quinta-feira, 27 de agosto de 2015

COLÉGIO NISGOSKI REALIZA A 8ª FEIRA DAS NAÇÕES

Há oito anos, a professora de Geografia do Colégio Estadual Maria Aparecida Nisgoski, Vilmara Sazzana da Silva, decidiu ensinar os costumes, cultura e hábitos de diferentes países, que por sua vez contribuem na formação dos costumes brasileiros, de uma forma atrativa e bastante prática. Nascia assim a Feira das Nações do Colégio Nisgoski. 

O resultado foi tão positivo que, além de ser realizada todos os anos desde então, a cada edição o evento cresce, ganha mais participação do colégio e comunidade. Nesta quinta-feira pela manhã, o prefeito Reinaldo Cardoso e o secretário municipal de Governo, Ricardo Cardoso Filho, estiveram no colégio para prestigiar o evento. 

Também participaram no dia de atividades os representantes do Núcleo Regional de Educação, Luiz Fabiano dos Anjos, Isiele Mello da Silva Schmiguel, e os vereadores Herculano da Silva e Aline Sleutjes. “O colégio está de parabéns; é um trabalho muito bonito que incentiva o aprendizado dos alunos”, destaca o prefeito. 

A Feira funciona da seguinte maneira: as turmas de oitavos anos são divididas em grupos e cada equipe apresenta um pouco da história do país escolhido, seus hábitos e costumes. Para isso, vale a criatividade dos grupos que podem escolhem um prato típico de cada país, vestem-se com roupas típicas, apresentam danças, entre outras atividades. No total, mais de 50 países de todos os continentes foram representados na feira. 

Nathan Bonfim de Souza fez parte do grupo que ficou responsável por estudar sobre o México. “Era um país que despertava meu interesse. E foi muito interessante aprender mais sobre a culinária, a cultura maia”, destaca. 

Devido à dimensão dos trabalhos realizados, neste ano a Feira teve as atividades desenvolvidas em dois dias: quarta e quinta-feira (26 e 27), com o envolvimento de toda a escola. No total, mais de 30 países estão representados no trabalho. A quarta-feira foi destinada às atividades culturais, em que os alunos explanaram aos colegas sobre a história e característica de cada país, permitindo ainda a interdisciplinaridade.  

Isso porque na atividade em sala de aula, a professora de Língua Portuguesa, Vitória Mainardes – que auxiliou Vilmara no projeto – avaliou a oralidade e expressão dos alunos durante as apresentações.

E, na quinta-feira, o dia foi destinado a apresentações culturais, que tiveram a participação de ex-alunos do Colégio e de alunos da Escola de Educação Básica Osvaldo de Biassio. 

Para a professora que deu início ao trabalho, é muito prazeroso ver o projeto crescendo e despertando mais interesse dos alunos a cada ano. “Fico muito contente em ver que um projeto que nasceu nas aulas de Geografia está a cada ano sendo ampliado e envolvendo mais professores e turmas”, finaliza Vilmara.

*Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Castro












Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho