segunda-feira, 29 de abril de 2013

ALINE PRESTIGIA ORANJEFEEST




    No sábado, 27, a vereadora prestigiou a Oranjefeest, na Colônia Castrolanda. Aline, que é de descendência holandesa, não quis ficar de fora dessa festa, que celebra o dia da Rainha. O evento é comemorado, oficialmente, desde o ano 2000 e acontece na rua do Moinho, Memorial da Imigração Holandesa. 
    Aqui na cidade de Castro, a Oranjefeest recebe visitantes da região que prestigiam e têm a oportunidade de conhecer um pouco da cultura e da tradição da Holanda, cultivada pelos imigrantes.
   A fanfarra da Escola Evangélica da Comunidade Castrolanda abriu o evento com o hino do Brasil e da Holanda e a festa prosseguiu com apresentações de dois corais, do grupo ucraniano de Prudentópolis e do grupo folclórico holandês  e muita comida típica.

ALINE PRESTIGIOU ORANJEFEEST, NA COLÔNIA CASTROLANDA

O DIA DA RAINHA

   O Dia da Rainha surgiu em 1885 pra celebrar a unidade nacional do reino dos Países Baixos. Inicialmente, a data foi marcada no dia do aniversário da Princesa Wilhemina, no 31 de agosto de 1885 com o nome ‘Prinsessesdag’, o Dia da Princesa. Quando Wilhemina virou rainha em 1890, com apenas 10 anos de idade, o feriado virou ‘Koninginnedag’, Dia da Rainha.
   Daí em diante, a tradição indicava que o feriado mudasse de data em função do aniversário do monarca regente. Quando Wilhemina passou o reino para a filha Juliana, o feriado mudou para o aniversário da nova Rainha, dia 30 de abril.Beatrix foi a sexta mulher a assumir a monarquia holandesa em 1980, substituindo a mãe, rainha Juliana, que reinou por 31 anos.
  Nos lugares onde a data é festejada é comum as pessoas se vestirem de laranja, que é cor do país Holanda.

GRUPOS FOLCLÓRICOS E CORAL SE APRESENTARAM NO EVENTO



REUNIÃO COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE


   Na terça-feira, 23, profissionais da Saúde, entre eles psicólogos, veterinários e fisioterapeutas, estiveram reunidos com a vereadora e o presidente da Casa.  Eles pretendem que o Executivo estenda a eles a gratificação por produtividade paga aos dentistas, de 20%. Essa gratificação é concedida após avaliação.  
 Aline, juntamente com Herculano Silva, apresentaram requerimento pedindo informações sobre o processo de critérios de avaliação que garante o benefício.


   E na sexta-feira, 26, a vereadora Aline, o presidente da Casa, Herculano da Silva, e a assessora jurídica, Dra. Crislene de Oliveira, se reuniram na Secretária de Saúde, a convite da Coordenadora do setor de Odontologia, Débora de Araújo, para conversar com os profissionais.
  A vereadora falou sobre ideia, que surgiu ainda em campanha, e discutiu sobre a viabilidade da implantação de odontomóvel para atender as comunidades do interior.
Foi discutida também a questão da gratificação de 20%. Este percentual, conforme os dentistas, é referente à insalubridade, que lhes é garantido em lei, bem como os profissionais que exercem a medicina. Segundo eles, seria uma maneira de o Executivo equiparar os vencimentos, já que o piso inicial de um dentista contratado pela Prefeitura de Castro é o menor da região.
   A vereadora se colocou à disposição dos profissionais e enfatizou que o Legislativo apenas cumpre seu papel fiscalizador e está sempre pronta a atender a todos que a procuram, com ética e transparência.




SESSÃO 24 DE ABRIL


    Com muitas preposições a serem apresentadas e muito trabalho a desenvolver, a vereadora Aline esteve presente na sessão desta quarta-feira, 24, mesmo estando em fase de recuperação devido a cirurgia realizada no dia 11 de abril.
  As preposições apresentadas por Aline indicavam consultoria específica para estudos da malha viária do Município; a necessidade de patrolamento e cascalhamento nas estradas do Fundão, que estão em estado crítico e isso prejudica a subsistência dos pequenos produtores que vivem nessa comunidade; delimitação de vagas de estacionamento no entorno da Praça do Rosário, a pedido do Pároco da Igreja Pe. Gilmar, que levou em conta o fluxo de pessoas no local, lembrando que há no entorno da paróquia mais uma igreja, um Posto de Saúde e uma escola; providências na Rua Alda Krelling, no Bairro Morada do Sol IV; limpeza de mato e lixo e construção de calçada no entorno do Estádio Estefano Mocroski.
    Pedido de providências quanto à velocidade de veículos na Rua Jerônimo Cabral do Amaral, no Bairro Prado Velho, onde o fluxo de carros e pedestres aumentou, significativamente, depois da construção de conjunto habitacional no final da rua e como há naquela região duas escolas, moradores estão preocupados com o risco a pedestres e estudantes.
  A vereadora também sugere a arrecadação e reaproveitamento de medicamentos, em programa desenvolvido por equipe de profissionais da área, com trabalho de conscientização junto à população. O objetivo é que esses remédios, depois de recolhidos e avaliados, criteriosamente, por farmacêuticos, se em bom estado de utilização, podem ser disponibilizados a pessoas carentes.
    Há ainda indicação de obras de revitalização para a Praça Itacir Stresser, no Distrito do Socavão; colocação de placas indicativas e construção de abrigos nas paradas de transporte coletivo urbano, em parceria com empresas que utilizariam esses locais para colocação de propagandas; implantação de agência do Procon em Castro, já que o cidadão castrense quando precisa utilizar esse serviço é obrigado a se deslocar até Ponta Grossa.

ALINE RETOMOU OS TRABALHOS


   E, em pauta para ser votado na próxima sessão, Projeto de Lei para nominação de rua no Bairro Nossa Senhora das Graças. A homenageada é Alicéia de Jesus de Oliveira Valença, conhecida por Celinha. Celinha foi casada com Eduardo Rosas, o Dudu.
  O projeto de Emenda à Lei Orgânica n° 01/2013, que constava em pauta para segunda discussão e votação, teve pedido de retirada, para maiores estudos. Este projeto de emenda especifica a aplicação dos 3%, além dos 25% da receita a serem investidos na Educação, para investimento na compra de uniformes escolares, material didático para as crianças da rede municipal de ensino, e ainda para o transporte universitário.
   O intuito desse projeto de emenda é beneficiar os estudantes carentes de Castro, cujas famílias não possuem condições financeiras para adquirir uniforme e material para os filhos em idade escolar e, ainda, para subsidiar os jovens que querem cursar uma universidade, mas são tolhidos de frequentar um curso superior e garantir um futuro melhor, porque dependem do transporte até a cidade mais próxima que oferece o ensino universitário. 

   Todas as indicações e requerimentos apresentados pela vereadora são pedidos feitos durante visitas e reunião junto à população e dos munícipes que a procuram em seu gabinete, trazendo reivindicações, para que sejam representados pela vereadora e pela Casa de Leis, bem como o exercício da fiscalização que é dever e obrigação do legislador.
  A vereadora atende a todos, primando pela transparência e seriedade dos trabalhos no Legislativo de Castro.