sexta-feira, 28 de agosto de 2015

RESULTADOS DAS OFICINAS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E PLANOS MUNICIPAIS SÃO APRESENTADOS

Em reunião na noite de quinta-feira (27), no Teatro Bento Mossurunga, a comunidade castrense teve a possibilidade de conhecer e participar da Audiência Pública que apresentou o plano de trabalho da Revisão do Plano Diretor, Plano de Desenvolvimento Municipal e Plano de Mobilidade, projetos que estão sendo desenvolvidos pela Prefeitura, em parceria com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar). E, em seguida houve o encerramento das oficinas do Orçamento Participativo.

A Funpar que possui profissionais especializados e experiência nesta área, foi contratada para que os planos tenham qualidade e seriedade, com dados e estatísticas atualizados e voltados a realidade do nosso município. A participação da sociedade é fundamental para que o sentimento e o desejo dos Castrenses sejam contemplados, pensando na coletividade.

Na ocasião, profissionais da Funpar se apresentaram e o profissional da Fundação, Luiz Henrique Fragomeni, explanou sobre o cronograma de atividades, as etapas de trabalhos que serão realizadas para a elaboração dos planos, as diretrizes de trabalho, os encontros que serão promovidos com a população. A previsão é que todos os planos sejam entregues em março de 2016.

Levando em conta que a participação popular é fundamental neste processo, além das audiências públicas, foram criados canais para que as pessoas possam tirar dúvidas e fazer sugestões para o desenvolvimento dos planos. Isso pode ser feito através do site da Prefeitura de Castro - http://www.castro.pr.gov.br – acessando o link de sugestão para os planos, localizado no lado direito da página, e também pelo Facebook, na comunidade Planos Integrados de Castro.

A elaboração destes planos atende a uma série de legislações municipais, estaduais e federais e planejam o desenvolvimento da cidade pelas próximas décadas. 

"Planejar é preocupar-se com o futuro, através destas legislações, planos e política públicas teremos a Castro que merecemos e queremos, indiferente de quem serão nossos futuros representantes, pois após a votação estes documentos tornam-se lei, e a lei é feita pra ser cumprida", declarou Aline.


ORÇAMENTO 
PARTICIPATIVO

Após a audiência de apresentação dos planos de trabalho, houve o encerramento das oficinas do Orçamento Participativo. De acordo com a prioridade definida pela população, durante as oficinas promovidas pela Secretaria Municipal de Planejamento, foram apresentadas então as ações que serão executadas pela Prefeitura Municipal de Castro em 2016. 

Conforme o Plano Plurianual, R$ 2 milhões do orçamento municipal do próximo ano está reservado para investir em ações definidas através do Orçamento Participativo, ações que também serão inseridas na Lei Orçamentária Anual (LOA) para serem executadas no próximo ano.

Antes da apresentação das prioridades elencadas nas oficinas, houve a  explanação sobre como é organizado o orçamento do município, a partir de uma estimativa de receitas que o município tem e as despesas previstas. 

Por fim, foram apresentadas as prioridades apontadas pela população durante as oficinas realizadas no distrito do Socavão e Padre Piva. São elas: Melhoria das estradas rurais, com prioridade na rota do transporte escolar; Subsídio ao transporte de alunos universitários para Ponta Grossa; Especialidade médica para postos de saúde; Parcerias para oferecer cursos profissionalizantes; Sinalização viária e monitoramento por câmeras.

O orçamento Participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos da cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da Prefeitura.

*Com Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Castro




quinta-feira, 27 de agosto de 2015

COLÉGIO NISGOSKI REALIZA A 8ª FEIRA DAS NAÇÕES

Há oito anos, a professora de Geografia do Colégio Estadual Maria Aparecida Nisgoski, Vilmara Sazzana da Silva, decidiu ensinar os costumes, cultura e hábitos de diferentes países, que por sua vez contribuem na formação dos costumes brasileiros, de uma forma atrativa e bastante prática. Nascia assim a Feira das Nações do Colégio Nisgoski. 

O resultado foi tão positivo que, além de ser realizada todos os anos desde então, a cada edição o evento cresce, ganha mais participação do colégio e comunidade. Nesta quinta-feira pela manhã, o prefeito Reinaldo Cardoso e o secretário municipal de Governo, Ricardo Cardoso Filho, estiveram no colégio para prestigiar o evento. 

Também participaram no dia de atividades os representantes do Núcleo Regional de Educação, Luiz Fabiano dos Anjos, Isiele Mello da Silva Schmiguel, e os vereadores Herculano da Silva e Aline Sleutjes. “O colégio está de parabéns; é um trabalho muito bonito que incentiva o aprendizado dos alunos”, destaca o prefeito. 

A Feira funciona da seguinte maneira: as turmas de oitavos anos são divididas em grupos e cada equipe apresenta um pouco da história do país escolhido, seus hábitos e costumes. Para isso, vale a criatividade dos grupos que podem escolhem um prato típico de cada país, vestem-se com roupas típicas, apresentam danças, entre outras atividades. No total, mais de 50 países de todos os continentes foram representados na feira. 

Nathan Bonfim de Souza fez parte do grupo que ficou responsável por estudar sobre o México. “Era um país que despertava meu interesse. E foi muito interessante aprender mais sobre a culinária, a cultura maia”, destaca. 

Devido à dimensão dos trabalhos realizados, neste ano a Feira teve as atividades desenvolvidas em dois dias: quarta e quinta-feira (26 e 27), com o envolvimento de toda a escola. No total, mais de 30 países estão representados no trabalho. A quarta-feira foi destinada às atividades culturais, em que os alunos explanaram aos colegas sobre a história e característica de cada país, permitindo ainda a interdisciplinaridade.  

Isso porque na atividade em sala de aula, a professora de Língua Portuguesa, Vitória Mainardes – que auxiliou Vilmara no projeto – avaliou a oralidade e expressão dos alunos durante as apresentações.

E, na quinta-feira, o dia foi destinado a apresentações culturais, que tiveram a participação de ex-alunos do Colégio e de alunos da Escola de Educação Básica Osvaldo de Biassio. 

Para a professora que deu início ao trabalho, é muito prazeroso ver o projeto crescendo e despertando mais interesse dos alunos a cada ano. “Fico muito contente em ver que um projeto que nasceu nas aulas de Geografia está a cada ano sendo ampliado e envolvendo mais professores e turmas”, finaliza Vilmara.

*Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Castro












VEREADORA FALA DA IMPORTÂNCIA DA FAZENDA CAPÃO DO CIPÓ PARA A PESQUISA E TREINAMENTO

Na sessão desta quarta-feira, a vereadora utilizou a tribuna para se manifestar em relação à invasão da fazenda capão do cipó por integrantes do MST. Ela ressalta a importância do local para as pesquisas agrícolas e os trabalhos e treinamentos oferecidos aos produtores.

Há mais de trinta anos a fundação ABC desenvolve pesquisas no local. Muito das grandes conquistas de produtividade na agropecuária obtidas no estado são graças aos trabalhos desenvolvidos ali. 

Além disso, também funciona na Capão do Cipó o Centro de Treinamento de Pecuaristas (CTP), onde pecuaristas de todo Paraná, inclusive oriundos de assentamentos recebem treinamento necessário para desenvolverem em suas propriedades.

Busca-se agora um diálogo com o Ministério da Agricultura com o intuito de conseguir o retorno aos trabalhos de pesquisa que estão em andamento e que são de grande relevância para o desenvolvimento agrícola estadual e nacion
al.




SESSÃO 19-08 - VEREADORA PROPÕE PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM

Projeto de Lei que institui o Programa Parlamento Jovem, da vereadora Aline Sleutjes entrou em expediente na pauta da sessão ordinária desta quarta-feira, 19. 

A iniciativa visa incentivar a participação da sociedade nas decisões políticas no Município de Castro. O projeto Parlamentar Jovem oportunizará que os adolescentes e jovens tomem conhecimento das atribuições dos vereadores e dos trabalhos legislativos realizados, fomentando assim a conscientização dos futuros eleitores do Município, bem como de possíveis novos candidatos preparados e conscientes da verdadeira função legislativa.

O Parlamento Jovem já existe em várias câmaras municipais do nosso País, a exemplo do parlamento jovem Brasileiro, que acontece todos os anos em Brasília. O programa também já acontece com grande êxito na cidade de Palmeira e, recentemente, foi implantado na cidade vizinha de Carambeí.

"Os objetivos com a implantação do programa  são propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões; levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica do nosso município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade; incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médios, fundamental II e, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento. Vale ressaltar que esta proposta foi discutida na Conferência Municipal da Juventude, no grupo de debateu sobre participação popular, demonstrando o desejo dos nossos jovens em participarem efetivamente nas decisões políticas do nosso município ", salientou.


O projeto de lei será discutido em primeira votação na próxima sessão ordinária.

CAPELA MORTUÁRIA

Outra proposição da vereadora foi a indicação ao Executivo de construção de capela mortuária.
Aline lembra que muitas famílias não possuem condições financeira para manter um plano funerário e para  arcar com os custos de um velório. Ela destaca, ainda, que é de extrema necessidade de que o Município disponibilize um espaço para que as famílias castrenses possam velar seus entes queridos de forma digna.

Do Executivo, sete projetos de lei entraram em expediente. Para primeira discussão e votação foram nove projetos, sendo que três foram retirados para mais pedidos de informação e um deles rejeitado, o que institui a Taxa Ambiental.


REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER

Também foi discutido e aprovado o projeto de lei que isenta de tributos municipais a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A entidade já é reconhecida de Utilidade Pública pelos serviços prestados aos portadores de câncer, inclusive com a doação de remédios. 

A entidade presta assistência sem visar ao lucro, desta forma, a isenção de taxas contribuirá para melhorar o atendimento da rede.

"Fico muito feliz em poder votar este projeto, que será de grande importância para as nossas valiosas e lutadoras integrantes da Rede", declarou.



quarta-feira, 26 de agosto de 2015

VEREADORES ACOMPANHAM REUNIÃO ACERCA DE OCUPAÇÃO DE TERRAS

O vereador Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil,  e os parlamentares Maria de Fátima Barth Antão Castro , Aline Sleutjes Roberto, Paulo Cesar de Farias, José Otávio Nocera, Itari Cropolato, Herculano da Silva e Joel Fadel, participaram da reunião que ocorreu na tarde de hoje, dia 25 de agosto, no edifício da Prefeitura, sobre a ocupação de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra à Fazenda Capão do Cipó, na manhã de ontem, dia 24.

Os líderes do MST, representantes da Fundação ABC e do Centro de Treinamento de Pecuaristas, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária –INCRA, Prefeito Municipal, Vice-Prefeito e  Secretário Estadual de Assuntos Fundiários também estavam presentes.

Esta foi uma reunião preliminar acerca do assunto e as questões abordadas serão analisadas pela Fundação ABC, INCRA, Movimento Sem-Terra e Prefeitura.  A área ocupada fica há aproximadamente nove quilômetros do centro da cidade, pertence à União, e há mais de 40 anos é parcialmente utilizada para projetos de pesquisa agropecuária da Fundação ABC. Novo encontro deverá ocorrer na próxima semana.

*Com Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro


   foto: Claudia Geisler

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

SESSÃO 19 DE AGOSTO - VEREADORA QUESTIONA SOBRE VACINAÇÃO

Sessão ordinária desta quarta-feira, 19, teve o plenário da Câmara ocupado por alunos do Colégio Vespasiano, que acompanharam os trabalhos do Legislativo até o final.


Requerimento da vereadora Aline Sleutjes solicitando informações do Executivo sobre disponibilização de vacinas nos postos de saúde do Município, bem como informações sobre a campanha contra poliomielite no dia 15 de agosto esteve em pauta nesta sessão.

Algumas mães do nosso Município relatam que estão encontrando dificuldades para vacinarem seus filhos. Segundo elas, apenas os postos de Saúde, Bom Jesus, Cantagalo e Jeová Ribeiro, possuem as vacinas disponíveis, e muitas vezes é preciso se deslocar de onde têm uma unidade próxima de  suas casas para irem em busca das doses em outros bairros mais distantes, e mesmo nestes correm o risco de não encontrarem.

Há  reclamação ainda quanto à distribuição de senhas, e que muitas mães têm retornado para casa sem vacinar os filhos por não haver mais senhas.

Outro fato levado até o Gabinete da vereadora é em relação à vacinação no Abapan no dia 15 de agosto, quando ocorreu o dia D da campanha contra a poliomielite. Informações de moradores da localidade dão conta de que a vacinação não aconteceu.

As questões, segundo a vereadora, são imprescindíveis, visto a extrema importância da campanha de vacinação contra a poliomielite e demais vacinas às crianças do nosso Município, e também a verificação da possibilidade de disponibilização das vacinas em todos os postos de saúde.

APAE

A vereadora apresentou ainda voto de congratulações à Apae de Castro pela exposição 'Nossas mãos semeando Arte e Conhecimento', realizado pela instituição para o Agrinho 2015. 
Cinco projetos foram desenvolvidos pelos alunos e os trabalhos, que incluem pintura em tela, artesanato em purungos, estarão expostos até o dia 28 de agosto, na Galeria Ondas do Yapó , no Teatro Bento Mossurunga. 

A vereadora cita que a homenagem não é só pelos projetos, mas por toda a garra e coragem das professoras, funcionários e direção, que não têm medido esforços para reconstruir o nome, a credibilidade e a confiança na instituição, perante aos pais, alunos e a sociedade, e também como forma de agradecimento e incentivo por tanta dedicação e amor.




WENCESLAU BRAZ E 
FRANCISCO BOTOGOSKI

Outra proposição apresentada é uma Indicação da necessidade de medidas que visem à segurança na esquina da Rua Wenceslau Braz e Francisco Botogoski. Neste cruzamento têm acontecido várias colisões e, no início deste mês, mais uma ocorrência envolvendo um carro e uma moto deixou uma moça ferida.

Moradores contam que os veículos andam em alta velocidade e não respeitam a preferência, colocando em risco a vida de pedestres.
  

PROCON EM CASTRO

Dos projetos de lei do Executivo que entraram em expediente, um deles diz respeito à criação da estrutura organizacional da coordenadoria municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon, na cidade de Castro.O projeto passará pela primeira votação na próxima sessão ordinária, no dia 26 de agosto, às 19 horas. 

"Fico muito feliz em estar neste Legislativo, representando meus eleitores e a população Castrense. Tenho lutado para fomentar a participação popular, através palestras, informações via face, blog, página, informações sobre as reais funções do legislativo, para que a sociedade continue cobrando pois isto é muito importante,  mais cobrando de forma correta e racional de quem realmente tem a função de resolver. Fiquei feliz com a entrada do Projeto do Procon, em  abril de 2013 eu e o vereador Herculano apresentamos esta Indicação da instalação do órgão em nosso município, baseado nas diversas  queixas dos nossos consumidores", lembrou.



terça-feira, 18 de agosto de 2015

DOTAÇÃO DO LEGISLATIVO SERÁ DESTINADA A SECRETARIAS DE OBRAS E COMÉRCIO E TURISMO

Em sessão ordinária do dia 05 de agosto foi aprovado projeto de lei nº88/2015, autorizando o Poder Executivo  a abrir crédito adicional suplementar no valor de R$ 250.000,00, provenientes do Legislativo.

O repasse antecipado da dotação orçamentária do Legislativo foi direcionado para assegurar despesas do Executivo, sendo  R$ 100.000,00 para construção de meio fio e R$ 150.000,00 para o licenciamento dos Distritos Industriais I e II.

O Executivo apontou as necessidades das secretarias municipais da Indústria, Comércio e Turismo e de Obras e Serviços Públicos, o Legislativo analisou a proposta de repassar a dotação antes do final do ano, sendo possível a elaboração do projeto de lei.


ROTARY RECEBE LEI DE UTILIDADE PÚBLICA

Às 18h30 desta segunda-feira, dia 17 de agosto, o Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil (PSB), e os vereadores Herculano da Silva (PSL), Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Itari Cropolato (PSL) e Aline Sleutjes Roberto (PSDC), receberam o Presidente do Rotary Club de Castro, Juliano Micheli, e companheiros rotarianos, para entrega oficial da Lei n° 3145/2015, que declara a associação como de utilidade pública.

Gerson Sutil, autor do projeto de lei n° 134/2015, que deu origem a Lei, declarou ser grande a sua satisfação em ser o autor da proposta e falou algumas das ações da entidade que colabora e ajuda Castro e seus cidadãos, como: campanhas em prol da APAE, apoio às atividades da Rede Feminina de Combate ao Câncer, ajuda a Casa da Criança “Padre Marcelo Quillici”, Asilo São Vicente de Paulo e Hospital Anna Fiorillo Menarim.

Gerson ressaltou que neste ano, durante as comemorações do aniversário de Castro em março, o Rotary realizou a 1ª Expo e Flor, uma exposição de flores, planta e mudas, e os R$ 19 mil arrecadados foram entregues a entidades assistenciais. “Obrigado a todos vocês que fazem parte do Rotary por sempre servir e ajudar a comunidade castrense. Entregamos esta Lei como reconhecimento à importância da associação para a nossa sociedade e esperamos que ela traga os esperados benefícios”, finalizou Sutil.

A vereadora Fátima, que já foi rotariana, disse que é muito gratificante entregar o título de utilidade pública para uma entidade como o Rotary que tem o compromisso de servir. A parlamentar destacou que o Rotary tem sido atuante no interior, nos distritos, e suas ações mudam e oportunizam a vida das pessoas, como a instalação de biblioteca na escola de Tanque Grande. 

O rotariano Vergilio Carvalho também fez uso da palavra e explicou que em Castro a entidade conta com 20 voluntários, está presente em mais de 200 países, tem 550 distritos, e os rotarianos somam 1 milhão e 200 mil pessoas. “É uma corrente de solidariedade, e em meu nome particular e em nome do clube agradeço a Câmara por este gesto importante”, concluiu.

*Assessoria de Comunicação da Câmara de Castro

   fotos: Claudia Geisler

VOTO DE CONGRATULAÇÕES AO FRIGORÍFICO NUZDA POR SEUS 20 ANOS

O vereador Gerson Sutil (PSB), Presidente da Câmara Municipal de Castro, e os parlamentares Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB), Paulo Cesar de Farias (PPS), Luiz Cezar Canha Ferreira (PSC), Herculano da Silva (PSL), Regiane Batista Severino (PRB) e Aline Sleutjes Roberto (PSDC), receberam os proprietários do Frigorífico Irmãos Nuzda, Sra. Lourdes Nuzda e seu marido, Vilmar Andruski Rodrigues, e o filho do casal, Ricardo, com o neto Matheus,  no final da tarde desta segunda-feira, dia 10 de agosto, para entregar placa de Voto de Congratulações pelos 20 anos de existência da empresa.
    
Sutil expressou sua satisfação em apresentar e ser autor do requerimento que concede o Voto, aprovado por unanimidade na sessão da última quarta-feira. O Presidente exaltou a força, garra e determinação dos empresários para gerir a empresa que se tornou uma grande família constituída por seus fundadores, colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros e amigos, uma história construída por boas mãos.

“É uma homenagem pequena diante da grandeza que representa o frigorifico Irmãos Nuzda para o nosso município, gerando renda, empregos e impostos. Ressalto que é uma empresa consolidada e importante marca de embutidos, uma referência na área em que atua e presente em diversas regiões do Estado. Muito obrigado por fazerem parte do nosso município. Desejo muitos anos de prosperidade e sucesso ao empreendimento”, enfatizou o Presidente do Legislativo. 
    
Após a fala, Gerson convidou o vereador Herculano da Silva para entregar a placa e o documento às mãos dos homenageados, e a vereadora Aline Sleutjes fez uso da palavra. “Parabéns pela garra, força e coragem. Sabemos que nosso país é inconstante e em alguns momentos está bem e em outros não, e isso reflete na economia e nas empresas, mas com pulso firme vocês conseguiram superar as fases difíceis e estão cada dia mais fortes. É uma honra ter vocês aqui em nossa Casa, recebendo esta homenagem. Recebam com carinho esta homenagem porque é com carinho que entregamos”, comentou Aline.

Em nome da família e da empresa, Vilmar agradeceu a Câmara e aos vereadores pela homenagem e pelas vezes que o ajudaram, e também lembrou de seus funcionários e reconheceu a importância deles para  sucesso do frigorífico.  “É um orgulho muito grande recebermos esta homenagem. Passamos por muita dificuldade e até hoje passamos, mas estamos batalhando. Castro pode ficar sabendo: o Irmãos Nuzda vai crescer muito ainda”, salientou.
    
O Frigorífico conta atualmente com um quadro de 70 funcionários diretos, capacidade de fabricação de 3.000 kg de produtos por dia, e abate, em média, 350 suínos por dia e 100 ovinos por semana.  

*Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro.



         fotos: Claudia Geisler







sexta-feira, 14 de agosto de 2015

RECONHECIMENTO - LAURO LOPES E GLACI RECEBEM TÍTULO

A noite de ontem, quinta-feira, 13 de agosto, com certeza ficará marcada na história do Legislativo castrense. A Casa realizou sessão solene de outorga dos títulos de Cidadãos Beneméritos ao casal Doutor Lauro Lopes e Glaci Ribas Lopes, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Município. 
    
O Presidente do Legislativo castrense, Gerson Sutil (PSB), iniciou a cerimônia e convidou o Prefeito de Castro Reinaldo Cardoso e o Desembargador, sobrinho da homenageada, Sérgio Antonio Ribas para comporem a mesa.  Na sequência, solicitou que o vereador José Otávio Nocera (PMDB) conduzisse a Senhora Glaci Ribas Lopes ao seu lugar de honra e Itari Cropolato (PSL), o Doutor Lauro Lopes.
    
Glaci foi homenageada primeiro. Aline Sleutjes Roberto (PSDC) e Gerson Sutil ressaltaram as características de sua personalidade, determinada, crítica, espontânea, dinâmica, comunicativa, de espírito solidário e um exemplo de mãe, avó e esposa. Ao apresentar o histórico de vida, os vereadores também leram e mostraram vídeo de amigos que trabalharam e conviveram com Glaci. “Hoje foi um prazer relatar um pouquinho da sua história, espero ter conseguido falar ao menos 10% do que você é para Castro, para nossa comunidade e para nossa Câmara”, finalizou Aline.
    
Depois de receber o título e ao fazer uso da palavra, a ex-Presidente da Câmara Municipal de Castro, “Mãe dos Jogos Estudantis de Castro” e vascaína, relatou que estava muito emocionada e agradeceu ao marido que sempre a compreendeu, filhos e família. “Tenho orgulho de ser castrense, eu amo esta minha cidade, lutei muito pela minha cidade e agradeço a Deus tudo aquilo que pude fazer por Castro. Fica aqui toda a minha gratidão, a emoção é maior do que as palavras”, ressaltou Glaci.

Dando continuidade ao evento a parlamentar Maria de Fátima Barth Antão Castro (PMDB) foi convidada a proferir o discurso em homenagem a Lauro. A parlamentar pontuou os feitos do Doutor como contador, advogado, agropecuarista, ex-vereador, ex-vice e ex-prefeito da cidade, além de suas benfeitorias ao próximo. “As pessoas especiais são aquelas que têm habilidade de se doar aos outros e de ajudá-los com as mudanças em seus caminhos. Ao estudar sua história eu percebi que o Senhor tem uma grande habilidade de ajudar as pessoas, de transformar”, enfatizou Fátima, que encerrou sua fala cantando trecho da música “Um pouco de perfume”.
    
Lauro confessou sua emoção, agradeceu a todos os vereadores nominalmente pela concessão do título, e discorreu a respeito das exigências e dificuldades das funções políticas nos dias de hoje. O homenageado exaltou a esposa ao dizer que sempre tem uma grande mulher ajudando um homem. “Hoje eu recebo esta homenagem, e acho que não fiz nada demais a não ser cumprir a nossa obrigação. Nós, os brasileiros em si, somos muito de elogiar e esquecemos que é obrigação nossa ser correto, é obrigação nossa ajudar o próximo, é obrigação nossa não criar inimigos, é obrigação nossa vivermos bem”, frisou Lauro Lopes.

Este momento seguiu-se de breve descontração acerca dos times de coração do casal, dos amores da vida da Dona Glaci, que incluem o gato Fredy e o papagaio Guga, vídeos de mensagens dos netos que não puderam estar presentes, e também de lembrar a filha que faleceu em 2008, Jucimara, e de receber abraços dos filhos e netos. 
    
O filho do casal, Mozar Lopes, e o sobrinho, Desembargador Sérgio Antonio Ribas, falaram aos presentes por alguns minutos. Lopes revelou que há muito tempo considerava merecido que os pais recebessem o título, e que Castro é um celeiro de gente de valor que ainda não recebeu e que cabe à Casa de Leis a concessão das honrarias aos seus cidadãos. “Em nome da família, dos meus pais, quero que vocês dividam conosco esta emoção, esta cerimônia, esta solenidade e esta concessão de titulo de cidadãos beneméritos aos meus pais”, concluiu. 
    
Sérgio, por sua vez, discorreu sobre a sorte da sua Tia Glaci ter se casado com Lauro e sobre seu orgulho de ser castrense, pois levará com orgulho o nome de Castro onde puder. “Lembro que meu pai sempre fazia com que nós passássemos as nossas férias junto aos primos em Castro porque sabia que estaríamos bem amparados pelo tio Lauro e tia Glaci”, contou.
    
Ao término, Gerson Sutil agradeceu a presença de todos, em especial dos homenageados, e falou em nome de todos os vereadores da Câmara. “Agradeço a Deus pela vida dessas pessoas sensacionais que hoje temos o privilégio de honrá-los e homenageá-los. Este momento ficará marcado na história deste Legislativo. Vocês representam para nós uma vida, uma história, um exemplo”, salientou o Presidente.
    
Os hinos Nacional e Municipal foram entoados por Pedro Henrique Telles e executados por Eliane Ramos Kovalski. Os projetos que deram origem às leis que concedem os títulos às ilustres personalidades foram apresentados pelo vereador Gerson Sutil, com apoio de demais parlamentares, e aprovados por unanimidade.


*Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro







quinta-feira, 13 de agosto de 2015

SESSÃO 12 DE AGOSTO

Mais uma sessão de casa cheia, com participação de alunos das escolas estaduais Joana Torres, Nisgoski e Nicolau Baltasar, aconteceu na noite desta quarta-feira, 12, no Plenário da Câmara Municipal.

ESTUDANTES LOTARAM O PLENÁRIO DA CÂMARA 

Além de duas outras Indicações da vereadora Aline Sleutjes, foi votado em primeira discussão Projeto de Lei Complementar nº 06/2015, de autoria da vereadora. 

O projeto altera dispositivos da Lei Complementar nº 37/2011. A intenção  é que se entenda que com a venda de uma propriedade o responsável pelo pagamento do IPTU seja do compromissário comprador e não da pessoa que vendeu. 

Devido à interpretação dúbia da Lei em relação à cobrança indevida ao ex-proprietário, a vereadora entende que se faz necessária  uma redação mais clara para o bom entendimento quanto à cobrança.

Quanto as demais proposições apresentadas, uma delas solicita a necessidade de finalização em trecho de estrada que vai para o Colégio Agrícola e ainda o calçamento do trecho que vai do Colégio até o Parque de Exposição Dario Macedo.

A obra de calçamento que não foi totalmente finalizada, faltando apenas cerca de 200 metros, tem incomodados os moradores do Jardim Bailly, além de alunos e funcionários do Colégio Agrícola, que diariamente trafegam por este trecho.

Além da conclusão da obra, a vereadora Aline sugere que o trecho entre o colégio e o parque também receba a benfeitoria. O intuito é que esta estrada seja mais uma ligação até a PR-340, com acesso à colônia Castrolanda, Distrito Industrial, aos distritos de Abapan e Socavão e ainda ao próprio Parque Dario Macedo, em dias de grande eventos, como é o caso do Agroleite, facilitando a fluidez do trânsito, prezando pela segurança, diminuindo o tráfego de veículos na região da avenida Ronie Cardoso.

TRECHO DA ESTRADA PARA O COLÉGIO AGRÍCOLA
EM QUE A OBRA NÃO FOI FINALIZADA

Já outra Indicação, que será encaminhada ao departamento de Meio Ambiente diz respeito à necessidade urgente de providências quanto ao descarte de lixo em área de preservação e à erosão que vem se formando no local. A área é no Bairro Morada do Sol V, próximo ao Centro de Educação Infantil Leda Maria.

LIXO ESTÁ SENDO DESCARTADO EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO


Foram votados e discutidos também em votação única, onze projetos do Executivo Municipal, como o projeto de Lei nº 114/2015 para a criação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Castro e o PL nº 115/2015 que altera a Lei Municipal nº 1849/2008 que regulamenta o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas-Comud-, bem como o Fundo Municipal de Políticas Sobre Drogas-Fumud.

Em primeira discussão, dos seis projetos do Executivo, três foram reencaminhados para mais pedidos de informações, um para correção e dois foram rejeitados, o PL 124/2015, que institui o Dia de Castro e o de nº 133/2015, que autoriza o Poder Executivo a contratar a Companhia Paranaense de Energia, Copel, para realização de obras.

A próxima sessão ordinária será no dia 19 às 19 horas, no Plenário da Câmara Municipal.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

APAE EXPÕE TRABALHOS DESENVOLVIDOS NO PROJETO AGRINHO

Muita criatividade e talento é o que se pode ver na exposição 'Nossas Mãos Semeando Arte e Conhecimento', dos alunos da Escola de Educação Básica, Osvaldo de Biássio, a Apae. As obras estão expostas na Galeria Ondas do Yapó, no Teatro Bento Mossurunga.

A iniciativa demonstra o resultado dos cinco projetos desenvolvidos para o projeto Agrinho durante o semestre. Os trabalhos foram realizados de acordo com idade e particularidade de cada turma, com participação de todos os professores, funcionários e voluntários

A mostra inclui pintura em telas, artesanatos em purungo e trabalhos utilizando outros elementos da natureza e materiais como pente de macaco, cascas de árvores, flor de cedo, cascas de bambu, caixas de leite, café e serragem.

Os trabalhos envolveram e contaram com a participação da grande maioria dos alunos, com participação de todos os professores e funcionários da instituição, além de voluntários, pessoas que doaram materiais e que apoiaram como o artista plástico, Irineu Alves, o Colégio Olegário de Macedo, a Sanepar, Prefeitura e equipe pedagógica da escola.


Dentro de cada projeto, os professores buscaram integrar e contribuir com o desenvolvimento dos alunos, através da temática 'As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo, proposta do projeto Agrinho neste ano.

PROJETOS 


No projeto 'Sentindo o gosto bom da vida', das professoras Josiane Aparecida C. Almeida e desenvolvido pelos alunos da educação infantil e estimulação essencial, foram trabalhados a alimentação saudável com as crianças.
Através do projeto 'A arte na Natureza', da professora Alice Ramos Bartmeyer e os alunos de ensino fundamental foram realizados trabalhos artísticos, utilizando elementos da natureza. 
Já o projeto 'Pintando a Tela e a Vida', da professora Angela Sleutjes Dancoski, contou com a participação do artista plástico Irineu Alves, que deu aula de pintura aos alunos. 
A consciência sobre a importância da água e seus benefícios foi aprendida através do 'Aqui e Lá, sem H2O não Dá', da professora Silvana Schelesky Lazarine. 
E, 'A Arte Projetada Pela Natureza', da professora Juliane Cristina Diniz Stella, incluiu a confecção de artesanato com purungos. Estes três últimos, desenvolvidos por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A exposição pode ser visitada até o dia 28 de agosto, de segunda a sexta- feira, das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 17h30.