quinta-feira, 23 de outubro de 2014

TRIBUNA LIVRE: 7 VOTARAM CONTRA PROJETO DA VEREADORA

Projeto Resolução que acrescenta o uso da Tribuna Livre no Regimento Interno da Casa, de autoria da vereadora Aline Sleutjes apresentado em sessão do dia 07 de maio foi votado na sessão desta quarta, 22 de outubro e foi rejeitado por 7 votos a 3.

O projeto visava disponibilizar este mecanismo para a participação popular, criar um espaço aberto, onde representantes dos mais diversos segmentos da sociedade pudessem ter voz no Plenário da Câmara de Castro, e tivessem a oportunidade de levar ao conhecimento dos vereadores e à comunidade presente assuntos que dizem respeito à população castrense, ou mesmo divulgar ações, projetos e dificuldades de determinado grupo.


A iniciativa partiu após profissionais da educação e da saúde de nosso município procurarem a Câmara para explanar sobre problemas e assuntos de extremo interesse social. A ação não foi possível por falta de mecanismos no Regimento Interno. 

Ao retornar à discussão nesta sessão, o projeto foi votado e rejeitado por 7 votos a 3. Os vereadores que votaram contra o projeto da vereadora Aline foram Itari Cropolato, Cesar do Povo, Sirlei, José Nocera, Paulo Farias, Regiane Moreno e Gerson Sutil. 

Os votos favoráveis ao projeto de Aline foram de Joel Fadel e Maria de Fátima. Aline lamentou a rejeição do projeto.

Após o término da sessão alunos do Cavanis, que estavam assistindo à sessão, questionaram os vereadores contrários, pois no espaço para debate do mesmo nenhum deles justificaram o porquê de votarem contra, infelizmente não obtiveram respostas.

“O projeto visava a democratização do espaço Legislativo, beneficiaria as entidades, associações, organizações, grêmios estudantis e demais. É lamentável depois de tantos meses engavetado, ver que quem deveria ouvir e dar voz ao povo reprovou este projeto, não podemos ter medo da população, o projeto traz os critérios para a utilização da mesma e sabemos que muitos municípios do Estado do Paraná e também do Brasil possuem este mecanismo e funciona, trazendo o povo para a Casa de Leis que é o seu lugar”, desabafou.





SESSÃO 22/10 Aline requer informações sobre terreno doado para construção de Posto de Saúde

A sessão ordinária desta quarta-feira, 22, trouxe à pauta três proposições da vereadora Aline Sleutjes. Requerimento solicita informações sobre posto que Saúde Arroio Bonito.

O posto de Saúde em questão funciona na propriedade da dona Durvina Gomes Simão, provisoriamente, por vinte anos,  a família gentilmente cedeu este espaço e construiu uma casinha para ser utilizada como banheiro, doou um terreno para a construção do mesmo, entretanto, até hoje funciona com precariedade no espaço cedido.


A vereadora questiona por que a construção do posto para aquela comunidade não foi realizada durante todos esses anos e sobre a responsabilização pela documentação de terreno doado pelo filho da proprietária para a construção e que, segundo ela, por duas vezes foi entregue à Prefeitura, mas foi extraviada.

Em visita ao local foi constatado o atendimento precário.  As consultas são feitas num paiol da propriedade. O médico, uma técnica em enfermagem e uma ACS comparecem para atender a comunidade a cada quinze dias.


Há muitos anos, conforme informações da família, eles vêm cobrando providências, pois o atendimento que deveria ser provisório se estende por cerca de vinte anos.

A família deseja usufruir do espaço que cedeu por todos esses anos, além de contribuir com a doação do terreno para a construção do posto. Desta forma, cabe ao Executivo tomar as medidas necessárias para que a comunidade tenha um local de atendimento digno, levando em conta o seu bem estar.


Pacientes aguardam serem chamados 

Local serve de consultório médico

Caminhada na Natureza


Proposição indica sugestão para inscrição no projeto Caminhada na Natureza, para o ano de 2015. Centenas de municípios já se inscreveram para o projeto no próximo ano e o objetivo é, além de zelar pela qualidade da atividade física dos participantes, fomentar o turismo rural do nosso Município, gerando renda aos produtores rurais e valorizando sua produção, uma vez que o projeto trará turistas de vários lugares que irão conhecer Castro e torna-lo conhecido por seus atrativos e pontos turísticos.


Guararema


Reivindicação de professores da Escola, moradores e pacientes do Posto de Saúde foi apresentada em Indicação pela vereadora.  

A solicitação é para que a estrada, em frente à escola e o posto, receba manutenção necessária. 

O péssimo estado em que se encontra hoje a estrada dificulta o trânsito de veículos, motocicletas e a circulação de pedestres.


VEREADORA PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHO DA SAÚDE

A vereadora participou de reunião do Conselho de Saúde que ocorreu nesta terça-feira,22, na Secretaria de Saúde. 

Diversos assuntos foram abordados, dentre eles o programa Saúde Mental e o contrato de locação de automóveis da Secretaria de Saúde.

Ocorreu também a apresentação de uma alternativa para a Gestão do hospital Anna Fiorillo Menarim por parte do Conselheiro Dr. Cristiano Kugler,  o qual seria a formação de uma Fundação apenas para o Hospital diferente dos moldes da legislação Municipal já existente que transformaria a Secretaria de Saúde em Fundação.


Após a apresentação, as questões foram debatidas entre os demais membros do conselho, secretária de Saúde Karin Moroz e participantes


Foram apresentadas também informações sobre os recursos e a reforma do Hospital e na palavra livre mais alguns assuntos foram abordados.

"Sempre que possível faço parte das reuniões dos Conselhos, pois através das atividades dos mesmos é  que surgem projetos e matérias que serão apreciadas na Câmara  posteriormente. Desta forma, sempre tenho bastante informação sobre os mais variados temas debatidos no Município", destacou Aline.
 
 








quarta-feira, 22 de outubro de 2014

JOSIAS É CONVOCADO POR CBDS

Parabéns ao amigo Josias Machado Carneiro pela convocação pela Confederação Brasileira de Desportos dos Surdos. 

Josias será técnico da seleção brasileira de basquete de surdos nos jogos Sul-Americanos, que será realizado no próximo mês na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Castrense, Josias é formado em educação física, sempre se destacou no basquete, foi atleta profissional e o amor por esse esporte o fez seguir em frente. 

Hoje é técnico especialista em basquetebol e pós graduando em libras e há dois anos atua como árbitro especialista em basquete dos surdos, na cidade de Pirai do Sul.


" Um grande talento no basquete, Josias é merecedor desta conquista pelo belo trabalho que sempre desempenhou. Parabéns meu amigo"  Aline


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

VEREADORA MAIS ATUANTE PELA MAX-LIDER

Pelo segundo ano consecutivo, a vereadora Aline Sleutjes foi considerada Vereadora Mais Atuante. 
A pesquisa de opinião pública foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Max-Lider e a Aline tem  85,19% da 
preferência dos castrenses neste quesito. 
A entrega do certificado será no início de novembro.


CARINHO DE AMIGOS

A vereadora agradece aos amigos, Amélia Podolan e José Flugel pela surpresa e demonstração de carinho no dia de ontem. Ela recebeu lindas flores a parabenizando pela sua luta e determinação na sua carreira política e na sua campanha à deputada estadual. 

Com esse mesmo carinho Aline parabeniza e homenageia todos os professores do município pela dedicação em que se doam a essa profissão tão importante. 
Parabéns a todos os professores!


SESSÃO 15 DE OUTUBRO - ALINE REQUER SOBRE RECURSOS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

MOBILIDADE URBANA


Três requerimentos de autoria da vereadora Aline Sleutjes estiveram em pauta na sessão ordinária desta quarta-feira, 15. O Primeiro deles solicita informações sobre recursos do Orçamento Participativo, no que diz respeito à mobilidade urbana. Esta foi uma das reivindicações da população que participou das oficinas, o valor a ser destinado à mobilidade urbana ficou estipulado em R$300 mil.

A vereadora questiona o Executivo sobre a execução desta proposta. As melhorias necessárias, segundo a vereadora, são extremamente urgentes para o bem estar da população, economicidade do tempo no deslocamento, diminuição dos congestionamentos, melhorias e comodidade nas vagas de estacionamento, além de proporcionar locomoção com segurança para motoristas, ciclistas, pedestres e acessibilidade aos deficientes físicos e visuais.

VILA SANTA CRUZ, ACESSO Á PR-151


Outro requerimento solicita informações sobre pavimentação no acesso á PR-151, na Vila Santa Cruz.A rua em questão é feita de poliedro, mas necessita de melhorias como canalização da água da chuva e da pavimentação. Três empresas estão instaladas no local, que geram centenas de empregos diretos e indiretos, além dos impostos para o nosso Município.

A reivindicação já é de conhecimento da Prefeitura Municipal e matéria divulgada por sua Assessoria de Comunicação, em janeiro de 2013, anunciava a existência de recursos, em caráter de urgência para o acesso à PR*151 e para todas as ruas da Vila Santa Cruz.


PAVIMENTAÇÃO NO BELA VISTA


O terceiro requerimento solicita informações sobre pavimentação no Jardim Bela Vista. Por várias vezes foram anunciados recursos para pavimentação no Bairro, mas há apenas uma quadra, na rua Ana Muller, foi contemplada pela melhoria.

Dezessete quadras estão sem asfalto, em estado precário, e por muito tempo moradores reivindicam as melhorias. O questionamento visa saber se houve projeto para pavimentação e se os recursos divulgados foram realmente viabilizados.













terça-feira, 14 de outubro de 2014

ALINE PARTICIPA DE ENCONTRO COM CANDIDATO À PRESIDÊNCIA

A convite e acompanhada de lideranças do PSDB municipal, a vereadora Aline Sleutjes participou de encontro com o candidato à presidência da República, Aécio Neves, na Expo Unimed, Universidade Positivo, em Curitiba nesta segunda-feira, 13.  

Esta é a quarta vez que o candidato vem ao Paraná desde o início da campanha. Em seu discurso, ele agradeceu os 3 milhões de votos e prometeu atenção especial para o estado, e os projetos federais serão disponibilizados com mais intensidade aos paranaenses. O encontro durou cerca de duas horas.

" Este eu voto e indico, por um Brasil que queremos, por um Brasil que merecemos"  Aline.





























sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PROJETO DE EMENDA À LEI ORGÂNICA QUE PREVÊ A AQUISIÇÃO DE UNIFORMES ESCOLARES E MATERIAL DIDÁTICO É APROVADO



Após segunda discussão, foi votado na sessão ordinária desta quarta-feira, 08, o projeto de emenda à Lei Orgânica 01/2014, determinando que: do percentual de 3% acima do mínimo constitucional previsto, 0,7% deverá ser aplicado na aquisição de uniformes escolares e material didático.


Esse percentual de 3%, já é previsto na Lei Orgânica para, além da aquisição de uniformes e material didático financiamento do transporte escolar; reforma e ampliação das escolas; adaptação dos espaços físicos aos portadores de necessidades especiais; aquisição e preparo da merenda escolar balanceada; financiamento de programas de avaliação de desempenho de alunos e professores; oferecimento de cursos e programas de formação continuada a professores e servidores pertencentes ao quadro de servidores pertencentes ao quadro da rede municipal de ensino e no apoio ao ensino secundário e superior, perfazendo um total de 28%, no mínimo, da receita.



“No meu ponto de vista não estamos ferindo em nada a gestão, nós até, pelo contrário, estamos auxiliando. Porque não estamos impondo nada mais de investimento nestes 3%, nós só estamos determinando 0,7%, os outros 2,3% estão livres para serem utilizados da melhor forma pela gestão e friso mais uma vez: que pena que não podemos incluir aqui o transporte universitário”, destacou a vereadora.


O transporte universitário é anseio de estudantes castrenses há muito tempo, já que os Municípios vizinhos, como Piraí e Tibagi, auxiliam no ensino secundário superior dando condições aos estudantes universitários de se deslocarem aos municípios de Ponta Grossa, Arapoti, Jaguariaíva e inclusive, ao nosso Município de Castro para estudar.

" Nas minhas visitas em escolas e CMEIS do município, apresentei durante o ano dezenas de sugestões de reformas e melhorias, espero que para o próximo ano sejam efetivadas, e se precisar remanejar recursos  do orçamento, para a realização das mesmas, a Câmara será parceira pois Educação e Saúde são nossas prioridades!" Aline.





ALINE USA TRIBUNA PARA AGRADECER AOS ELEITORES E PARA FALAR SOBRE O HOSPITAL.



Após dois meses licenciada para cuidar da sua candidatura à deputada estadual pela região, a vereadora Aline Sleutjes já na segunda feira retornou aos seus trabalhos no Legislativo e ontem participou da sessão ordinária. Utilizou a tribuna para agradecer aos eleitores e para falar sobre o hospital de Castro. Confira o discurso na íntegra:

“Vou utilizar esses meus minutinhos hoje para agradecer e justificar algumas situações pertinentes a esse tempo em que estive fora da Câmara. Nestes dois meses eu tive uma escola tão boa de política, que nem os quatorze anos de envolvimento me possibilitaram tal experiencia. Foi uma campanha de muito sofrimento, perseguições, desgaste, não só físico, mas emocional e estrutural. Eu agradeço a todos os apoiadores, amigos, colaboradores e a todos os eleitores que me deram este resultado, 19.059 votos em 127 municípios. Em Castro eu tive a grata satisfação de ter 15.592 castrenses que gostariam que os representassem em Curitiba, trazendo melhorias para o nosso Município e representando com orgulho nossa cidade que passa por tantas dificuldades. E umas destas dificuldades, inclusive, me acarretou uma perda de três a quatro mil votos na última semana, porque passei por dezenas de situações de perseguições no face, informação no boca a boca e corpo a corpo, dizendo que se a vereadora que estava na Câmara todo esse tempo não fez nada pelo hospital como que faria enquanto deputada, ou mentiras como a que eu teria assinado um papel determinando o fechamento do Hospital. 

Pesquisas apontavam que eu faria de dezoito a vinte mil votos em Castro e eu tive 15.592 votos é uma demonstração de que pessoas de má fé,  pessoas que não querem o bem de Castro me tiraram a situação de, talvez, ter uma votação ainda maior no meu Município. Quero dizer que foram muitas as ações que fiz pelo Hospital , doações, campanhas, reuniões, visitas, fiscalização e cobrança, participação efetiva no Conselho de Saúde... mais infelizmente a função de vereadora é limitadora e não me dá chance de resolver o problema, a solução efetiva talvez eu tivesse sendo deputada.

Não foi minha culpa ou dos meus votos,  não estar em janeiro em Curitiba; foi a incompetência dos meus colegas do PSDC em não fazer a legenda. Gostaria, amigos vereadores, que nós tomássemos peito, a partir de agora, e cobrássemos mais ainda do que já cobramos durante esses meses, com muito mais intensidade, porque muitas foram as ações que  fizemos em relação ao hospital, muitos foram os requerimentos e indicações, muitas foram as vezes que eu, particularmente, fiz reuniões na minha casa com médicos, enfermeiros, técnicos, secretaria de saúde, chefe de governo pra tentar encontrar  uma saída pro Idaxa que não estava respondendo e fazendo tudo que deveria em relação ao plano de ação. Em nenhum momento os vereadores desta Casa ficaram alienados à situação da saúde, em nenhum momento os vereadores desta casa ficaram esperando a coisa acontecer, só que infelizmente pessoas de má fé que eu nunca vi aqui dentro da nossa Casa, que eu nunca vi acompanhar uma audiência pública, que eu nunca vi numa conferência da Saúde, que eu nunca vi numa reunião do conselho da Saúde, o qual eu faço parte e, por isso, eu posso falar com propriedade porque não estiveram lá em nenhum momento usaram de má fé utilizando e jogando nosso Legislativo contra o povo e o povo contra esse Legislativo. 

Infelizmente o hospital passa por dificuldades gigantes, e nós as conhecemos, e não estamos felizes, porque ninguém está feliz, ninguém está feliz com situação de hospital semifechado ninguém está feliz com falta de atendimento, ninguém está feliz com falta de estrutura para cirurgias básicas, ninguém está feliz de mandar gestante ganharem bebê em Ponta Grossa, mas infelizmente só questionamento e só o falar mal não resolve o problema; nós temos que achar soluções. Talvez se eu tivesse sido eleita deputada eu tivesse condições de ajudar muito mais porque só os recursos anuais que um deputado tem poderia estar trazendo pra Castro e poderia ajudar bastante, mas infelizmente essa possibilidade já passou, não posso ficar chorando o leite derramado, temos que achar outros mecanismos pra isso acontecer. 

Não somos ferramenta de decisão, não temos a caneta para decidir, não temos como efetivar as reais melhorias que gostaríamos de fazer, mas temos de nos inteirar, fazer parte do conselho da Saúde, tentar ajudar agora da melhor forma possível, forçando, inclusive, os deputados que vocês elegeram para que tragam recursos pro nosso Município e que façam realmente a saúde de Castro ir pra frente. Não adianta ficarmos julgando que a coisa não está andando se não acharmos mecanismos pra ajudar. Então, agora é um trabalho em equipe, se esse Legislativo quer ajudar, cada um com seu deputado que foi eleito, busque recurso, porque teve deputados que tiraram votações gigantes em Castro e não é o primeiro mandato, é o segundo, terceiro, quarto, quinto, e até hoje não trouxeram um real para o nosso hospital e um real pra nossa saúde. E este é o momento de nós cobrarmos, se nós temos os deputados que tiveram votações expressivas no nosso município eles têm de dar contrapartida, trabalhando.

