A terça-feira, 23, foi de muito trabalho para a vereadora Aline Sleutjes, que logo às 7h30 da manhã esteve no Colégio Sesi, que reuniu representantes de vários segmentos para uma prestação de contas, com a apresentação de todas as atividades desenvolvidas pelo Sistema Fiep no Município.
O Sesi inaugurou sua unidade dia 16 de agosto de 2013 em Castro, mas a parceria iniciou já em dezembro de 2010.
"Colégio Sesi hoje possui 68 alunos, duas turmas, com o foco no desenvolvimento integral do ser humano, preocupação com futuro, com a capacitação, integração do indivíduo na sociedade bem como a responsabilidade da inserção destes alunos no mundo do trabalho e visão de evolução e modernidade na educação. Além da Apresentação dos resultados e projetos do Colégio Sesi, outros trabalhos e atividades referentes à segurança de trabalho, apoio a empresas, entre outras ações do Sistema Fiep foram apresentados na reunião. Eu tive o prazer de palestrar neste colégio e percebi nitidamente a metodologia diferenciada e moderna da instituição, preparando seus alunos para o mundo ", destacou.
IIV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS
DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Em seguida, a vereadora esteve no Teatro Bento Mossurunga, onde participou da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento objetiva garantir a implementação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.
Após a abertura, houve a encenação da peça 'O roubo do sanduíche', apresentado pelo grupo teatral do Centro da Juventude; leitura do regimento interno da conferência e palestra com o tema 'Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente', apresentada por Cleide Lavoratti, graduada em Serviço Social e chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG, e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná -UFPR.
No período da tarde, os
grupos de trabalhos discutiram os eixos temáticos: Direito à vida e à saúde; Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade; Direito à convivência familiar
e comunitária; Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer; Direito à
profissionalização e à proteção no trabalho; Fortalecimento das estruturas do
sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente; e reforma política
dos conselhos de direitos da criança e do adolescente.
"Participei dos debates do eixo 2, foi muito produtivo e o que me surpreendeu hoje foi a grande participação de crianças e adolescentes nos grupos. Acredito que a única forma de mudarmos o mundo em que vivemos é envolvermos o cidadão, aumentando o comprometimento, a visão de responsabilidade social e da necessidade de participação dos mais diversos eventos, conselhos, audiências a fim de construirmos uma sociedade mais humana e igualitária",enfatizou.
"Participei dos debates do eixo 2, foi muito produtivo e o que me surpreendeu hoje foi a grande participação de crianças e adolescentes nos grupos. Acredito que a única forma de mudarmos o mundo em que vivemos é envolvermos o cidadão, aumentando o comprometimento, a visão de responsabilidade social e da necessidade de participação dos mais diversos eventos, conselhos, audiências a fim de construirmos uma sociedade mais humana e igualitária",enfatizou.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PME
As 17h30, iniciaram os trabalhos no Legislativo com a Audiência Pública sobre o Plano Municipal de Educação - PME, no Plenário da Câmara Municipal. A vereadora como presidente da Comissão Permanente da Educação, Esporte e Cultura conduziu a apresentação e discussão sobre o PME, que norteará a educação municipal pelos próximos dez anos.
A pedido da vereadora a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Sueli Verdile, apresentou as metas e estratégias do PME aos presentes, o plano contemplará 18 metas, dentre elas, universalização da educação, elevação das taxas de matrícula e,
incentivo aos profissionais da educação à formação pós-graduação.
A vereadora sugeriu que algumas estratégias que constam no Plano sejam colocadas de maneira mais clara e simples, e ainda propôs emendas aditivas e substitutivas. O PME será votado na sessão desta quarta-feira, 24, e segue para sanção do prefeito municipal, já que o prazo final estipulado pelo Governo Federal é dia 26.
"Embora tive pouco tempo para apreciar a matéria, pois fui empossada Presidente desta comissão há menos de um mês, acredito ter feito um bom trabalho, trazendo a comissão responsável pela construção da lei para reunião e debate. Posteriormente tive mais algumas reuniões internas com assessoria jurídica e hoje após 15 dias de convocação e divulgação nas escolas municipais, estaduais, particulares e espaços educacionais realizamos nossa audiência pública, onde pudemos, mais uma vez, discutir estratégias e metas com a comissão, Secretaria, educadores e educandos, pensando no futuro que desejamos para a educação em nossa cidade.
Fiquei um pouco desapontada com a pequena participação, mas este é um processo longo de mudança na cultura do nosso povo, que só será modificado quando provarmos as vantagens de participarem da formalização dos projetos e propostas.
Acredito que cumpri minha função legisladora, e de incentivadora da participação da sociedade na definição das políticas públicas, com a visão do município que temos ao município que queremos", salientou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho