sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ALINE PEDE INVESTIMENTO E INCENTIVO À BIBLIOTECA MUNICIPAL

Na sessão desta quarta-feira, 07, a vereadora apresentou Indicação de nº 314/2013, solicitando estudos para investimentos e desenvolvimento de projetos que incentivem a leitura. No mês de julho, após reivindicações de munícipes, dentre eles, jovens e adolescentes, estudantes universitários, a vereadora Aline Sleutjes visitou a Biblioteca Municipal e conversou com a bibliotecária Caroline Freitas para conhecer a estrutura do local.

A biblioteca, inaugurada em 1970, está com acervo antigo, os móveis estão em péssimo estado, não possui sistema digitalizado para catalogação e o horário de funcionamento impede os cidadãos que trabalham durante o dia de frequentarem a biblioteca. 

A sessão de livros infantis é pequena e não é atrativa para crianças. O ideal seria um espaço lúdico, com livros apropriados, contação de histórias, pintura, mobília diferenciada e adequada, pois para se tornar um leitor, uma criança deve ser estimulada por meio de exemplos e de contato permanente com os livros.
MOBÍLIA É ANTIGA
OUTROS MATERIAIS SÃO GUARDADOS EM LOCAIS IMPRÓPRIOS
NO MÊS DE JULHO NÃO HOUVE REGISTRO DE LEITORES

O HÁBITO DA LEITURA NO BRASIL


A falta de hábito de leitura é um grave problema para os brasileiros: lê-se em média no país apenas 4 livros por ano, sendo que somente 2 são inteiramente lidos. É o que mostrou a terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2012. O número é ainda menor do que o apresentado pela edição anterior da pesquisa, feita em 2007, quando foi constatado que se lia, em média, 4,7 livros por ano. 

Embora 67% dos brasileiros saibam que existe uma biblioteca perto de seus lares, apenas 1 em cada 4 cidadãos as frequentam, de acordo com a pesquisa. A má condição dos estabelecimentos é um dos principais fatores que contribuem para esse distanciamento do público.

Retratos da Leitura mostra que 20% dos leitores do país não vão às bibliotecas por causa da precariedade dos estabelecimentos. Prédios velhos, falta de acervo, verba curta, má administração, entre outros, são alguns dos motivos que afastam o público das bibliotecas e, consequentemente, da leitura. Se os brasileiros leem pouco, uma das causas é certamente a falta de acesso que a população tem aos livros.

INCENTIVO

Iniciativas como levar à biblioteca à população, tornar o espaço agradável, cuidar e investir no acervo, transformar e adaptar o horário à necessidade do público, envolver a comunidade na criação e manutenção, investir na divulgação, usar diferentes abordagens para estimular a leitura, além de um ambiente atrativo são essenciais para formar leitores e contribuir para uma boa formação. A leitura possibilita o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, enriquece o vocabulário e aumenta o repertório de informações.

ALINE E CAROLINE FREITAS, BIBLIOTECÁRIA

Na visita pudemos registrar o jovem Lucas Marques no momento leitura. Parabéns!


 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho