quinta-feira, 28 de abril de 2016

SESSÃO 27-04 SALÁRIO DE PROFESSORES, APESAR DE RECOMPOSIÇÃO, ESTÁ ABAIXO DO PISO NACIONAL



Duas proposições da vereadora Aline Sleutjes foram apresentadas na sessão ordinária desta quarta-feira, 27. Uma delas indica à Polícia Militar e à secretaria de Segurança Pública da necessidade de fiscalização e diligências ostensivas nos pátios e no entorno de postos de combustíveis, além dos lugares públicos. A iniciativa pretende o cumprimento à Lei Complementar 36/2011, que prevê no parágrafo único do artigo 170-F "que fica vedado o consumo em toda extensão da área abrangida pelo posto de combustível", e ao artigo 170-G, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos.

O objetivo visa garantir à segurança da população, uma vez que os frequentadores destes locais consomem bebida alcoólica e saem dirigindo, pondo em risco a vida de outros, a exemplo de ocorrência na quinta-feira, 21, à noite, quando um motoboy de 22 anos, que trabalhava na ocasião, foi atingido por um veículo em que os dois ocupantes fugiram sem prestar socorro. Parentes da vítima, que está na UTI, informaram que havia bebidas no interior do veículo.

A segunda proposição indica necessidade de reforma, pintura e melhoria na estrutura física da Unidade de Pronto Atendimento-UPA.

O prédio apresenta várias rachaduras na estrutura, o que vem ocasionando infiltrações, até com risco de queda de reboco da laje em alguns ambientes. Segundo informações de servidores, há ainda a ocorrência de goteiras, devido à infiltração em consultório, cozinha, corredor, além do mau funcionamento na parte elétrica, lâmpadas e tomadas.

As paredes necessitam também de pintura, principalmente na recepção. A vereadora destaca que as melhorias garantem a conservação do prédio e o bom atendimento à população castrense, uma vez que se trata de espaço designado à saúde.

Duas propostas de lei, as de n° 43 e 44/2016 passaram por segunda discussão e, aprovadas, seguem para sanção do Prefeito. Estes projetos retiram da estrutura administrativa da Prefeitura o cargo de Diretor Administrativo Financeiro, e autorizam a abertura de crédito adicional especial de R$ 116 mil para assegurar o pagamento de despesas com serviços de consultas especializadas de médico psiquiatra.

Ainda no início da sessão, o Presidente do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação- Fundeb, Jonathan Barros, falou aos vereadores e comunidade sobre a posição contrária do conselho em relação à tabela municipal de vencimentos dos profissionais do magistério, visto que a Prefeitura não paga o piso salarial nacional da categoria, e relatou sobre a necessidade de contratação de professores.

"Na semana passada votamos o reajuste para os servidores municipais no valor de 9,9, entretanto segundo ata de reunião do Conselho do Fundeb e evento no ACEC para todos os professores, no início do ano, o prefeito se comprometeu com índice superior, mas não cumpriu. Vale lembrar que o pagamento do magistério é feito com recurso específico para este fim; pelos demonstrativos observamos que dinheiro existe, agora depende de boa vontade. Eu enquanto professora e vereadora me coloco à disposição dos professores e do conselho para lutarmos pelo direito das nossas professoras receberem pelo menos o piso nacional. Valorizar o professor é pensar no futuro, pois não existe nenhuma profissão se não houver o professor!, ressaltou a vereadora.

Ao final da sessão a vereadora Aline Sleutjes fez a Saudação à Bandeira através do texto da aluna Andressa Massad Teixeira. A próxima sessão será realizada na quarta-feira, 04 de maio, às 14 horas.

           Fotos: Claudia Geisler







Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho