Dezoito alunos do Centro de Atendimento à Criança Jardim Colonial retornaram à Câmara, dessa vez, como protagonistas.
Eles realizaram a Sessão Jovem, simulando uma sessão de verdade, com direito à eleição para escolha dos componentes da Mesa. Após terem assistido à sessão da semana passada e ouvirem um pouco mais sobre o trabalho dos legisladores com explanação da assessora da Comunicação, Claudia Sleutjes Geisler, colocaram em prática o que aprenderam.
Os jovens vereadores discutiram acerca de vários assuntos como arborização da cidade, centros de reabilitação para jovens viciados em drogas, áreas de lazer nos bairros, pavimentação, entre outras melhorias. A professora Dionéia foi quem desenvolveu e acompanhou os alunos nessa atividade.
ALUNOS APRENDERAM NA PRÁTICA O TRABALHO DO VEREADOR |
Essa experiência foi possível graças ao projeto Praticando Cidadania, desenvolvido pela Câmara, em 2006.
Cada aluno recebeu também a cartilha 'Turma do Camaradinha - Conhecendo a Câmara'.
A cartilha conta a história de uma turma de estudantes que visita a Câmara Municipal de Castro. Tudo começa em uma sala de aula na cidade. Um dos personagens, um menino chamado Tião, chega atrasado na escola porque a chuva alagou sua rua, impedindo a passagem de carros no local. Joana, colega de turma, fala que se fosse vereadora poderia ajudá-lo, além de outras pessoas da comunidade. A partir daí, o papel do vereador também é discutido pelos alunos Pedro, Nina e Fred. A Professora percebe o interesse das crianças e sugere então uma visita a Câmara Municipal. Lá, a turma é recebida pelo Camaradinha, o mascote da Câmara, que explica o funcionamento do legislativo castrense, o papel do vereadores, o que é um projeto de lei, indicações, requerimentos, sessões, entre outras dúvidas, através de uma linguagem simples e educativa. Além disso, a cartilha traz explicações sobre as funções legislativas e a história de Castro, com fotos e ilustrações do município.
A cartilha está disponível a todos que visitam a Casa de Leis.
A vereadora Aline participou da implantação desse projeto e se sente satisfeita ao ver pequenos cidadãos envolvidos com o trabalho do legislador. Ela estende o convite a escolas e instituições da rede pública e particular da cidade para visitarem a Câmara e promoverem mais sessões jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho