quarta-feira, 30 de março de 2016

ALINE PARTICIPA DE CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

A vereadora participou na noite desta segunda-feira, 29, da 6ª Conferência Municipal de Educação. O evento sediado no auditório da Secretaria Municipal de Educação teve como tema principal o Fortalecimento do Conselho Municipal de Educação. 

Quase 200 pessoas representantes dos diversos segmentos que compõem o Conselho, como diretores, professores, funcionários, pais e estudantes da educação básica, além de membros do conselho escolar, representantes das escolas particulares e conveniadas estiveram presentes. 

A palestrante do evento foi a Irmã Edites Bet, diretora do colégio e da Faculdade Sagrada Família. Após a palestra ocorreu a eleição dos membros do Conselho Municipal de Educação da gestão 2016-2018.

"Foi um encontro maravilhoso, as palavras da Irmã Edites fez com que reflitamos sobre a situação não só do nosso município mais também do nosso país. Que não podemos nos acomodar, cada cidadão  tem a sua responsabilidade no Conselho de Educação, em nossas escolas, construindo mais que alunos, seres humanos capazes de mudarem o destino da nossa sociedade e do mundo que nos cerca. Fiquei muito feliz com a participação de nossos educadores e demais envolvidos. 
E como diz a música do Lulu Santos cantada ao final da palestra: "Tudo o que se ver não é igual ao que a gente viu a um segundo, tudo muda o tempo todo...." todo dia é diferente, e não basta ser diferente, precisa ser melhor, e isto cabe a cada um de nós!", ressaltou Aline.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Castro







quarta-feira, 23 de março de 2016

SESSÃO 23-03: ALINE REQUER SOBRE REFORMAS NA ESCOLA DO BELA VISTA

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 23, foram aprovados sete requerimentos. Na grande maioria destas proposições os parlamentares solicitam que órgãos competentes, como a Prefeitura, enviem informações sobre assunto de interesse público, como sobre a conclusão da reforma na Escola Municipal do Bela Vista; a construção de uma nova cadeia pública fora do perímetro urbano; pavimentação asfáltica na Vila Farias; área de lazer em espaço disponível no Bairro Bom Pastor e sobre locações de máquina, e veículos pela Administração.

Quanto às informações acerca da Escola do Bela Vista, a vereadora Aline Sleutjes, autora da proposição, visa saber quando serão finalizadas as obras de reformas, iniciadas e abandonadas por uma empresa em meados de agosto do ano passado.A empresa, mesmo notificada não retomou as obras.

Devido às fortes chuvas que ocorrera neste período, a estrutura física da instituição ficou comprometida. Após isso, outra empresa foi contratada em caráter emergencial, para realizar cobertura metálica. No entanto, além de reparos a serem feitos, resta ainda algumas obras como no ginásio de esportes, que está impossibilitado de ser utilizado pelos estudantes. 

Assim como os requerimentos, o projeto de lei n° 27/2015, que altera disposições da Lei nº 2.287/2011, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Profissionais do Magistério Público de Castro, recebeu votação favorável após discussão e votação única. 

Os projetos de lei n° 21 e 26/2016 foram aprovados após passar por segunda apreciação e seguem para sanção do Prefeito. As propostas autorizam a criação do cargo de geógrafo no quadro de cargos, carreiras e salários do Executivo e extinção do de Diretoria de Pesquisa e Informação.

Em primeira votação foram aprovadas três propostas. A primeira possibilita a Prefeitura a outorgar, através de concessão de uso mediante processo licitatório, o espaço público situado no Parque Dario Macedo, para a exploração de atividades lícitas. 

A segunda inclui um representante do Ministério Público no Conselho Gestor do Fundo Municipal dos Direitos do Consumidor e aumenta a possibilidade de participação da sociedade civil no conselho que representa os consumidores da municipalidade. 

O último deles altera a nomenclatura do cargo de advogado para procurador jurídico e de guardião para guarda patrimonial. As três matérias serão avaliadas novamente na próxima reunião.

Também foram apresentadas em plenário seis indicações que solicitam providências quanto ao acúmulo de lixo na Rua Jerônimo Cabral Pereira do Amaral, calçamento de pedras na Rua Eurico da Silva Gomes, colocação de meio fio na Travessa Rogério Galetto, construção de cobertura nos pontos de ônibus ao longo da rota do transporte coletivo, instalação de luminária na Rua Karl Joseph Hoffmann, e, a prestação de serviços de entrega de correspondências na Rua Luiz de Biassio.

A próxima sessão ordinária será realizada na quarta-feira, dia 06 de abril, às 14 horas.

*Com informações da Câmara Municipal de Castro

       Fotos: Claudia Geisler





terça-feira, 22 de março de 2016

AUDIÊNCIA PÚBLICA: AUTORIDADES E COMUNIDADE DEBATEM SEGURANÇA

Na noite de ontem, segunda-feira, 21 de março, o plenário da Câmara Municipal de Castro sediou debate sobre a Segurança Pública do município, devido à onda de assaltos que vem acontecendo, principalmente, no comércio local.

Participaram o Prefeito Municipal, Reinaldo Cardoso, do Delegado da Polícia Civil, Emmanoel David, do Comandante da PM, Tenente Leandro Azevedo Thereza, e da Secretária Municipal de Segurança Pública, Regina Vassão, além da juíza da Vara Criminal, dra. Erika Watanabe e promotora Heloisa.

O Delegado da Polícia Civil, Emmanoel David, relatou que de um ano para cá a cidade cresceu, a criminalidade aumentou, mas o efetivo continuou o mesmo. O delegado acredita que a cidade vive uma onda de criminalidade sazonal, e lembrou que ela já passou por momentos mais críticos no tocante a segurança.

David ressaltou que os órgãos competentes querem que a cidade seja bem vista no Estado do Paraná, e que para tentar mudar a situação tem-se unido com a Polícia Militar e com a Guarda Municipal para efetivamente fazer segurança pública, como foi realizado no aniversário da cidade.

O Comandante da PM, Tenente Leandro Thereza, explicou que a 3ª Companhia, vinculada ao 1° Batalhão de Ponta Grossa, atua em Castro e atende também as cidades de Carambeí, Piraí do Sul, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés. 

O tenente destacou as dificuldades enfrentadas no cotidiano por conta da falta de policiais e estrutura, visto que, por exemplo, algumas viaturas estão paradas por falta de manutenção, e falou sobre a criação de uma companhia independente na cidade, que possibilitaria a vinda de um número maior de agentes.

A Secretária Municipal de Segurança, Regina Vassão, abordou que possui uma vantagem em relação à PM e Polícia Civil, devido a pasta possuir recursos próprios, advindos da arrecadação de zona verde, o que possibilitou a compra de novas viaturas, motos, e investimentos em treinamentos. 

Regina enfatizou que a aquisição de câmeras de monitoramento está em fase de licitação, e que a ideia é unificar a central de atendimento da Guarda e da PM, para que atendam numa mesma ação. Além disso, a secretária afirmou que uma das prioridades é contratar mais guardas para fazer um posto avançado nos Distritos de Socavão e Abapan.

O Presidente da Acecastro, Lino Lopes, falou na tribuna e reconheceu o esforço da PM, delegacia, e guarda municipal, que têm desenvolvido um trabalho brilhante mesmo diante das dificuldades, e solicitou uma reflexão no intuito de fazer um inventário das necessidades mais urgentes dos órgãos de segurança. 

Lopes solicitou que os vereadores cobrem comprometimento dos candidatos a deputado, para que tragam recursos para Castro, e aos poderes Executivo e Legislativo, que reforcem as leis orçamentárias no tocante a segurança que, neste momento, necessita maiores investimentos.

Os vereadores Aline Sleutjes Roberto, Joel Elias Fadel e Maria de Fátima Barth Antão Castro se pronunciaram sobre o assunto e propuseram-se a levar aos representantes do estado as reivindicações e necessidades da segurança na cidade.

Aline evidenciou que o trabalho executado na cidade é de qualidade, mas com investimentos na estrutura poderia ser ainda melhor. “É uma situação triste, entendemos que não é um problema exclusivo de Castro, mas nós estamos em Castro, e queremos resolver o problema em Castro, que é o que compete a nós”, citou a vereadora.

O Prefeito Municipal, Reinaldo Cardoso, também falou sobre a necessidade de pressionar o Governo do Estado para que dê melhores condições de trabalho para as polícias, e reivindicou maior participação da comunidade castrense, assunto recorrente durante o encontro. O prefeito e demais autoridades explicaram que existe lei que autoriza a composição do conselho municipal de segurança, mas falta comprometimento da sociedade e alguém que realmente a represente, participando, cobrando, exigindo, mas também colaborando. 

Ao final das falas oficiais, vários munícipes apresentaram sugestões, dúvidas e opiniões. Neste momento também se manifestou a Juíza Erika Watanabe, que discorreu sobre o trabalho que o Judiciário vem desenvolvendo na cidade.

*Com informações da Câmara Municipal de Castro
                        

      Fotos: Claudia Geisler

sábado, 19 de março de 2016

PARABÉNS CASTRO, 312 ANOS



CELEBRAÇÕES 



Iniciou nesta quinta-feira 17, as comemorações dos 312 anos de Castro, celebrado no dia 19 de março. São diversas atrações até este domingo que inclui atividades culturais, esportivas, feira de produtos da agricultura familiar, 2ª Expo&Flor, 1º Festival de Food Trucks de Castro e o 1º Encontro de Carros rebaixados e carros antigos de Castro.

Para este sábado, a partir das 15h30 haverá aulão de dança de diversos; às 17horas lançamento do livro '40 anos de Arte', do autor Celso Parubocz, na Fazenda Capão Alto. A partir das 19 horas, inicia o evento Uma Noite de Música no Museu do Tropeiro. E ainda das 14 às 22h acontece o Circuito Histórico-Cultural com visitas ao Museu do Tropeiro e Casa da Praça, e também no período da tarde, no Moinho da Castrolanda e Fazenda Capão Alto.

Amanhã, domingo, a programação inclui Corrida Rústica, Missa em Homenagem aos 312 anos de Castro, 1º Encontro de Carros rebaixados e carros antigos de Castro no Parque Lacustre, espetáculo teatral infantil no Teatro Bento Mossurunga a partir das 16h, e encerramento da 2ª Expo&Flor e do Festival de Food Trucks.



HISTÓRIA DE  CASTRO, 

CIDADE MÃE DO PARANÁ



Pelo regime de sesmarias, a Coroa Portuguesa concedia vastas extensões de terra às famílias que pretendessem se fixar nos Campos Gerais, sendo a primeira a ser contemplada em 1704. 

Anos mais tarde, por volta de 1730 foi aberto o Caminho das Tropas, onde os tropeiros iam de Viamão - RS à Sorocaba - SP para negociar muares. Com isso nossa região se tornou passagem de inúmeras tropas, que eram obrigadas a pernoitarem aqui quando as águas do rio Iapó transbordavam. Derivou-se então a primeira denominação da localidade: “Pouso do Iapó.

Com a população em expansão, no ano de 1774, o Pouso foi elevado à categoria de Freguesia, chamada “Freguesia de Sant’Ana do Iapó”. Em 1789, já com um extenso povoado tornou-se “Vila Nova de Castro”, e em 21 de janeiro de 1857 finalmente foi elevada a Cidade, com o nome Castro.

A partir de 1885, Castro começou a receber um grande fluxo de imigrantes - poloneses, italianos, eslavos, alemães, holandeses e japoneses -que juntos transformaram nossa cidade em um centro de referência nacional e internacional de produção agrícola e pecuária.

Hoje Castro tem como base de sua economia a atividade agropecuária, consolidando-se como um dos maiores produtores do Estado, é também é uma das principais bacias leiteiras do Paraná e do Brasil em produtividade e qualidade genética.

A cidade está localizada na região dos Campos Gerais, tem aproximadamente 70 mil habitantes e, em extensão, é o 3º maior município do Estado. Possui excelente potencial turístico devido à sua história, desenvolvimento, relevo privilegiado e às belezas próprias da região dos Campos Gerais.



CURIOSIDADES  


- Foi elevada a cidade em 1857, no dia 21 de janeiro, e ficou sendo a primeira cidade instituída no Paraná após a emancipação de São Paulo. Por esse motivo é chamada de “Cidade Mãe”. 
- Por ocasião da Revolução Federalista o Dr. Vicente Machado transferiu para Castro a capital do Estado pelo Decreto 24 de 18 de janeiro de 1894, sendo revogado em 29 de abril de 1894. Portanto, Castro foi capital do Estado por 3 meses e 11 dias.

- A casa do Museu do Tropeiro é considerada a mais antiga da cidade, e o Museu é o primeiro do gênero no Brasil. 
- O Município de Castro é considerado uma das principais bacias leiteiras do Brasil pela qualidade e quantidade de leite, sendo o 1º em volume de leite produzido no Brasil.

- Sua população (estimada) é de 70.810 habitantes. (Fonte: IBGE 2015). 
- É o 3º maior município do Paraná em extensão. Sua área compreende 2.533,247 km?2;. (Fonte: ITCG)
- Os municípios que fazem fronteira com Castro são: Piraí do Sul, Doutor Ulisses, Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Campo Largo, Ponta Grossa, Carambeí e Tibagi.

                        Fotos: Marcio Bueno/Jornal de Castro


























quinta-feira, 17 de março de 2016

SESSÃO 16-03- APROVADO AUXÍLIO TRANSPORTE A UNIVERSITÁRIOS

Sessão ordinária foi realizada na tarde desta quarta-feira, 16, no Plenário da Câmara  Iniciado os trabalhos, em votação única, os vereadores aprovaram o projeto de lei n° 173/2015, que concede auxílio transporte aos estudantes de curso superior e curso técnico.

A proposta foi aprovada com emenda das Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento, que apresentaram anexo único com as pontuações a serem atribuídas a cada critério a ser avaliado. Nestes critérios serão considerados, por exemplo, a renda familiar do estudante, situação habitacional, de trabalho, educacional, e grupo familiar.

A pontuação atribuída, que não constava no projeto enviado pelo Executivo, foi discutida em audiência pública, no último sábado, 12. Foram apresentadas, ainda, emendas possibilitando que alunos de cursos profissionalizantes e semipresenciais sejam contemplados com o auxílio, sendo observada a proporcionalidade dos dias em que seja necessário o deslocamento. Além disso, os que necessitam deslocar-se do interior do município para a cidade em virtude dos estudos também serão inclusos.

Após a aprovação, o projeto foi encaminhado ao Executivo Municipal, para sanção do Prefeito Municipal, e início da vigência da Lei.

Também foi aprovado em turno único, o projeto de decreto legislativo n° 01/2016, que referenda convênio a ser celebrado entre o Município e o Juízo Eleitoral da cidade, para cessão de 16 estagiários que colaborarão com o cadastro biométrico de eleitores.

Em segunda votação foram aprovados três projetos, instituindo a taxa de inspeção de produtos de origem animal, extinguindo o cargo em comissão de Chefe do Departamento de Concessão, Permissão e Serviços Auxiliares, e incluindo parágrafo na Lei n° 712/1994 para retirar a inalienabiliddae e impossibilidade de transferência dos direitos da área doada à Empresa Vapza Alimentos.

Seis proposições constavam na pauta para serem apreciadas pela primeira vez, porém devido a pedido de vistas, dilação de prazo e de informações complementares, apenas dois deles passaram por processo de discussão; o projeto de lei n° 21/2016, que cria o cargo de geógrafo no quadro de funcionários do Executivo, e o de n° 26/2016, que extingue o cargo em comissão de Diretoria de Pesquisa e Informação, passam por segunda votação na próxima semana.

Das duas Indicações da vereadora Aline Sleutjes, uma delas aponta a necessidade de medidas que visem a segurança na Rua Wenceslau Braz, esquina com Francisco Botogoski, no bairro Morada do Sol V. A esquina se tornou perigosa, pois os motoristas não respeitam a preferencia. Moradores contam que muitas colisões e acidentes já ocorreram ali.

A outra proposição solicita melhorias na Rua Miguel Zahdi, no Arapongas. A via está intransitável e moradores aguardam há muito tempo benfeitorias nesta rua, a fim de contribuir para a qualidade de vida da população local.
A próxima sessão ordinária acontecerá na quarta-feira, 23, às 14 horas, no plenário da Câmara.

                          Fotos: Claudia Geisler


terça-feira, 15 de março de 2016

Dona de casa também tem direito à aposentadoria

Ser dona de casa não é tarefa fácil. Sempre há novos afazeres domésticos e o serviço parece nunca terminar. Apesar das diversas tarefas diárias não serem remuneradas, a dona de casa também pode investir no futuro e pagar o INSS.

Ela é considerada uma contribuinte facultativa e para realizar a contribuição não pode exercer nenhuma atividade remunerada, deve ter mais de 16 anos de idade e abrir uma inscrição no INSS. Existem dois tipos de planos para o contribuinte facultativo: O simplificado e o completo.

No simplificado, o valor recolhido é de 11% do salário mínimo, ou seja, R$ 86,68 o valor da contribuição. Neste plano a dona de casa pode se aposentar depois de 180 contribuições e após completar 60 anos de idade. A dona de casa que se aposentar pelo plano simplificado recebe o valor de um salário mínimo na aposentadoria.

Já no plano completo o valor a ser recolhido é de 20% do salário mínimo. O valor atual da contribuição, neste plano, seria de R$ 157. O valor a ser recebido na aposentadoria no plano completo pode chegar a R$ 4,6 mil e o contribuinte pode se aposentar por tempo de contribuição, que é 30 anos.




ORIENTAÇÃO

O advogado especialista em previdência, Thiago Dourado, recomenda que a contribuição facultativa simplificada seja feita a partir dos 45 anos. “Eu recomendo essa idade porque só aos 60 anos o contribuinte pode se aposentar e, com isso, completa 15 anos de contribuição. Já no completo recomendo começar a pagar o quanto antes”, diz.

Segundo o advogado, também existe o plano facultativo especial, que é voltado a pessoas de baixa renda, que possuam renda familiar de até dois salários mínimos. No facultativo especial o valor recolhido corresponde a 5% do valor do salário mínimo.

“No facultativo especial a pessoa precisa estar cadastrada no CAD único, que é um cadastro único para bolsas sociais do governo, como bolsa família. Esse cadastro tem que ser atualizado todo ano”, explica Dourado.

Caso o contribuinte tenha feito a contribuição, mas tenha parado de pagar por um período, ao se aposentar será necessário complementar esse valor.
Caso a dona de casa já tenha tido um emprego e já tenha o cadastro no INSS, ela não precisará realizar um novo cadastro. “Ela pode aproveitar aquela inscrição de um emprego anterior. A contribuição que ela já fez é identificada por um código, então, se ela quiser pode pagar o restante das contribuições que o que ela já pagou não será perdido”, afirma o advogado.

DIREITOS

Os segurados facultativos têm todos os direitos do INSS, como auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e pensão por morte.

Segundo a dona de casa Marlise De Laurentiis, pagar o INSS trás segurança para o futuro: “É um recurso a mais, você não sabe o que vai acontecer na sua vida, pode ser que um dia você precise do dinheiro até mesmo para pagar remédio na velhice”.

quinta-feira, 10 de março de 2016

SESSÃO 09-03: Aline fala de obras inacabadas em Cmei



Sessão ordinária aconteceu na tarde desta quarta-feira, 09, no Plenário da Câmara. Após a leitura do expediente, a vereadora Aline Sleutjes fez uso da tribuna, parabenizou as mulheres pelo seu dia, e deu sequência falando do Centro de Educação Padre Livio Donati e das estradas rurais. A vereadora esteve na manhã de ontem na instituição que passa por reformas, desde outubro do ano passado e deve receber 130 crianças de até 3 anos. 


A previsão é de que as aulas iniciem na segunda-feira, mas o fato é que falta muito ainda para a conclusão da reforma e o início das atividades prejudicaria as crianças, devido à sujeira, cheiro de tinta e exposição a produtos de limpeza, assim como as professoras e demais profissionais que estão na escola desde o início de fevereiro. 

 “Peço a sensibilização da Secretaria de Educação, pois é impossível começar as aulas na segunda-feira. Entendemos que as mães precisam, que demanda por vagas é enorme, que a expectativa é grande, mas não podemos fazer com que nossas crianças corram riscos. Como mãe eu não gostaria que meu filho estudasse lá nestas condições. Mais um pouquinho de paciência fará com que a instituição fique 100% pronta e adequada a iniciar seu funcionamento", salientou. Ofício será protocolado no Ministério Público acerca deste assunto e das estradas rurais.


Quanto às estradas rurais, Aline ressaltou o início de safra e as estradas estão em péssimo estado, visto que em muitos trechos não foi realizado cascalhamento e manilhamento adequados, como é o caso do trecho próximo à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). “Se queremos que nosso município cresça, aumente arrecadação, desenvolva, e gere empregos, temos que garantir no mínimo o direito de ir e vir com qualidade, neste caso, dar condições para que os agricultores escoem sua produção”, considerou. Indicação solicitando melhorias nas estradas também foi apresentado.


Retomada a sessão, foram aprovados aprovaram após discussão e votação única o projeto de lei n° 20/2016, que altera o Art. 1° da Lei n° 2874 de 12 de maio de 2014, para adequar o número da matrícula do terreno doado à empresa Prime Concretos Ltda e o mesmo possa ser transferido para o empreendimento, além de seis requerimentos. Em segunda votação foram aprovadas duas matérias.


Em primeira votação foram aprovados três propostas de lei, instituindo a taxa de inspeção de produtos de origem animal, extinguindo o cargo em comissão de Chefe do Departamento de Concessão, Permissão e Serviços Auxiliares, e incluindo parágrafo na Lei n° 712/1994 para retirar a inalienabiliddae e impossibilidade de transferência dos direitos da área doada à Empresa Vapza Alimentos. O projeto de lei complementar n° 03/2013, que dispõe sobre o Código Tributário Municipal, também estava na pauta, mas foi retirado antes da votação, devido pedido de vistas.


Ainda no início desta sessão ordinária, a Casa recebeu o Capitão Marcelo Moreira Só, ex-comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Castro. Na ocasião, o ex-comandante recebeu placa de Voto de Louvor, em agradecimento aos 5 anos de serviços prestados no Município.

O requerimento que concedeu o voto ao capitão foi aprovado na sessão ordinária da semana passada.



Aline destacou a importância da Polícia Militar e o árduo trabalho que o policial enfrenta no seu dia-a-dia, como, por muitas vezes a falta de reconhecimento, e a forma de como lida com a responsabilidade da sua função, priorizando a defesa da sociedade.  Prestigiaram a homenagem, vários policiais da corporação, além do atual comandante da 3ª Cia, Leandro de Azevedo Thereza; do 5° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Major Gustavo Soter de Mariz e Miranda e do Corpo de Bombeiros, Hamilton de Almeida Neto.


A próxima sessão será realizada na quarta-feira, dia 16, às 14 horas, no Plenário da Câmara.

                             Fotos: Claudia Geisler