quinta-feira, 30 de junho de 2016

ALINE RECEBE MAIS DOIS TÍTULOS PELA IMPACTO PESQUISAS

Ainda neste mês, a vereadora Aline receberá mais dois títulos, o de Vereador mais Atuante e Político do ano.

Pela quarta vez consecutiva, Aline foi eleita através de pesquisa de opinião pública Vereador Mais Atuante com 33,06% e Político do Ano com 30,59%.

Aline acredita que o reconhecimento da população se dá pelo trabalho que vem desenvolvendo no Legislativo, sempre focado na transparência, honestidade e na busca por um município melhor.

A homenagem será no dia 14 de julho em jantar oferecido pelo Instituto no moinho da Castrolanda.








VEREADORA RECEBE MEDALHA TIRADENTES

A vereadora Aline Sleutjes foi contemplada, pelo Instituto Tiradentes, com a Medalha Tiradentes - Colar Ouro. O título de Legislador mais Atuante foi concedido após enquete de opinião pública realizada pelo instituto ente os dias 22 de abril a 12 de maio no Município de Castro. A homenagem ocorrerá em sessão solene nos dias 21 e 22 de julho em Florianópolis.

Instituída pelo Instituto Tiradentes, a Medalha Tiradentes - Colar Ouro é conferida apenas aos políticos que obtiveram aprovação na mencionada enquete e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da Comunidade.

Este é o quarto ano consecutivo que a vereadora conquista esta honraria.


quinta-feira, 23 de junho de 2016

SESSÃO: 22-06: ALINE MANTÉM VOTO CONTRÁRIO A PL QUE AMPLIA CARGOS NO EXECUTIVO



Última sessão ordinária do mês de junho aconteceu na tarde desta quarta-feira, 22, no plenário da Câmara. Em pauta Requerimento da vereadora Aline Sleutjes, reiterando proposição apresentada no ano passado, solicita informações quanto à locação de caminhões e máquinas para manutenção e conservação das vias rurais. 

Dentre os questionamentos estão sobre o porquê da não realização do consórcio, sobre a economicidade ao erário em relação à terceirização e demais itens sobre a terceirização de maquinários e caminhões, além da cópia do planejamento para manutenção das estradas rurais do município até o final do ano.


O descontentamento da população do interior em relação à qualidade das estradas é visível pelas inúmeras reivindicações, diante disso, a vereadora levantou os questionamentos levando em consideração a preocupação que tem com o bem estar dos moradores da zona rural do nosso município.


A outra proposição indica necessidade de reparos em calçamento de poliedros na rua Francisco Telles na Vila Rosário. A via apresenta grandes buracos e pedras soltas e o reparo se faz necessário para garantir a boa fluidez do tráfego que é intenso devido à escola e ao Cmei nesta rua.


Ainda na sessão, foi aprovado após segunda votação o projeto de nº 31/2016. A proposta enviada para o Legislativo visava a ampliação do número de vagas de biólogo, criação do cargo de profissional de comunicação, redução das vagas de contador e economista, e extinção dos cargos de relações públicas e de jornalista.


Na semana passada o projeto foi aprovado por sete votos a três da maneira como foi enviado pelo Executivo, porém, na sessão de hoje, os parlamentares da comissão de constituição e justiça apresentaram a emenda supressiva à redação. 

Através desta alteração, sugeriu-se a retirada dos artigos 1°ao 4°, que se referem ao cargo de Profissional de Comunicação, justificando que a criação de cargos é vedada pela Lei de Responsabilidade Fiscal quando o índice de despesas com pessoal está extrapolado, tema de alerta emitido recentemente pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná. 

O projeto com a emenda recebeu 8 votos favoráveis e 2 contrários, sendo um deles da vereadora Aline Sleutjes que manteve sua posição desde a entrada do projeto na Casa, e agora segue para sanção do Prefeito.


Além da votação do projeto acima citado, a sessão foi marcada pela emoção dos funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Castro - APAE com a aprovação unânime da proposta de decreto legislativo n° 05/2016, que referenda convênio a ser firmado entre o município e a entidade para repasse de pouco mais de R$ 39 mil. 

A psicóloga e coordenadora da política de assistência da APAE, Maisa Santos Bourguinon, falou aos legisladores sobre a necessidade de aprovação do convênio para fortalecimento das atividades de assistência social da associação, que visa o acompanhamento constante dos familiares e dos usuários que necessitam de atendimento.


A vereadora Aline ressaltou o amor ao trabalho desenvolvido pela instituição às crianças especiais.

Assim como o decreto, outros quatro projetos de lei e quatro requerimentos receberam votação favorável em turno único. 

Os projetos de lei autorizam o Executivo a abrir créditos para assegurar despesas com a perfuração de poços artesianos no interior e pintura externa do centro cultural Mariinha Macedo, a desafetar área que constitui parte da Rua José Agnelo Barbosa, e a implantar o Programa de Desligamento Voluntário 2016- PDV.


Dois projetos constavam na pauta para passar por primeira votação, porém nenhum chegou a ser apreciado. A proposta de lei complementar n° 03/2013 que discorre sobre o Código Tributário Municipal recebeu pedido de vistas, e ao projeto n° 24/2016 foi anexado pedido de informações complementares pelas Comissões.


*Com informações da Câmara Municipal de Castro.


     Fotos: Claudia Geisler



quinta-feira, 16 de junho de 2016

SESSÃO 15-06: PROJETO QUE CRIA CARGOS É APROVADO POR SETE VOTOS A TRÊS



Durante sessão ordinária realizada na tarde desta quarta-feira, 15 de junho, os vereadores da Câmara Municipal de Castro aprovaram o projeto de lei n° 47/2016, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2017- LDO. A proposta passou por primeira discussão na sessão anterior e agora, após segunda votação, segue para a sanção do Prefeito com emendas apresentadas pelas Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento.


Conforme determina a Lei Orgânica do Município no Art. 159, o projeto da LDO deve ser enviado ao Executivo, já aprovado, até o dia 30 de junho. Esta lei orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, que deve ser enviada para a Câmara até 30 de setembro.


Constavam na pauta para passar por primeira votação dois projetos. O projeto de lei complementar n° 03/2013, que dispõe sobre o Código Tributário Municipal, recebeu pedido de vistas da vereadora Aline Sleutjes e não foi votado. 


Já a proposta de lei ordinária n° 31/2016, que amplia o número de vagas de biólogo, cria o cargo de profissional de comunicação, reduz as vagas de contador e economista, e extingue os cargos de relações públicas e de jornalista, foi aprovado por sete votos a três, sendo um dos votos contrários o da vereadora Aline Sleutjes, Regina Batista Severino e Itari Cropolato.


A vereadora, que estudou criteriosamente, este projeto, argumentou sobre o índice de pessoal estar acima dos 55%, acima do limite prudencial previsto pelo Tribunal de Contas. Além disso, a lei de Responsabilidade Fiscal prevê que extrapolado os limites fica proibido a criação de novos cargos, empregos ou funções. 

Conforme atas de Reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente se faz necessário a contratação de uma equipe multidisciplinar para desenvolver os trabalhos e projetos da área ambiental, no entanto só foi contratado 1 biólogo e os demais profissionais não. E agora o executivo quer abrir mais 2 cargos da mesma função sendo que o concurso de biólogo era para apenas 1 vaga e esta já foi chamada. Mesmo assim, os demais vereadores aprovaram o projeto.


