quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Dengue, Zika Vírus e Chikungunya: Saiba diferenciar os sintomas


Apesar dos sintomas da dengue, Zika vírus e febre Chikungunya serem semelhantes existem algumas diferenças entre eles que ajudam a identificar estas doenças.

Embora as três doenças sejam causadas pela picada do mosquito Aedes Aegypt, o vírus de cada uma delas é diferente e é por isso que elas se manifestam de formas diferentes e possuem duração e complicações diferentes.

Veja quais são os sintomas específicos
 de cada doença:



Apesar de existirem 4 tipos de dengue os sintomas são sempre os mesmos. No entanto, pessoas que já tiveram dengue alguma vez podem desenvolver a febre hemorrágica da dengue. Seus sintomas incluem olhos vermelhos, vômitos intensos, pele pálida, fria e úmida e sangramentos. Em caso de suspeita deve-se ir para o hospital para realizar o tratamento que inclui soro e plasma sanguíneo.

Tratamento da Dengue, Zika Vírus

 e Febre Chikungunya


O tratamento da dengue, zika vírus e febre chikungunya são semelhantes, com medidas que envolvem alívio da dor e hidratação. Os medicamentos indicados, geralmente são Paracetamol ou Dipirona, mas estes só devem ser usados quando recomendados pelo médico. As aspirinas não devem ser usadas porque aumentam o risco de sangramentos. Veja o nome comercial de alguns medicamentos que não devem ser usados em caso de dengue, Zika ou Chicungunya: Remédios para dengue.

Quando os sintomas destas doenças se manifestam é importante levar o indivíduo para uma consulta médica porque os casos de Dengue, Zika vírus e Chikungunya devem ser informados às autoridades e porque podem surgir complicações que comprometem a vida do indivíduo.

As crianças também devem ter uma atenção especial porque possuem maiores riscos de complicações.

Como evitar estas doenças


O período de maior risco de contágio da dengue, Zika vírus e febre chikungunya é no verão, especialmente durante ou após dias de chuva porque o Aedes Aegypt, se reproduz em água limpa e parada e a melhor forma de evitar estas doenças é impedindo a proliferação do mosquito, eliminando toda água limpa e parada das casas e empresas.

Uma outra estratégia, que pode ajudar é evitar as picadas do mosquito, ingerindo alimentos ricos em vitamina B1, como Ovomaltine, arroz integral e levedura de cerveja, ou tomando um suplemento desta vitamina que se compra na farmácia.

FONTE:tuasaude.com

2 comentários:

  1. BOA TARDE EU GOSTEI DESTA MATERIA GOSTARIA IMPRIMIR PRO MEU TRABALHOR ESCOLAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Verônica, com certeza, fique à vontade. Ficamos felizes pela sua participação neste blog. Boa tarde!

      Excluir

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho