segunda-feira, 30 de novembro de 2015

VEREADORA PARTICIPA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO OBSERVATÓRIO SOCIAL

A 11ª prestação de contas realizada pelo Observatório Social de Castro aconteceu na noite desta quinta-feira, 26, na sede da OAB. 

Após a apresentação referentes ao Executivo e Legislativo do Município de Castro, a vereadora teve a oportunidade de falar do Projeto de Lei nº 172/2015 , que estabelece restrições para nomeação de cargo em comissão de função de confiança, no âmbito do Poder Legislativo Municipal, além da Indicação de nº 206/2015 com sugestão de projeto de Lei ao Executivo, que estabelece restrições para nomeação de cargo em comissão e funções gratificadas, no âmbito do Poder Executivo.

Aline espera que o Executivo envie à Casa de Leis o projeto para ser votado, a exemplo do que foi feito no Legislativo.

A vereadora ainda aproveitou a ocasião para entregar uma cópia em mãos da Indicação ao vice-prefeito, Marcos Bertolini, bem como relatar os trabalhos do legislativo.

"O Observatório faz um trabalho extraordinário de fiscalização, uma estrutura pequena, mas muito eficiente. Faço questão de participar das prestações de contas, para poder colaborar com as informações solicitadas, bem como responder a críticas e ouvir sugestões", frisou Aline.







                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

ALINE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA DO PLANO DECENAL DOS DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

A vereadora Aline Sleutjes participou de audiência pública que trata sobre o Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de Castro. A audiência aconteceu no Plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira 26, às 13h30. 

O plano, que será executado entre os anos de 2016 e 2025 vai direcionar o trabalho junto às crianças e adolescentes pelos próximos dez anos e além do social, prevê um conjunto de ações na área de saúde, educação, lazer, cultura, esporte, entre outras.  

O Plano deve ser finalizado até o dia 20 de dezembro. Na audiência desta quinta-feira foi apresentado o documento e aberto espaço para apresentação de propostas, e a população também pode consultar o Plano e fazer sugestões  via internet, pelo site da Prefeitura – /www.castro.pr.gov.br/index.php/plano-decenal.

O Plano Decenal Municipal trata-se de um guia de ações coordenadas, que objetiva resultados que promovam e garantam os direitos humanos de todas as crianças e adolescentes do Município. 

O documento segue os eixos prioritários e diretrizes que serviram de parâmetros para a elaboração do Plano Decenal Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, que foram aprovados na VIII Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Sua principal finalidade é articular as várias políticas setoriais voltadas ao público infanto-juvenil, além de orientar a implementação de políticas que efetivamente garantam os direitos de crianças e adolescentes. 

Assim, para nortear a elaboração do Plano, foi realizado ainda o diagnóstico do município, que inclui informações sobre a rede de atendimento público e privada à criança e adolescente, assim como o mapeamento das principais violações dos direitos. 

Segundo a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Damisa Gomes, com base neste diagnóstico, é possível identificar quais as principais situações que envolvem as crianças e adolescentes. 

Assim, com base neste panorama e seguindo os eixos prioritários e diretrizes pré-estabelecidas, a intenção é levantar propostas que atendam às necessidades e particularidades município. Entre as ações previstas está ainda a instituição de uma comissão de monitoramento, avaliação e prestação de contas do Plano Decenal. 




quinta-feira, 26 de novembro de 2015

SESSÃO 25-11 - ALINE SUGERE PROJETO PARA REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA A MÃES OU TUTORES DE PORTADORES DE DEFICÊNCIA



Sessão ordinária aconteceu na tarde desta quarta-feira,25, no Plenário da Câmara Municipal e três proposições da vereadora Aline Sleutjes estiveram em pauta.


Uma das indicações tem em anexo, como sugestão, projeto de lei complementar para alteração de disposições da Lei Complementar da Lei 13/2007, que dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município.


As disposições a serem alteradas na Lei 13/2007 tratam da redução de carga horária à servidora ou servidor com filho, cônjuge ou dependente portador de necessidades especiais.


Legalmente, destaca-se que o Decreto Legislativo 186 aprovou a Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência’, assinada e, 30 de março de 2007 e ratificada pelo Brasil em agosto de 2008. O documento, entre outros pontos, destaca a preocupação com o respeito pelo lar e pela família e, sobretudo, da pessoa com deficiência, exigindo um padrão de vida e proteção social adequados.


Além disso, destaca-se ainda que o artigo 98 da Lei 8.112/ 1990 (Estatuto dos Servidores Federais) concede horário especial para o servidor com deficiência física.


Sendo direito do portador de deficiência ter uma vida digna, cuidado com a saúde, acesso à educação, entre outros, a vereadora entende que seja pertinente assegurar o direito a tais cuidados e possível ao Poder Público garantir a redução de carga horária aos beneficiários, e que possam amparar aqueles que necessitam de cuidados especiais e maior dedicação.


Jardim Bailly


Outra Indicação são reivindicações de moradores do Jardim Bailly e foram frutos de reunião realizada no bairro na semana passada.


Os moradores solicitam redutor de velocidade na Rua Professora Marly Rolim, construção de muro de arrimo em algumas casas e entrega de correspondências.


Quanto ao muro de arrimo, desde que as casas foram construídas, a gestão passada se comprometeu a realizar a obra, mas nada foi concretizado, já a entrega das correspondências não acontece mesmo o bairro possuindo o Cep e os moradores se sentem prejudicados com a falta deste serviço.


Jerônimo Cabral


Moradores desta rua, próximo às transversais Alcebíades Marques de Sousa e Rui Barbosa, solicitam redutor de velocidade neste trecho, que segundo eles se torna perigoso devido à velocidade em que os veículos trafegam, colocando em risco a vida de pessoas.


Ainda nesta sessão para passar por segunda votação em plenário constava na pauta o projeto de lei n° 167/2015 que autoriza o Chefe do Executivo a alienar lotes urbanos localizados no Jardim Bailly, Morada do Sol IV e Jardim das Araucárias III. 

A proposta foi retirada da pauta de votação devido novo pedido de vistas. A dúvida dos vereadores tem se concentrado na alienação de dez lotes localizados no Jardim Bailly, que poderiam no futuro, tornar-se área de lazer ou ser um espaço público para usufruto da comunidade.


Já o projeto de lei n° 47/2015 passou por primeira votação. A proposta, que autorizaria o Executivo a celebrar convênio intermunicipal de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza-ISSQN em rodovias concessionadas, recebeu parecer contrário das Comissões Permanentes de Constituição e Justiça e de Finanças e Orçamento, visto que não foram encaminhados documentos com a projeção dos valores a serem arrecadados em caso de aprovação da matéria. O parecer foi aprovado por unanimidade e o projeto rejeitado.


A próxima sessão ordinária será no dia 02 de novembro na Casa de Leis.

"Fiquei muito chateada pelo projeto 167/2015 não ser votado novamente, realizamos reunião com a comunidade, a mesma reuniu-se, posteriormente, e optou por não vender os lotes. Fiz uma emenda respeitando a vontade do povo, e por interesses particulares ou políticos, não sei ao certo, o projeto fica mais uma vez sem ser votado. Espero que este impasse seja resolvido na próxima sessão", relatou Aline.

         Fotos: Claudia Geisler


VEREADORES HOMENAGEIAM COLÉGIO AGRÍCOLA POR SEUS 80 ANOS


A quarta sessão ordinária do corrente mês teve início às 14 horas desta quarta-feira, dia 25, na Câmara Municipal de Castro. Logo após a aprovação da ata o encontro foi suspenso por alguns minutos para entrega de placa de Voto de Congratulações ao Colégio Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo, homenagem alusiva aos seus 80 anos de existência.

O requerimento solicitando a contemplação da unidade com o Voto foi apresentado pelo vereador presidente, Gerson Sutil, e aprovado por unanimidade na sessão de 18 de novembro. Antes da entrega da placa a vereadora Aline Sleutjes Roberto falou em nome da Câmara e lembrou-se das mudanças pelas quais a instituição passou ao longo de sua jornada e de sua importância na história de Castro e dos munícipes que lá estudaram. “Não temos dúvidas de que o Colégio Agrícola Olegário Macedo transformou e deu esperança à vida de muitos jovens nestes 80 anos e, portanto, esta homenagem é mais que merecida”, frisou Aline.

Gerson Sutil completou: “entregamos esta placa como reconhecimento e gratidão ao trabalho desenvolvido pelo Colégio Agrícola, e desejamos muitos anos de vida para a instituição”.

Maria de Fátima Barth Antão Castro e Joel Elias Fadel realizaram a entrega da placa à diretora do colégio, Marli Burda, que na sequência falou aos presentes. 

Marli abordou que durante os 80 anos o Colégio Agrícola tornou-se referência e vem formando profissionais competentes para contribuir com o desenvolvimento da região.  A diretora aproveitou para agradecer aos professores pela dedicação e aos pais que confiam seus filhos à instituição.

"Este Colégio sempre fez parte da história da minha família. Meu pai, irmãos e muitos parentes e amigos passaram por esta instituição, e graças a educação de qualidade ofertada, hoje são referência em seus negócios e propriedades. Sem sombra de dúvidas o município de Castro tem muito a agradecer a este colégio, que preparou não só castrenses, mas jovens de muitos lugares do Brasil, criando oportunidades e um futuro melhor", exaltou Aline.

*Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro.

    Fotos: Claudia Geisler




terça-feira, 24 de novembro de 2015

REUNIÃO DISCUTIU ARTESANATO E FEIRA CASTRENSE



Reunião com artesãos e participantes da feira familiar em Castro aconteceu na noite desta segunda-feira, 23, com a finalidade de discutir sobre a participação nas feiras e eventos do município. 

Além da vereadora Aline Sleutjes, que proporcionou o encontro, o secretário municipal de Indústria e Comércio esteve presente e diversas questões foram levantadas e discutidas. 

O objetivo é a prioridade do artesão e do feirante castrense e seu produto nas feiras, eventos e festividades. Outra reunião está marcada para o dia 14 de dezembro às 18 horas no Centro da Juventude, onde as informações solicitadas serão apresentadas.

"Eu fomentei esta reunião, devido a inúmeros questionamentos de artesões e pequenos produtores quanto ao incentivo e participação dos mesmos nos eventos. A reunião foi muito produtiva, fiquei responsável em buscar respostas referentes a vários assuntos pontuados, e nestas próximas 2 semanas estarei pesquisando e coletando tais informações. Quem que não participou desta reunião poderá participar da próxima, serão muito bem vindos," ressaltou  Aline.





sexta-feira, 20 de novembro de 2015

SAUDAÇÃO À BANDEIRA: ESCOLAS E ALUNOS RECEBEM CERTIFICADO


Na tarde desta quarta-feira, dia 18 de novembro, a Câmara Municipal de Castro realizou logo no início da sessão, após a leitura e aprovação da ata, a entrega de certificados a instituições de ensino e alunos que participaram do projeto, promovido pela Casa, 'Saudação à Bandeira' 2015. 

O Presidente da Casa ressaltou no início da solenidade que o projeto integra as ações da Câmara que visam despertar na comunidade o interesse pelos trabalhos da Câmara. Além disso, Sutil explicou que para participar as instituições de ensino foram convidadas a promover um concurso interno de redações, crônicas e poemas que homenageassem a Bandeira Nacional ou Municipal, e a enviar os trabalhos escolhidos à Câmara. Estas saudações são lidas no decorrer do ano pelos vereadores a cada última sessão ordinária do mês. 

Nove escolas participaram e enviaram textos de 24 alunos, são elas: Escola Municipal Doutor Linneu Madureira Novaes, Doutor Vicente Machado, do Guararema, Professor Bernardo Litzinger, Professora Dalila Ayres e da Vila do Rosário; Colégios Estaduais Professora Maria Aparecida Nisgoski e do Campo Professora Fabiana Pimentel, e o Colégio Sesi-Unidade Castro. 

Como amanhã é comemorado o Dia da Bandeira Nacional e conforme previsão regimental, a última Saudação à Bandeira de 2015 foi realizada logo após a certificação dos alunos, mediante sorteio. A vereadora Aline sorteou o nome da aluna Sthéfani dos Santos da Cruz da Escola Municipal Professora Dalila Ayres e coincidentemente a estudante estava presente no plenário e foi convidada a  realizar a leitura do seu texto na tribuna. 

A pequena solenidade foi encerrada com um agradecimento e uma salva de palmas a todos que acolheram a proposta, às escolas e alunos participantes.

*Com Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro. 
           fotos: Claudia Geisler



EXTRAORDINÁRIA: ORÇAMENTO PARA 2016 PASSA POR PRIMEIRA VOTAÇÃO


Às 16h30 foi realizada sessão extraordinária para deliberação dos vereadores acerca do projeto de lei n° 164/2015, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro do próximo ano em R$ 171.177.415,00.

Foram apresentadas duas emendas à proposta. A primeira, de ordem redacional, corrige erros constantes no lançamento dos valores transcritos dos anexos para a redação do projeto. A segunda,  assinada por todos os vereadores, modifica itens do anexo 02, que dispõe sobre a natureza das despesas segundo as categorias econômicas, diminuindo valores antes destinados às Secretarias Municipais de Indústria, Comércio e Turismo, de Obras e Serviços Públicos, de Governo, e de Administração, e aumentando valores a serem aplicados na Secretaria Municipal de Saúde, no tocante a infraestrutura e logística, manutenção da gestão do SUS e desenvolvimento das atividades da atenção básica.


As emendas foram aprovadas pela unanimidade dos vereadores presentes e o projeto, com as emendas, aprovado por cinco votos a um, sendo contrário o voto do vereador Joel Elias Fadel.


A matéria volta a ser discutida e votada na próxima semana em sessão extraordinária, na quarta-feira, dia 25, às 16h30.

*Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro.


     Foto: Claudia Geisler

SESSÃO 18-11- REQUER SOBRE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO



Terceira sessão ordinária do mês de novembro aconteceu nesta quarta-feira, 18, no Plenário da Câmara.

Em Pauta o Requerimento da vereadora Aline Sleutjes solicitando estudos à coordenação da Vigilância Sanitária para a viabilização de castração em animais que possuem tutores.

A justificativa é que apesar do grande trabalho do departamento, com a abertura do canil municipal e o trabalho realizado pela Ama a fim de minimizar os problemas causados pela superpopulação de animais na rua, ainda há muito para se fazer para melhorar essa situação.

Diante deste fato, a vereadora apresentou a sugestão, que também é de inúmeros munícipies, para que o canil ofereça o procedimento de castração a famílias que têm o animal de estimação, mas que não tem condições financeiras de castrá-lo; e esse animal, seja macho ou fêmea, acaba contribuindo para o aumento de cães e gatos, já que a família, muitas vezes, não tem como cuidar de tantos animais que nascem e acabam doando ou deixando soltos na rua.

A vereadora acredita que se o canil mesmo oferecesse este serviço, gratuito  dando direito a família selecionada a castrar seu bicho de estimação, contribuiria e muito para diminuir o problema.

Outra proposição da vereadora é em relação à sinalização do Balneário Dr. Libânio Estanislau Cardoso, a Prainha.

Recentemente, esse ponto turístico de nossa cidade foi cenário de trágico acontecimento envolvendo o adolescente de 13 anos, Thiago. O menino afogou-se enquanto nadava com outro colega; e pelo mesmo motivo já acompanhamos a dor de várias famílias.

A sugestão é para que o local seja sinalizado, com orientações de alerta, perigo, sobre a profundidade do rio e correnteza, e demais orientações que sejam pertinentes e que esse mecanismo auxilie na conscientização dos populares que frequentam o local, uma vez que o número de pessoas deve aumentar nesta época do ano, o verão.

Ainda na sessão de hoje foram aprovados em votação única 11 requerimentos. Em um destes documentos todos os parlamentares da Casa solicitam ao Prefeito Municipal, que envie informações relacionadas às políticas públicas adotadas pelo Município em relação a acessibilidade. Neste arquivo os parlamentares questionam quais as medidas e providências serão tomadas pelo Executivo visando a adequação do espaço urbano e dos edifícios públicos às necessidades de inclusão de toda a população.

Para passar por segunda votação em plenário constavam na pauta duas proposições. O projeto de lei n° 158/2015, que autoriza a participação do Município de Castro no Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do Prefeito Municipal. Já a proposta n° 167/2015, que autoriza o Chefe do Poder Executivo a alienar lotes urbanos, recebeu pedido de vistas da vereadora Aline Sleutjes e foi retirado da ordem do dia pelo Presidente.

A próxima sessão ordinária acontece na Casa de Leis, às 14 horas, da quarta-feira, dia 25 de novembro.
          
           Fotos: Claudia Geisler