A vereadora Aline, com apoio do vereador Gerson ,apresentou proposição indicando a necessidade de placa indicativa de estacionamento temporário e pintura de faixa na Avenida Presidente Kennedy. A reivindicação partiu de moradores e comerciantes no entorno que relatam que motoristas estacionam seus carros nas vagas existentes pela manhã e só retiram à noite, impossibilitando os demais cidadãos que necessitam estacionar para circular nos pontos comerciais ali existentes. Além disso, eles reclamam que veículos ficam estacionados nas garagens, bloqueando a passagem dos proprietários.


Desta forma, a solicitação é a sinalização temporária (15 minutos) em frente aos respectivos espaços comerciais, bem como faixas e indicação de garagens solucionariam o referido problema.


A próxima sessão ordinária será na próxima quarta-feira, 22, no Plenário da Câmara.

"Trabalhando com dedicação e honestidade vou representando nossos munícipes com respeito e fazendo jus ao cargo a mim confiado, cumprindo com minha obrigação de vereadora e porta-voz do povo", concluiu Aline.

    Fotos: Claudia Geisler


Criação de cargos no Executivo: Apenas três votaram contra
  


quarta-feira, 8 de junho de 2016

SESSÃO 08-06: INDICA NECESSIDADE DE MELHORIAS NAS ESTRADAS DE ARROIO BONITO E GUABIROBA

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 08, a vereadora Aline Sleutjes apresentou proposição indicando necessidade de melhorias nas estradas de Arroio Bonito e do Bairro Guabiroba.

A reivindicação partiu dos moradores destas localidades que têm sofrido com a precariedade das estradas. Eles ressaltam que o estado das estradas não se deve somente às chuvas destes últimos dias, mas que é um fator permanente, anos não são beneficiados e as condições afetam a vida destas pessoas, que são totalmente dependentes das estradas, seja para irem à escola, virem à cidade, ao médico, enfim, para a sua completa subsistência.

A vereadora ressalta que o objetivo é sempre garantir a qualidade de vida e locomoção da população que vive na área rural do nosso Município.

Ainda nesta sessão foi aprovado após votação única o projeto de lei n° 57/2016 autorizando o Executivo a realizar a baixa de valores lançados em nome da Comunidade Bethânia, que encerrou suas atividades sociais em 2012. 

Segundo a justificativa da proposta, a baixa dos débitos visa a regularização da área onde a entidade estava instalada para possibilitar a sua subdivisão e utilização por pequenas empresas.


O projeto de lei n° 31/2016, foi retirado para estudos. O Projeto de Lei nº 47/2016 (LDO), foi aprovado em primeira votação com emendas apresentadas pelas Comissões Permanentes e na próxima semana passa por nova análise, ele dispõe sobre as diretrizes para elaboração da lei orçamentária para o exercício financeiro de 2017. 

A próxima sessão ordinária será realizada na quarta-feira, dia 15, às 14 horas, no plenário da Casa de Leis.

"Sempre ando pelo interior e fico muito triste e preocupada em ver a situação em que encontram-se nossas estradas. O principal pedido deles sempre é estrada de qualidade. Sabendo da total dependência do povo do interior, seja para irem à escola, virem à cidade, ao médico, enfim, o executivo precisa garantir a qualidade de vida e locomoção das pessoas que vivem na área rural do nosso Município", afirmou Aline.

* Com Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro.
 
                           Fotos: Claudia Geisler


quinta-feira, 2 de junho de 2016

LDO: AUDIÊNCIA PÚBLICA ACONTECEU NESTA QUARTA



Após a sessão ordinária desta quarta-feira, dia 01 de junho, às 16 horas, a Câmara realizou a audiência pública para debate sobre o projeto de lei n° 47/2016, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da lei orçamentária para o exercício financeiro do ano de 2017. O encontro foi presidido pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento.
 
Através de parecer apresentado em audiência, as comissões apresentaram emendas à proposta enviada pelo Executivo, indicando a correção de erros constantes em anexos e a inclusão de termos em artigos. 


Os pareceres foram aprovados por unanimidade, bem como o projeto com as emendas. A proposta segue o trâmite dentro da Câmara e deve passar por duas discussões e votações nas próximas semanas.

"Uma das leis mais importantes do Município, mas infelizmente apenas dois cidadãos e 6 vereadores participaram da audiência. Nesta lei consta todas as metas para 2017 e logo votaremos a LOA que é o orçamento para a execução destas metas. Estou convencida de que só teremos maturidade política quando houver ampla participação da sociedade. Uma comunidade que participa, sabe cobrar e reivindicar. Uma cidade não se constrói apenas com líderes políticos, mas com líderes comunitários, trazendo os anseios da população", completou a vereadora.


* Com Assessoria da Câmara Municipal de Castro



       Foto: Claudia Geisler

SESSÃO: 01-06: ALINE REQUER SOBRE CASTRAÇÃO A ANIMAIS COM TUTORES

Primeira Sessão ordinária do mês de junho aconteceu na tarde desta quarta-feira, 1°, no Plenário da Câmara.

Requerimento da vereadora Aline Sleutjes solicita à Secretaria Municipal de Saúde estudos para viabilização de castração de animais que possuem tutores.

A sugestão é dos munícipes, para que o canil passe a oferecer o procedimento de forma gratuita  também aos cães e gatos que possuem tutores, mas que não possuem condições financeiras de arcar com os custos da castração.

Aline acredita que esta medida ajudará e muito a evitar que mais animais vão para as ruas e contribuam para o aumento de animais abandonados.

Sabe-se do grande avanço obtido para diminuir o aumento da população canina em nossa cidade, através do trabalho realizado pelo canil municipal e pela Associação Amizade Animal - AMA e esta iniciativa auxiliará a melhorar esta questão na cidade de Castro. 

Outra proposição da vereadora diz respeito a necessidade de sinalização e pintura de faixa nas ruas do bairro Cantagalo.

Este pedido também partiu de moradores que solicitam sinalização nas ruas do bairro, bem como pinturas com a indicação de PARE; as letras estão apagadas. O objetivo é garantir a segurança de todos que transitam pelas vias, sejam motoristas ou pedestres.

Na sessão de hoje ainda foi aprovado após segunda discussão o projeto de emenda à Lei Orgânica nº 01/2016. O projeto visa à diminuição do número de vereadores para o próxima gestão. 

De acordo com a emenda n° 12/2012, a Casa de Leis seria composta por 15 vereadores durante o mandato de 2017 a 2020, porém, com a aprovação desta nova emenda, os munícipes de Castro elegerão 13 representantes para integrar o Legislativo Municipal nos próximos quatro anos. Conforme determina a própria Lei Orgânica esta emenda será promulgada pela Mesa Executiva da Casa e passa a vigorar na data de sua publicação em Diário Oficial.
 
Outros sete projetos foram aprovados nesta reunião e seguem para sanção do Prefeito Municipal. A iniciativa n° 42/2016 extingue o cargo de gari da estrutura funcional da prefeitura, e as de números 51, 52, 53, 54 e 56/2016, autorizam a prefeitura a abrir créditos adicionais.

Estes créditos irão assegurar a aquisição de cartuchos de arma de fogo e de pistolas calibre 380 a serem utilizadas pela Guarda Municipal do Município, e o pagamento de despesas com a implantação de poços artesianos nas comunidades rurais de Lageado, Olho D’Água das Grutas e Marmeleiro, poços semi artesianos em Garibaldi, Santa Rita e Podolan, custeio de despesas referentes ao convênio com a APAE e proporcionar o pagamento de gastos aprovados no Conselho Municipal de Meio Ambiente.

"A luta é intensa, em todas as sessões temas importantes são debatidos e votados, propostas e sugestões importantes a nossa população são enviadas ao Executivo. Tenho dado o meu melhor e espero estar representando nossa população à altura do que merecem", declarou Aline.

*Com Assessoria da Câmara Municipal de Castro


                          Fotos: Claudia Geisler