sábado, 24 de agosto de 2013

SEMINÁRIO DISCUTIRÁ SANEAMENTO E MOBILIDADE URBANA - NESTA SEGUNDA-FEIRA, 26

As inscrições devem ser feitas diretamente na Inspetoria de Castro do Crea-PR, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas ou por telefone (42) 3232-3007. O gerente regional do Crea Ponta Grossa, Vander Della Coletta Moreno, explica que objetivo do plano é fornecer subsídios legais e técnicos para a elaboração de planos municipais e gestão nas áreas de saneamento, resíduos e mobilidade urbana.
A abertura está marcada para as 9 horas. Às 9h30 acontece o seminário sobre saneamento, com o engenheiro civil, Antônio Lucas Araújo Hyczy. Hyczy é engenheiro da Associação dos Municípios dos Campos Gerais -AMCG-, membro da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos do CREA-PR e membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Planejamento de Ponta Grossa. A palestra tratará a legislação federal, termos de referência oficiais; ferramentas para elaboração e gestão de planos de saneamento básico e ferramenta de gestão de resíduos sólidos para os municípios.
Depois de intervalo para o almoço, a reunião será retomada às 14 horas, com seminário sobre mobilidade urbana, trânsito e transportes, com o engenheiro civil Valter Fanini, assessor de Políticas Públicas do Crea-PR.

 

PLANOS

Assim, o encontro abordará dois dos três planos que os municípios devem desenvolver para conseguir ter acesso a recursos federais. 
São eles: mobilidade urbana, saneamento e habitação. 
"O plano de saneamento objetiva a universalização do abastecimento de água potável, esgotamento sanitário (coleta, tratamento e destinação final), gestão de resíduos sólidos urbanos (coleta, tratamento e disposição final), além do adequado manejo de águas pluviais urbanas, com o consequente controle de enchentes.

Já o plano de mobilidade urbana abrange tanto o transporte de pessoas como o transporte de cargas, controle de fluxo, engenharia de tráfego, normatização de trânsito e acessibilidade. Devemos lembrar que passamos por processo de envelhecimento da população brasileira - e que isso traz mais dificuldades de locomoção. Assim, a acessibilidade não está apenas ligada às pessoas com alguma deficiência, mas às pessoas idosas, à circulação com carrinho de bebê, por exemplo.

O objetivo do plano de mobilidade urbana é reunir as políticas de transporte e de circulação, integrada com a política de desenvolvimento urbano, com a finalidade de proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, priorizando os modos de transporte coletivo e os não-motorizados, de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável. "

Hoje, o transporte em Castro é feito, basicamente, por automóvel, ou seja, de forma individual. Precisamos criar condições de oferecer melhores equipamentos, custo e itinerário, de forma que o transporte coletivo seja mais utilizado", frisa o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jaime Bernardo de Carvalho Pusch.
   
Desta forma, o secretário aponta que o seminário é um importante passo para a abertura do discurso sobre estes temas. "O seminário tem caráter motivacional para que os profissionais possam criar uma linguagem comum para formulação de diretrizes eficazes, pois precisamos criar planos que sejam afinados com as políticas nacionais e que possam ser implantados de acordo com os recursos de cada município".
A participação no evento é gratuita e o Crea-PR concederá certificado.
Site - Prefeitura Municipal de Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho