAÇA DO PRADO VELHO

Na sessão extraordinária desta quarta-feira, 26, a vereadora Aline Sleutjes apresentou Projeto de Lei que nomina a Praça do Prado Velho, inaugurada no dia 12 de fevereiro.



O projeto denomina a Praça com o nome de Ricardo Pereira de Freitas. Ricardo desde muito cedo se dedicou à arte da capoeira. Fez parte do Centro Cultural Maculelê e Ilê de Bamba, tornando-se contra mestre. 
       
Fez trabalhos voluntários no Educandário Manoel Ribas, Colégio Amanda e Muxirão, 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Colégio Nisgoski e Caala. Trabalhou ainda no Cmei Elizabeth Macedo Kugler e no Centro de Convivência Pe. Livio Donati.    


Organizou diversos eventos de capoeiras e buscava recursos, junto a empresas parceiras, para que pudesse realizar o sonho de muitos alunos que não tinham condições financeiras para comprar a camiseta, o abadá e participar dos batizados. Ricardo também era compositor de canções e confeccionava instrumentos.


Morreu muito jovem, aos 30 anos de idade, no dia 12 de junho de 2012, num acidente entre uma Van em que viajava e um caminhão. Ele era casado com Ana Maria Esteves de Freitas e pai de dois filhos: Maria Eduarda e Pedro Augusto Esteves de Freitas.


Outro projeto de Lei nomina a rua C Bairro Santa Paula, como sendo Ligia Menarim de Lima, além dos projetos apresentou proposição que solicita pintura de faixas de pedestres na esquina da Rua Francisco de Assis Andrade com as ruas Estefano Mocroski e Guilherme Kiel. A medida visa a segurança dos pedestres, motoristas, e principalmente dos estudantes da Escola Elsa Macedo.



Após a sessão, foi realizada na Câmara Municipal Audiência Pública para demonstração dos relatórios do 3º quadrimestre de 2012 apresentada pelo vice-prefeito, Marcos Bertolini. O total da receita foi de R$ 122.867.676,67 e as despesas R$ 112.317.853,03. O gasto com pessoal foi 53,08%. 

Logo em seguida houve a Prestação de Contas da Saúde, a secretária, Eliana Selmer, apresentou relatórios da receita, que totalizaram R$ 12.368.033,33, já as despesas ficaram em R$ 12.205.654,18. Eliana também expôs números referentes aos atendimentos realizados pelo Samu, Centro de Atenção Psicossocial, agendamento de consultas, exames, cirurgias e das campanhas relacionadas à prevenção do câncer do colo e da mama, saúde da criança e teste de sífilis, HIV e etc.

"Infelizmente a participação nas audiências ainda é muito pequena, mais acredito que lentamente criaremos a cultura da participação, de forma que a comunidade participe mais, escute, questione, enfim tome o seu lugar". declarou Aline.

 



  


ALINE VISITA ESCOLA ELSA MACEDO E CMEI CAVALINHO DE PAU

Na manhã desta quarta-feira, a vereadora Aline visitou a Escola Elsa Macedo, foi recebida pela diretora Izilete. O objetivo das visitas é conversar com diretores e coordenadores e ouvir deles as reivindicações e necessidades. 


Muito bem dirigida e organizada, a maior dificuldade que a escola enfrenta hoje é a falta de uma quadra coberta para as atividades de educação física.

As crianças têm utilizado a quadra externa, mas, segundo a diretora, foi difícil para os alunos nestes dias de verão, em que as temperaturas eram muito altas. 
Para adequar o espaço aberto, a professora de Educação Física, Juliana Polischuk, tomou a iniciativa de pintar a quadra, que ficou muito bonita.

Numa das proposições da vereadora, apresentada no ano passado, ela solicitou o retorno das atividades no ginásio de esportes, Epaminondas Nocera, dentre outras reivindicações. Aline também se colocou à disposição para levar ao Executivo e aos secretários os pedidos.

No Centro de Educação Infantil Cavalinho de Pau, quem recebeu a vereadora foi a diretora Maria Izabel e sua equipe pedagógica. Mostrou a bebeteca, as salas de aula, refeitório. Tudo bem cuidado, fruto de muita dedicação da equipe escolar.

As diretoras das duas instituições ressaltaram a parceria da empresa Tigre, que tem ajudado as escolas em suas necessidades, através de projetos.

A vereadora elogiou o trabalho das duas diretoras, coordenadoras, professores, funcionários e à professora Juliana, da escola Elsa, pelo exemplo de dedicação à profissão e  amor à arte de educar.

"Gosto de realizar estas visitas, pois tenho a oportunidade única de trocar idéias, sentir as verdadeiras necessidades dos nossos estabelecimentos de ensino e também me colocar à disposição, visto que hoje estou na função de vereadora, mas acima disso sou educadora, valorizo imensamente esta profissão abençoada, que considero mais que uma profissão: uma vocação!", citou a vereadora.

DIRETORA DA ESCOLA ELSA MACEDO, IZILETE

DIRETORA DO CMEI, MARIA IZABEL, COORDENADORA,
SHIRLEY, E AS PROFESSORAS SANDRA E IVONE