Dos 51.580 eleitores de Castro, apenas 82,39 votaram, quer dizer que 17% não foram pras urnas. É muito alto, muito alto! Essa votação poderia significar uma mudança muito grande na votação de um castrense. Infelizmente 3.057 castrenses votaram em branco, 943 anularam, talvez por opção ou talvez por não prestarem atenção que a eleição chegava e não tiveram tempo de escolher o candidato que eles gostariam que os representassem, mas a verdade é que esses 17% mais esses 3.057 e mais esses 943 deixaram de mudar, realmente, a cara do nosso Município, dos 38.499 que votaram em candidatos, em legendas, ou em outros candidatos de fora, apenas 22.635 votaram em candidatos castrenses... Então a gente tem um diagnóstico de que está melhorando, os castrenses estão se envolvendo, nós estamos começando a colocar a ideia, plantando a semente de que a gente pode sim ter um deputado eleito no nosso Município. Eu fico muito feliz com esses 15.592 votos porque foram votos de extrema doação, por opção, eu não comprei voto, eu não paguei para por placa, eu não dei um centavo para porem meu adesivo, eu não dei churrascada, foram votos de confiabilidade e de consideração em relação ao trabalho que eu já desenvolvi e estou desenvolvendo enquanto vereadora. 

Quero agradecer imensamente toda minha família, principalmente meu marido e meus filhos que eu deixei abandonados nestes três meses. Esse último mês eu trabalhei 17 horas por dia e foi um trabalho árduo, difícil. Quero agradecer muito os amigos, e apoiadores, as pessoas que realmente vestiram a camisa. Quero agradecer a igreja católica, em especial ao Padre Gilmar, Padre Edemar e padre Luiz, párocos das paróquias. Eu nunca vi a igreja católica tão ativa, tão prestativa em fazer a diferença na política.

Quero agradecer aos pastores que se envolveram na minha campanha, quero agradecer cada comentário, mensagem, telefonema que eu recebi no domingo à noite e depois na segunda, terça e hoje. Confesso pra vocês que no domingo a noite foi muito triste, porque eu pude observar que não faltou nada de mim, eu fiz o dobro da votação do segundo colocado do meu partido, eu fui a mais votada, Castro e região me deram essa condição, mas infelizmente o PSDC não fez a tarefa de casa, não conseguiu fechar a legenda. Nós teríamos que ter feito 106.800 e não fizemos, o time não trabalhou. Então eu fico entristecida em relação a Castro não ter um representante local, mas eu também fico feliz em ver o número de castrenses que depositaram o seu voto de confiança em mim.

Quero dizer também a vocês nobres colegas que eu volto pra Câmara com a consciência tranquila, eu fiz tudo que estava nas minhas condições, nas minhas possibilidades; sem apoio de prefeito sem apoio de vice-prefeito e também sem apoio de vocês e aqui não é uma crítica, porque eu sei que muitos, por questões de fidelidade partidária, tinham que apoiar seus candidatos, mas alguns não tinham obrigações nenhuma, poderiam ter me ajudado. Hoje eu posso dormir sossegada, deitar na cama e falar: Eu fiz o meu melhor, fui a mais votada do PSDC, a mais votada na coligação e a mais votada em Castro..

Quero dizer para vocês que, nestes três meses, eu pude aprender muito e pude enxergar atrás das cortinas de uma campanha. Nós vivemos às vezes, numa ilusão que a política é o que nós fazemos aqui, com a seriedade e dedicação, mais tem muitas coisas ruins por traz de tudo isso aqui. Quero dizer a vocês que seu saio fortalecida da campanha, eu não sou uma perdedora. Esses 19.059 votos mostram que ainda dá pra ter política de cara séria, de jeito novo, sem ter que comprar votos,  sem ter que trocar favores, sem ter que vender a alma para ganhar votos. 

Eu estou muito feliz com Castro, com a região, estou muito contente com todos  os meus eleitores que apostaram em mim, apostaram em meu nome. E quero dizer que eu volto com força total,  meu comprometimento com este Município é ainda maior, e que vamos continuar na fiscalização, na cobrança, na reivindicação, questionando quando a coisa está mal e incentivando quando as coisas vão bem. Vou fazer o melhor trabalho possível nestes próximos  dois anos de mandato.

Agradeço a Deus pela saúde, pela oportunidade, e que Deus nos ilumine que nós possamos fazer sempre o melhor aqui na casa de Leis, a casa onde nós representamos esse povo tão querido e que tanto precisa do nosso trabalho. E que o foco desta Câmara seja realmente ajudar, de todas as formas, a tirar a nossa Saúde da UTI. Deus abençoe a todos vocês!”.