Apesar dos sintomas da dengue, Zika vírus e febre Chikungunya serem semelhantes existem algumas diferenças entre eles que ajudam a identificar estas doenças.
Embora as três doenças sejam causadas pela picada do mosquito Aedes Aegypt, o vírus de cada uma delas é diferente e é por isso que elas se manifestam de formas diferentes e possuem duração e complicações diferentes.
Veja quais são os sintomas específicos
de cada doença:
Apesar de existirem 4 tipos de dengue os sintomas são sempre os mesmos. No entanto, pessoas que já tiveram dengue alguma vez podem desenvolver a febre hemorrágica da dengue. Seus sintomas incluem olhos vermelhos, vômitos intensos, pele pálida, fria e úmida e sangramentos. Em caso de suspeita deve-se ir para o hospital para realizar o tratamento que inclui soro e plasma sanguíneo.
Tratamento da Dengue, Zika Vírus
e Febre Chikungunya
O tratamento da dengue, zika vírus e febre chikungunya são semelhantes, com medidas que envolvem alívio da dor e hidratação. Os medicamentos indicados, geralmente são Paracetamol ou Dipirona, mas estes só devem ser usados quando recomendados pelo médico. As aspirinas não devem ser usadas porque aumentam o risco de sangramentos. Veja o nome comercial de alguns medicamentos que não devem ser usados em caso de dengue, Zika ou Chicungunya: Remédios para dengue.
Quando os sintomas destas doenças se manifestam é importante levar o indivíduo para uma consulta médica porque os casos de Dengue, Zika vírus e Chikungunya devem ser informados às autoridades e porque podem surgir complicações que comprometem a vida do indivíduo.
As crianças também devem ter uma atenção especial porque possuem maiores riscos de complicações.
Como evitar estas doenças
O período de maior risco de contágio da dengue, Zika vírus e febre chikungunya é no verão, especialmente durante ou após dias de chuva porque o Aedes Aegypt, se reproduz em água limpa e parada e a melhor forma de evitar estas doenças é impedindo a proliferação do mosquito, eliminando toda água limpa e parada das casas e empresas.
Uma outra estratégia, que pode ajudar é evitar as picadas do mosquito, ingerindo alimentos ricos em vitamina B1, como Ovomaltine, arroz integral e levedura de cerveja, ou tomando um suplemento desta vitamina que se compra na farmácia.
BOA TARDE EU GOSTEI DESTA MATERIA GOSTARIA IMPRIMIR PRO MEU TRABALHOR ESCOLAR.
ResponderExcluirOlá Verônica, com certeza, fique à vontade. Ficamos felizes pela sua participação neste blog. Boa tarde!
Excluir