quinta-feira, 2 de junho de 2016

SESSÃO: 01-06: ALINE REQUER SOBRE CASTRAÇÃO A ANIMAIS COM TUTORES

Primeira Sessão ordinária do mês de junho aconteceu na tarde desta quarta-feira, 1°, no Plenário da Câmara.

Requerimento da vereadora Aline Sleutjes solicita à Secretaria Municipal de Saúde estudos para viabilização de castração de animais que possuem tutores.

A sugestão é dos munícipes, para que o canil passe a oferecer o procedimento de forma gratuita  também aos cães e gatos que possuem tutores, mas que não possuem condições financeiras de arcar com os custos da castração.

Aline acredita que esta medida ajudará e muito a evitar que mais animais vão para as ruas e contribuam para o aumento de animais abandonados.

Sabe-se do grande avanço obtido para diminuir o aumento da população canina em nossa cidade, através do trabalho realizado pelo canil municipal e pela Associação Amizade Animal - AMA e esta iniciativa auxiliará a melhorar esta questão na cidade de Castro. 

Outra proposição da vereadora diz respeito a necessidade de sinalização e pintura de faixa nas ruas do bairro Cantagalo.

Este pedido também partiu de moradores que solicitam sinalização nas ruas do bairro, bem como pinturas com a indicação de PARE; as letras estão apagadas. O objetivo é garantir a segurança de todos que transitam pelas vias, sejam motoristas ou pedestres.

Na sessão de hoje ainda foi aprovado após segunda discussão o projeto de emenda à Lei Orgânica nº 01/2016. O projeto visa à diminuição do número de vereadores para o próxima gestão. 

De acordo com a emenda n° 12/2012, a Casa de Leis seria composta por 15 vereadores durante o mandato de 2017 a 2020, porém, com a aprovação desta nova emenda, os munícipes de Castro elegerão 13 representantes para integrar o Legislativo Municipal nos próximos quatro anos. Conforme determina a própria Lei Orgânica esta emenda será promulgada pela Mesa Executiva da Casa e passa a vigorar na data de sua publicação em Diário Oficial.
 
Outros sete projetos foram aprovados nesta reunião e seguem para sanção do Prefeito Municipal. A iniciativa n° 42/2016 extingue o cargo de gari da estrutura funcional da prefeitura, e as de números 51, 52, 53, 54 e 56/2016, autorizam a prefeitura a abrir créditos adicionais.

Estes créditos irão assegurar a aquisição de cartuchos de arma de fogo e de pistolas calibre 380 a serem utilizadas pela Guarda Municipal do Município, e o pagamento de despesas com a implantação de poços artesianos nas comunidades rurais de Lageado, Olho D’Água das Grutas e Marmeleiro, poços semi artesianos em Garibaldi, Santa Rita e Podolan, custeio de despesas referentes ao convênio com a APAE e proporcionar o pagamento de gastos aprovados no Conselho Municipal de Meio Ambiente.

"A luta é intensa, em todas as sessões temas importantes são debatidos e votados, propostas e sugestões importantes a nossa população são enviadas ao Executivo. Tenho dado o meu melhor e espero estar representando nossa população à altura do que merecem", declarou Aline.

*Com Assessoria da Câmara Municipal de Castro


                          Fotos: Claudia Geisler





Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho