terça-feira, 23 de julho de 2013

IMIGRAÇÃO POLONESA EM CASTRO E NO PARANÁ


 IMIGRAÇÃO POLONESA EM CASTRO 

COMPLETA 128 ANOS

   Em Castro, no dia 22 de julho de 1885 chegavam as famílias de imigrantes. As famílias receberam as terras mas não contavam com condições e ferramentas para o trabalho. A lida, no início, foi dura, além da dificuldade em se comunicarem enfrentaram a fome e as doenças, mas com muito suor e labuta foram se desenvolvendo e logo formaram a Colônia Santa Leopoldina e Santa Clara, esta formada juntamente com os italianos.

MORADIA TÍPICA EM SÃO MATEUS DO SUL

 

Poloneses no Paraná

   A Imigração Polonesa no Brasil guiou-se especialmente para a região Sul do país. Os poloneses fizeram parte dos diversos grupos de imigrantes, embora em quantidade muito menor do que algumas nacionalidades mais presentes, como os italianos, os portugueses e os alemães.      
   Entre 1869 e 1920, aproximadamente 60 mil polacos estabeleceram-se em terras brasileiras, com grande destaque para a então província do Paraná, aonde a maior parte dos poloneses se estabeleceu nas regiões do entorno da cidade de Curitiba. No estado do Paraná, fundaram ainda as cidades de Mallet, Cruz Machado, São Mateus do Sul, Irati e União da Vitória.
    Curitiba é a segunda cidade do mundo, em território fora da Polônia, com a maior quantidade de poloneses, superada apenas por Chicago, nos Estados Unidos, e, em consequência do grande número de habitantes de tal origem, o estado do Paraná é o local com maior expressão cultural dos poloneses, com maiores influências da cultura polonesa no Brasil. E é a única cidade brasileira que possui grafia no idioma polonês: Kurytyba.

GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS DE CURITIBA

IGREJA POLONESA EM SÃO MATEUS DO SUL

PRATO TÍPICO: PIEROGUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho