terça-feira, 30 de junho de 2015

ALINE PARTICIPA DE II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO

A vereadora Aline Sleutjes participou durante o dia desta terça-feira, 30, da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que aconteceu no Teatro Bento Mossurunga. Muitas de suas ações são voltadas aos direitos da pessoa Idosa. A Lei 1342/2005, que cria o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e a Conferência Municipal dos Direitos do Idoso é de autoria da vereadora Aline em sua gestão passada.

Com o tema “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”, a conferência tinha por objetivo a reflexão e a discussão sobre o protagonismo, o empoderamento e as consequências nas transformações sociais, como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa.

Ao abrir oficialmente os trabalhos, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Rosmeri Dalazoana Gebeluka, destacou o tema da conferência. “A temática nos alerta para a necessidade de colocarmos a demanda da pessoa idosa na agenda política”, frisa.

Após a abertura, houve apresentação de coral formado por idosos do Cras Consulesa Helena Van Den Berg e do Centro da Juventude; e da Seresta Reviver, da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) – da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A palestra pela manhã, que discorreu sobre o tema “O Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades”, foi ministrada por Cláudia Regina Bronner Foltran, conselheira estadual dos Direitos do Idoso e coordenadora da Unidade Técnica de Apoio ao Idoso do Paraná. E, após a explanação aconteceu o debate.

À tarde, as atividades foram retomadas com formação dos grupos temáticos que aprofundaram a discussão da temática em sete eixos. Os cinco grupos formados discutiram sobre: Gestão de programas, projetos, ações e serviços; financiamento – fundo da pessoa idosa; Financiamento – orçamento público; Participação – política e controle social; Sistema de garantia dos direitos humanos; Fortalecimento do CMDPI; A prioridade do atendimento e o reconhecimento da pessoa idosa na atuação das políticas setoriais.

A conferência teve ainda eleição dos representantes da sociedade civil para Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos; eleição dos delegados que representarão o município na conferência estadual e a apresentação das propostas levantadas.

Na ocasião, ainda, homenagem foi prestada à família de Angelina Beatriz da Silva de Lima, que faleceu no dia 25 de maio, em reconhecimento por todo trabalho desenvolvido no município. Dona Angelina participou ativamente por muitos anos do Conselho Municipal do Idoso entre outros conselhos.

"Sinto-me muito feliz em poder participar das discussões voltadas às políticas públicas à pessoa idosa. É um segmento o qual tento sempre trabalhar e representar da melhor forma possível. Pois respeitar o idoso é respeitar o nosso passado e repensar o futuro. Ouvir suas histórias e lembranças contribuem, para que sejamos seres humanos mais conscientes do nosso dever social. A conferência nos dá a chance de nortearmos os programas, projetos e iniciativas que beneficiam nossos idosos, bem como designar prioridades e definir recursos para a implantação e manutenção das  metas propostas", salientou Aline.

















SESSÃO SOLENE CONCEDE TÍTULOS DE CIDADÃO HONORÁRIO E BENEMÉRITO

A noite desta sexta-feira, 26 de junho, foi especial para a Câmara Municipal de Castro. A Casa realizou sessão solene de outorga dos títulos de Cidadãos Honorários de Castro a Maria Antonieta Gonzaga Teixeira e a Izidro Constantino Guedes, e de Cidadã Benemérita a Renata Macedo de Paula. 
    
O Presidente do Legislativo castrense, Gerson Sutil, iniciou a cerimônia, e, na sequência, solicitou que o vereador Joel Elias Fadel apresentasse a introdução das homenagens.
    
Fadel proferiu uma mensagem em alusão à passagem e aproveitamento do tempo, ao poder de milagre que todos têm dentro de si, e sobre a importância do amor, principalmente o amor ao próximo. 

A primeira homenageada da noite foi Maria Antonieta. Vereador Joel e a vereadora Aline Sleutjes Roberto ressaltaram sua dedicação à arte e a Pedagogia, sua formação acadêmica. 

Enquanto o discurso se desencadeava foram aparecendo depoimentos de amigos das instituições com os quais Antonieta desenvolveu projetos: Instituto Cristão, Yapó Arte, Associação Verdes Anos, Apae, Rede Feminina de Combate ao Câncer. 

Também foi lido aos presentes bilhete que a poetisa escreveu para sua filha em 1990, e que chegou as mãos do Presidente, Gerson Sutil, e foi devolvido a sua autora nesta ocasião.
    
Ao fazer uso da palavra, a professora e artista plástica contou estar finalizando o trabalho nas escolas, após 44 anos, e agradeceu a Deus por sua vida, saúde e disposição, e pelo que ela tem de melhor: sua família e amigos. Antonieta relatou que todas as homenagens são especiais e que nesta noite sentia-se muito feliz. “Continuarei fora da sala de aula, mas contribuindo para a cultura da cidade”, garantiu.

Dando continuidade ao evento a parlamentar Maria de Fátima Barth Antão Castro foi convidada a fazer a alocução direcionada à castrense Renata Macedo de Paula, junto ao vereador Joel Fadel. 

Os edis pontuaram a carreira sólida construída pela administradora de empresas, e a sua valorosa contribuição à gestão pública do município, em especial a frente de ações que visavam a criança e o adolescente.

Renata discorreu sobre as diversas gestões em que foi parte integrante e sobre a sua crença na administração pública, pois mesmo diante do descrédito, conseguiu mostrar que muitos projetos eram possíveis. 

Neste momento aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que colaboraram para a concretização destes planos. A Cidadã Benemérita, que após sair da área pública continua atuando junto aos jovens no Programa Geração Futuro da Cargill, empresa em que trabalha, enfatizou que a vida vale, e vale muito a pena esta luta e a perseverança. “Muito obrigada, vou honrar este título e fazer cada vez mais por esta cidade de Castro que eu amo tanto”, finalizou.
    
O último agraciado na sessão foi Izidro Constatino Guedes, agora, reconhecidamente filho de Castro. Neste último pronunciamento Joel Fadel foi acompanhado por Gerson Sutil, e de uma forma descontraída falaram sobre a personalidade de Guedes, irreverente, polêmico, único, evidenciando sempre seu amor incontestável pela cidade, as mais diversas atividades a que se propôs, sua preocupação com nossa sociedade e seu incentivo ao turismo regional. 

Para concluir a homenagem, as vereadoras Aline e Fátima juntaram-se aos colegas para recitar a Oração de São Francisco, Santo a quem o homenageado é devoto.
    
Muito agradecido por receber tal honraria, Guedes declarou que nestes 47 anos em que vive aqui participou de forma intensa a todas as atividades a que foi convidado, e sobre a honra de ter pertencido a esta Casa de Leis por seis anos. 

Segundo ele, agora fica mais fácil justificar seu amor por esta terra, porque por mais que fizesse, sempre vinha a famosa frase de que o Guedes era de fora. “Não podemos escolher a cidade em que nascemos, mas sim onde queremos viver e morar. A vida me deu a oportunidade de escolher Castro, aqui constituir família, criar as minhas raízes”, destacou.
    
Ao encerrar a cerimônia, Gerson Sutil agradeceu a presença de todos, em especial dos homenageados, e falou em nome de todos os vereadores da Câmara. “Sentimos-nos honrados em prestar uma homenagem tão importante, a pessoas mais importantes ainda. Este momento ficará marcado na história deste Legislativo”.

"Foi uma sessão diferente, descontraída, relatando não só currículos mas testemunhos e mensagens, evidenciando a contribuição que estes cidadãos prestam e prestaram a nossa sociedade. Me sinto honrada em ter sido escolhida para preparar e apresentar a homenagem a Maria Antonieta, pessoa a qual já admirava muito, bem como a toda a sua família, mas agora depois de conhecer todos os seus feitos passei a respeitar ainda mais. Guedes um exemplo de perseverança, inovação e luta, Renata modelo de dedicação. Os servidores e vereadores da Câmara  estão de parabéns pela solenidade, temos que homenagear as pessoas enquanto estão vivas, para que sintam o calor e a alegria de serem reconhecidas dentro das mais diversas atividades profissionais e sociais", destacou Aline.

*Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro











segunda-feira, 29 de junho de 2015

ALINE PARTICIPA DA FORMATURA DE MAIS DE 800 ALUNOS DO PROERD




O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, (Proerd) desenvolvido pela Polícia Militar, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (29), a formatura de 817 alunos do quinto ano do ensino fundamental de seis escolas da rede municipal de Castro. 
A solenidade foi realizada no ginásio de esportes Padre José Pagnacco, na Vila Santa Cruz, e contou com a presença do prefeito, vice-prefeito, secretária municipal de Educação, Maurem Clara Johnsson Kremer, representantes do Legislativo, vereadora Aline Sleutjes e vereador Herculano, além de representantes da Polícia Militar, 1º tenente Paulo Cesar Marcondes, subcomandante da 5ª Companhia do Batalhão da Patrulha Escolar; comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão Marcelo Moreira Só; subcomandante do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, major João Ricardo Ibanhes. Os familiares dos alunos formandos também prestigiaram o evento.


A cerimônia teve apresentação musical de alunas da escola Vicente Machado; e contou ainda com a participação de integrantes do Corpo de Bombeiros de Castro que, demonstrando técnicas de salvamento vertical, fizeram a condução da bandeira do Proerd, encantando e arrancando aplausos do público. 


Os alunos fizeram o juramento do Proerd e cantaram a música do programa. Um aluno de cada escola recebeu prêmio pela melhor redação sobre o tema. Neste ano, participaram do programa, turmas das escolas municipais Bernardo Litzinger, Profª Dalila Ayres, Profª Elsa Macedo, Dr Jahyr Lopes, Jardim Bela Vista, Prof. José Antonio Flygare Telles, José Nery Carneiro de Napoli, Dr. Linneu Madureira Novaes, Profª Mariana Garcez Duarte, Dr Vicente Machado e Vila do Rosário. Os alunos receberam mochilas da concessionária CCR Rodonorte.



PROGRAMA


Foram dez encontros ao longo do primeiro semestre, em que as instrutoras soldados Luana Telles e Claudete Galvão trabalharam a cartilha do Proerd, para prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes. 

As lições abordam os diversos tipos de drogas e seus males, além de ensinar a reconhecer e evitar situações de risco, reforçando a autoestima das crianças. 


“O Proerd reforça o trabalho entre polícia, família e escola. O programa ensinou as crianças a fazer escolhas saudáveis para suas vidas, mas isso é só o começo. Cabe também aos pais reforçar junto à família estes valores ensinados para que a lição não seja esquecida”, destaca o 1º tenente Marcondes, ressaltando o grande número de familiares de alunos que participaram da cerimônia. 

O evento teve ainda a presença adorável e destemido mascote do Proerd, o Leão Daren. 

          fotos: Daniel Calvo




"Hoje além de vereadora tive o orgulho de participar desta solenidade como mãe de formanda Proerd. A cada aula a minha filha Lavinia voltava encantada pelas informações, pelos conselhos e realizava as atividades com a família ou individualmente com muita dedicação e clareza. Tenho certeza de que esta semente plantada nos corações destes pequenos cidadãos hoje darão bons frutos no futuro. Certamente serão jovens conscientes dos riscos que a droga, bebida e cigarro fazem à saúde e à sociedade. Parabéns à Polícia Militar pelo belíssimo trabalho e a todos os envolvidos no projeto", destacou.


COMO SURGIU O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas Proerd é a adaptação brasileira do Programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education- D.A.R.E., surgido em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos: 

1- Proerd para Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- Proerd para 5º ano do ensino fundamental,
3- Proerd para Pais / Responsáveis










O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, O Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e policiais Proerd no desenvolvimento das lições. 

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. 

O Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz. 



E de onde vem o adorável e corajoso 
mascote, o Leão Daren?

O DARE América iniciou uma pesquisa em todo o país para identificar qual seria o próximo porta-voz do DARE. Procuramos em todos os lugares à procura de alguém (a figura de um mascote) que se posicionasse maneira enérgica, corajosa, amável e que não tinha medo de tomar posição contra as drogas e a violência.
Alguém, então, sugeriu o mascote Daren por ser considerado o mais apropriado para o trabalho. Ele foi entrevistado pela direção do DARE América, os quais foram unânimes: o Daren era o perfeito Porta-Voz-Leão!!
O Daren sempre disse "NÃO" às drogas e tem ajudado as crianças do mundo todo a tomar a mesma decisão.




Se alguém tentou induzir você a fazer más escolhas, o Daren estará lá para fornecer a força e a coragem necessária para você fazer a escolha certa: para resistir a drogas e violência!
Assim, o Daren foi considerado o melhor Porta-Voz-Leão que qualquer um poderia esperar.





"Cada criança ao nascer, nos trás a mensagem de que Deus não perdeu as esperanças nos homens". Rabindranath Tagore




quinta-feira, 25 de junho de 2015

POSTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CASCATA DE LUZ - RECEBE TÍTULO DE UTILIDADE PÚBLICA.



Os vereadores Aline Sleutjes Roberto (PSDC), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSL) e Joel Elias Fadel (PSDB) visitaram a sede do Posto de Assistência Social Cascata de Luz no final da tarde de hoje, 25 de junho, para entrega oficial da Lei que declara a entidade como de utilidade pública.

Há mais de dez anos o posto presta serviços sociais voluntários a comunidades carentes, atendendo famílias, crianças e moradores de rua. Todos os dias da semana são realizados os atendimentos e em dias específicos são distribuídos alimentos e sopa. Nos sábados é servido almoço e, em seguida, são realizadas demais atividades como aulinha para as crianças e artesanato para as mães. Através das arrecadações realizam festividades em comemoração a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Festa Junina, Dia das Crianças e Natal. 


Dionéa Mainardes, voluntária e proprietária da casa onde funciona a entidade, pronunciou-se em nome do posto e agradeceu aos vereadores pela aprovação, por unanimidade, do projeto de lei e na sequência pediu que todos orassem pelo grupo de vereadores e pela equipe de pessoas que ali contribuem.
  
O projeto que deu origem à Lei é de autoria da vereadora Aline Sleutjes. “Me sinto honrada por ter sido a autora deste projeto. Não existiria título, se não houvesse esta entidade, realizando este maravilhoso trabalho social. Sei como é difícil manter o atendimento para tantas famílias apenas com voluntariado e doações. Com esta utilidade pública a Cascata de Luz, poderá cadastrar-se nos conselhos da criança e da assistência social para apresentar projetos que possibilitarão o recebimento de subvenção e apoio financeiro por parte do poder público. Parabéns e em nome de todos os vereadores agradecemos o trabalho prestado e desejamos muita força e coragem a entidade”, disse Aline.
   

*Com Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro







REUNIÃO DO OBSERVATÓRIO SOCIAL

A vereadora participou na noite desta quarta-feira, 24, de reunião para Prestação de Contas do Observatório Social de Castro. O encontro aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB-. 

Foram apresentados os levantamentos e acompanhamentos feitos pelo órgão referentes ao Executivo como: gastos com pessoal; gastos com saúde; compras realizadas do Executivo, Oficios enviados; visitas realizadas a setores como obras do Hospital; funcionamento dos espaços públicos, além de outros acompanhamentos.

Referente à produtividade do Legislativo levantada pelo órgão, a vereadora pontuou algumas distorções em relação a avaliação dos trabalhos dos vereadores como a participação em conferências, reuniões, audiências, emendas de lei, sugestão de leis, quando não se pode fazer a lei por ser de de competência do Executivo.

Como o Observatório Social coleta esses dados do Portal de Transparência, essa forma de avaliação, segundo a vereadora, seria "injusta".

O Observatório justifica que não há como obter tais informações sobre os trabalhos dos vereadores e que os mesmos têm de encontrar uma forma de divulgar à população seus trabalhos.

"Realmente avaliando apenas pelo números de indicações, requerimentos e projetos, a sensação que a população tem é que os vereadores pouco fazem. Sinto-me chateada em ser avaliada desta forma, pois participo, diariamente, de várias reuniões, conferências, audiências, visitas em instituições e comunidades, conselhos, apresento emendas nos projetos, estudo e avalio com cuidado dezenas de projetos por semana. Vou a Câmara todos os dias, mas isso não é divulgado nem mensurado. O legislativo precisa melhorar seu portal de transparência em relação à divulgação dos  trabalhos dos vereadores, e tentar encontrar alguma alternativa onde a população possa acompanhar e se informar sobre as atividades, agendas e trabalho prestado pelo seu representante", declarou.

A vereadora reconhece a importância e parabeniza pelo trabalho realizado pelo órgão e se coloca à disposição dessa e demais entidades do Município.





SESSÃO 24 DE JUNHO - AGOSTO TERÁ SESSÕES À NOITE

Projeto de nº 57/2015 que aprova o Plano Municipal de Educação do Município de Castro para o decênio de 2015/2025 foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira, 24. 

A vereadora Aline Sleutjes apresentou nove emendas ao projeto, são emendas substitutivas, aditivas e redacionais, com o objetivo de facilitar o entendimento das metas e estratégias e melhorar o atendimento em alguns segmentos como é o caso da educação especial.

Dentre as emendas propostas pela vereadoras estão: - Garantir que, ao final da vigência deste PME, seja inferior a 10% (dez por cento) a diferença entre as taxas de frequência à educação infantil das crianças de até 3 (três) anos oriundas de famílias com renda familiar per capita mais elevada e as de renda familiar per capita mais baixa, visto ser direito da criança frequentar a educação infantil; 
-Implantar ao longo do PME, curso profissionalizantes adaptados para jovens e adultos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem, que devido as limitações intelectuais não conseguem acompanhar o currículo regular dos cursos profissionalizantes. Os cursos deverão ser baseados nas necessidades básicas do mercado local, em regime de colaboração com o Estado; 
-Incentivar um serviço de atendimento aos alunos com idade inferior a 16 anos e suas famílias, que apresentam transtornos mental grave, que necessitem de atendimento clínico, pedagógico individualizado, devido a agressividade ou desajuste social, em articulação com as Secretarias Municipais afins; 
-Estruturar os processos pedagógicos de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, articulando-os com as estratégias desenvolvidas na pré-escola, e com apoio pedagógico especifico aos professores, com formação continuada, inclusive sobre o desenvolvimento infantil e educação especial, a fim de garantir a alfabetização plena de todas as crianças; 
-Realizar atividades de cunho cultural e educacional junto às famílias e setores da sociedade civil, buscando articular a educação formal com a popular, para que todos se sintam responsáveis pela educação e possam acompanhar o cumprimento das políticas públicas educacionais; 
- Procurar criar disciplina e/ou projetos sobre patriotismo, civismo, valores morais e éticos, participação popular na política, como forma de valorizar e resgatar a essência da cidadania; 
-Implementar, em regime de colaboração com o Estado, projeto educacional de alfabetização na cadeia; 
-Participar, em regime de colaboração, do levantamento das necessidades de formação de profissionais da educação, bem como da capacidade de atendimento desta demanda no município; Readequar os planos de Carreira, Cargos e Salários para os profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, observando-se os critérios estabelecidos na Lei Nacional do Piso nº11.738/2008, a qual assegura inclusive a hora-atividade de 33%, garantindo sempre a melhoria da carreira e valorizando os  profissionais do magistério.

Outros projetos de Lei do Executivo Municipal discutidos em Plenário autorizam a abertura de créditos adicionais especiais para assegurar despesas com a aquisição de imóveis destinados à adequação de vias do Contorno Sul, aquisição de passagens aéreas para a Secretaria Municipal de Saúde e a manutenção e reparos dos veículos e equipamentos da frota municipal, altera parte da redação de lei que diz respeito a remuneração de prestadores de serviço a área de saúde, reajustando valores; e extingue o cargo de Médico do Trabalho, visto que até hoje as vagas não foram preenchidas e a contratação pode ser realizada por profissionais terceirizados.
    
Para primeira discussão e votação constava na pauta projeto n° 74/2015 que institui o Plano Comunitário de Pavimentação 'Programa Nossa Rua', mas o Projeto foi retirado da ordem do dia, porque as Comissões Permanentes apresentaram pedido de informações complementares referentes ao projeto.     
Foram apresentadas ainda duas Indicações da vereadora Aline que solicita melhorias nas estradas do trecho entre Fervedor até o São Luís e providências quanto ao lixo em beira da estrada sentido Terra Nova/Castro.

SESSÕES À NOITE


Uma novidade para quem acompanhou a sessão ontem foi a votação para a mudança de horário das quatro sessões do mês de agosto, de forma experimental, para as 19 horas. A proposta foi aprovada por 6 votos a 5. 

A iniciativa partiu de Requerimento da vereadora Aline no ano passado ao presidente da Casa e por considerar, também, a importância do cidadão castrense em estar presente acompanhando os trabalhos do Legislativo e desempenhando seu papel.

Caso não haja a participação popular, as sessões devem retornar em horários normais.
As sessões ordinárias retornam no dia 05 de agosto às 19 horas.

"Hoje é um dia muito importante para o município pois votamos o PME que norteará a Educação pelos próximos 10 anos. Além de inúmeros projetos do Executivo e Legislativo votamos a mudança de horário das sessões. Este pedido vem sendo avaliado pela Mesa há meses, pois uma parcela da população que gostaria de estar mais presente no trabalho legislativo não conseguia participar devido ao horário ser incompatível. Esta tentativa é uma resposta aos pedidos de vários munícipes, espero que realmente as sessões de agosto sejam bem movimentadas e que a população venha até a sua casa, para acompanhar e avaliar de perto seus representantes", completou.

     fotos: Claudia Geisler