quarta-feira, 25 de março de 2015

SESSÃO 25-03 - REQUERIMENTO SOBRE GASTOS COM FESTA DOS 311 ANOS

Reunião ordinária aconteceu na tarde desta quarta-feira, 25, no plenário da Câmara Municipal.


FESTA DOS 311 ANOS


Dois requerimentos importantes assinados por todos os vereadores foram apresentados nesta sessão. Um deles pede informações sobre o gasto total com a festa de 311 anos de Castro, referentes aos gastos com estrutura, shows, praça de alimentação, segurança e hospedagem. Se o recurso utilizado foi municipal, estadual ou federal, se poderia ter sido utilizado para outros fins, entre outros questionamentos.



 MEDICAMENTOS

Outro solicita informações quanto à aquisição de medicamentos que não têm distribuição gratuita na farmácia básica do Município.

A intenção é que a população não sofra com a falta de medicação e que possa ter acesso aos remédios dos quais não podem adquirir, devido à condição financeira, e também por ser este um direito do cidadão.


JARDIM ARAPONGAS

Também duas proposições da vereadora entraram em pauta. A primeira delas, indica necessidade de melhorias na Rua Carlos Ensiedel , no Jardim Arapongas.

A rua está em estado precário, são muitos buracos que deixam a via intransitável e alguns moradores têm dificuldades de entrar em suas garagens, devido às valetas que se formam no meio da rua.

As melhorias como canalização da água, por meio de galerias, meio –fio e antipó são solicitadas pelos moradores e contribui para a qualidade de vida da população local.

RUA CARLOS ENSIEDEL, NO ARAPONGAS

 

COLETA DE LIXO

Outra melhoria para o Jardim Arapongas é em relação ao recolhimento de lixo nos finais das ruas Silvio Afonso M.M de Souza, Evangelina Maria de Camargo e Teófilo C. Vilela.

Moradores  dessas três ruas reclamam que o transporte que realiza a coleta do lio não desce até o final dessas vias. Dessa forma, os sacos de lixos têm de ser depositados na rua de cima, a João Batista Toledo de Mascarenhas.

Recentemente uma rua, aberta pelo proprietário de um terreno local, e que existe apenas fisicamente, teve de ser fechada, devido à notificação do Conselho do Meio Ambiente. 

Essa rua possibilitava a circulação dos residentes das ruas citadas. O motivo da notificação seria o depósito indevido do lixo, que segundo informações dos moradores eram descartados por terceiros.

Diante disso, a solicitação é para que a coleta seja feita em todas as casas e que um contêiner seja disponibilizado no local, a fim de evitar o depósito irregular do lixo.

HINO A CASTRO

A sessão desta quarta foi diferenciada pelo fato da execução do Hino a Castro. A mudança foi possível, conforme projeto de resolução n° 02/2015 aprovado após votação única. 

O hino a Castro será entoado no início da última sessão do mês. A finalidade é a divulgação do hino, como também da poetisa Hilda Koller e Teodoro Tibucheski, castrenses responsáveis pela letra e música, respectivamente. 

A iniciativa também visa levar a toda população o conhecimento do hino da cidade. E na primeira sessão do mês será mantido o Hino Nacional. 

"Nosso hino é lindo, relata e retrata a história do nosso município, nossas riquezas, cultura, precisamos divulgá-lo para que todos os castrenses tenham conhecimento desta maravilhosa letra e melodia", ressaltou Aline.


SAUDAÇÃO À BANDEIRA BRASILEIRA


A solenidade de saudação à Bandeira ficou a cargo da vereadora Aline. Ela recitou o texto de autoria do aluno Walter Leandro Solivam dos Santos, escrita em 2011 para o Projeto "Saudação à Bandeira", realizado nas escolas pela Câmara Municipal. Na ocasião, Walter era aluno do 5º ano da Escola Municipal Linneu Madureira Novaes. 

sexta-feira, 20 de março de 2015

VEREADORA TEM REUNIÃO COM DEPUTADO MÁRCIO PAULIKI E PREFEITO



A vereadora Aline Sleutjes, o deputado Marcio Pauliki e o vereador Itari Cropolato estiveram nesta sexta-feira, 20, pela manhã, em reunião com o prefeito Reinaldo Cardoso e o vice- prefeito, Marcos Bertolini. 


Em pauta, questões importantes em relação a melhorias ao Município, como saúde, mobilidade urbana, dentre outras, foram apresentados ao deputado.


Na ocasião, Aline confiou ao deputado, um ofício, entregue a ela, quando em campanha à deputada estadual, pelas entidades Acecastro, Sindicastro, Sindicato Rural de Castro e Fórum de Entidades e alguns pedidos que a vereadora vê como prioridades.

O documento solicitava atenção especial a questões como: iniciativa que viabilize o asfaltamento do PR-090, Estrada do Cerne, no trecho que liga o Distrito de Abapan no Município de Castro até Distrito de Bateias no Município de Campo Magro, visto o grande benefício que proporcionará, principalmente, a nossa região e ao polígono compreendido entre as cidades de Jataizinho, Jacarezinho, Sengés e Castro, que tem como suas principais rodovias a PR-151, PR-090, PR-092, que contempla em torno de 900 mil habitantes.


Para que o Governo do Estado assuma a responsabilidade de manutenção e conservação da estrada Estadual que liga a sede do Município e o Distrito de Socavão, ou seja, o prolongamento da PR-340 até o Município de Cerro Azul; A efetivação do projeto e estudos para a construção de uma trincheira no Contorno Sul, interseção da PR-151 com a PR-340.



Além destas, constavam questões referentes à Saúde, Segurança, Telefonia e Mobilidade Urbana no Município de Castro. Os itens expostos foram Elevação da categoria da Polícia Militar de Companhia de Castro para Companhia Independente; Elevação da Unidade de Polícia Civil à Subdivisão Policial; Elevação do Fórum da Cidade para categoria de Entrância Final, essa mudança permitiria maior permanência dos magistrados na cidade;

Disponibilização, pela Concessionária Rodonorte, de isenção de passagem a carros locados pelas Prefeituras que prestam serviços à Saúde; Antena de telefonia à região do Socavão: Imbuial, Tanque Grande, Paina e Palmital; Tabor; Construção de Passarela na Avenida Ronie Cardoso, no cruzamento do Educandário, e saída dos bairros Jardim das Araucárias e Jardim Arapongas, sentido Castrolanda e PR-340; E, também, tornar o Hospital Municipal Anna Fiorillo Menarim em Hospital Regional, para que não apenas os cidadãos castrenses sejam beneficiados, mas toda a região, com atendimento aos municípios vizinhos.

A reunião durou cerca de uma hora e meia e o deputado Márcio Pauliki se comprometeu a trabalhar em prol destas solicitações e melhorias que o Município necessita.

"Estive em Curitiba há algumas semanas solicitando o apoio do deputado Paulik em relação à desaprovação do Pacotaço do Governo do Estado, e na oportunidade pedi para que ele ajudasse Castro, pois também foi bem votado em nosso Município. Como infelizmente não tive a satisfação de ser eleita por falta de legenda do partido, vou trabalhar solicitando aos que foram, para que lutem por nossa terra, se dediquem e façam valer os votos que aqui obtiveram. Nosso Município precisa de muito apoio político e recursos, tanto do governo estadual como federal; e, no que depender de mim, estarei levando aos representantes eleitos da região nossos pedidos e cobrando providências cabíveis, dentro de suas funções", declarou a vereadora.












quinta-feira, 19 de março de 2015

EXPO&FLOR: PRESIDENTE GERSON SUTIL E VEREADORA ALINE SLEUTJES PRESTIGIAM ABERTURA

O Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil (PSB), e a vereadora Aline Sleutjes Roberto (PSDC), prestigiaram na noite de ontem, dia 18, a abertura da primeira Expo&Flor, no Parque Lacustre.

A exposição de flores é promovida pelo Rotary Club de Castro, com patrocínio de diversas empresas, e faz parte da programação das comemorações dos 311 anos da cidade. Na feira os visitantes poderão comprar flores, mudas, plantas ornamentais, que vêm direto de Holambra- Capital Internacional das Flores e Maior Produtora da América Latina.

Durante a solenidade o Vice-Presidente do Rotary, Wilson Batista dos Santos, agradeceu aos patrocinadores e apoio do Executivo e do Legislativo, que aprovou em regime de urgência, na semana passada, projeto que isenta taxas para entidades em festividades organizadas pelo Município. Santos também explicou que todo o lucro será destinado a projetos de instituições da cidade. 
 
O Prefeito Municipal, Reinaldo Cardoso, relatou a alegria de abrir as festividades dos 311 anos da cidade com uma exposição de flores. Em seguida, a vereadora Aline, falou em nome do Presidente da Câmara e dos vereadores. A parlamentar elogiou o Rotary pelas ações que desenvolve voluntariamente em prol da sociedade, se cada cidadão fizer a sua parte , teremos certamente um mundo bem melhor, desejou sucesso à feira, e convidou a todos para que acompanhem os trabalhos da Câmara. “Desenvolvemos nosso trabalho com muito orgulho e amor e estamos de portas abertas, as sessões acontecem nas quartas-feiras, às 14 horas, e todos estão convidados”, finalizou.

Encerradas as falas, o Vice- Presidente do Rotary declarou aberta a exposição, que estará aberta dos dias 19 a 22, no Parque Lacustre, das 9h às 22 horas.


* SITE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTRO
*FOTOS: CLAUDIA GEISLER








CASTRO, 311 ANOS


Cidade Histórica

Até o século XVIII toda a região que abriga hoje os Campos Gerais era habitada por índios tupis e gês. Por causa da abundância das pastagens, a região e, em especial o território em que se localiza a cidade de Castro, tornou-se caminho dos tropeiros que iam do Sul (Rio Grande do Sul) para São Paulo (Sorocaba) com suas tropas.

Através do regime de sesmarias, a Coroa Portuguesa queria colonizar várias extensões de terras e por isso doava lotes a famílias que pretendessem se fixar nelas. O primeiro pedido da região foi feito pelo capitão-mor Pedro Taques de Almeida e sua família em 19 de março de 1704. Nessas terras iniciou-se a construção de uma capelinha, hoje atual Igreja Matriz Senhora Sant’Ana.


Castro surgiu às margens do Caminho do Viamão e foi o maior centro tropeiro do Paraná. A região começou a ser povoada com o tropeirismo. O Rio Iapó, por ser alagadiço, obrigava os tropeiros em trânsito a acampar e esperar. Desta forma, surgiu o Pouso do Iapó, no vau de baixo, trecho raso do rio. No vau de cima, construiu-se a capela em louvor a Santo Antônio.
 
Com a construção da capelinha mais moradores foram se fixando no pouso. Este, em 05 de março de 1774, foi elevado à categoria de Freguesia de Sant'Ana do Iapó. A Freguesia foi elevada à Vila Nova de Castro em 20 de janeiro de 1789.

Depois da instalação da Comarca de Castro em 1854, a Vila foi elevada à categoria de cidade em 21 de janeiro de 1857, sendo considerada a primeira cidade instituída na Província do Paraná.
Castro teve fundamental importância na colonização dos Campos Gerais, região desenvolvida durante a atividade econômica do tropeirismo. Esse grande valor histórico é retratado através do centro histórico pela sua bela arquitetura do século XVIII e XIX, o grande arquivo documental e as peças expostas no museu e casas de exposições artísticas.

O Município também soube receber muito bem os imigrantes que vieram motivados pelas terras férteis e em busca de uma melhor qualidade de vida. É grande a diversidade cultural das etnias que formaram a população castrense. Hoje esta diversidade pode ser vista através das duas colônias, Castrolanda (holandesa) e Terra Nova (alemã).






COLONIZAÇÃO



Colônia Terra Nova – Imigração Alemã



A colônia, localizada a 15 Km do centro da cidade, foi fundada a partir de 1933. Tem como principais atividades econômicas a produção do leite e o cultivo de milho e soja. Apresenta alguns atrativos como o Museu “Casa do colono – Das Kolonistenhaus”, a Igreja Santa Terezinha construída em 1937 e a trilha ecológica.




Colônia Castrolanda – Imigração Holandesa


Entre os anos de 1951 e 1954, famílias holandesas chegaram a Castro trazendo consigo tratores, equipamentos agrícolas e gado, dando origem a colônia e a Cooperativa Castrolanda. 

Localizada a 06 Km do centro da cidade, a colônia mantém suas tradições através da arquitetura típica, do grupo folclórico, gastronomia, língua entre outros.



Além destes grupos étnicos que consolidaram-se formando colônias, há muitas outras imigrações presentes no Município e que contribuíram para a formaçao sócio-cultural da população castrense. Destacam-se a presença negra, eslava (poloneses, ucranianos, russos, etc), italiana, árabe, japonesa, existindo ainda, remanescentes de povos indígenas.





ECONOMIA


A atividade agropecuária é bastante expressiva no município, com plantação de soja, milho, feijão, arroz, cenoura, batata,uva, entre outras e possuindo milhares de propriedades rurais, que se dedicam à criação de gado leiteiro, suínos e aves. A bacia leiteira da região é considerada a principal do Brasil em produtividade e qualidade genética com capacidade aproximada de 400.000 litros/dia.


A Sociedade Cooperativa Castrolanda Ltda, mantém um rebanho de gado Holandês PO e PC com alto padrão genético, além da produção e comercialização de grãos e sementes, sendo que esta Cooperativa, juntamente com a CAPAL - Cooperativa Agropecuária Arapoti Ltda e a Cooperativa Agropecuária Batavo Ltda de Carambeí, fornecem matéria-prima para a Cooperativa Central de Laticínios do Paraná industrializar os produtos Batavo.

A cidade possui os títulos de Cidade Mãe do Paraná, Capital Nacional do Leite e Maior produtor de Calcário Agrícola da América Latina.

"Apesar de tantas problemas, tantos desmandos, tantas inversões de prioridades... Eu amo esta Cidade, Cidade Mãe do Estado do Paraná, Cidade Linda de Paisagens Maravilhosas, de um povo Trabalhador e Honesto, de Artistas, Agricultura forte, Minérios, Indústrias, Cultura, História, Tropeirismo, Imigrantes, Amor e Paz! Parabéns minha Castro querida!!! Tenho orgulho de ser Castrense!!!". Vereadora Aline. 













 CONFIRA MAIS FOTOS DA NOSSA CASTRO: