Cerca de 40 jovens de todas as paróquias estarão no
Rio de Janeiro participando da Jornada da Juventude. Vinte e três são da
Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) marcará a primeira visita do papa Francisco ao Brasil desde que assumiu o pontificado, em março de 2013. Durante o encontro, que ocorrerá em entre os dias 23 e 28 de julho, são esperados mais de 2,5 milhões de jovens católicos do país inteiro.
Com o lema “Ide e fazei
discípulos entre todas as Nações”,a 28ª Jornada Mundial da Juventude acontece
no Rio de Janeiro.
O evento, o maior da Igreja Católica,
tem sua origem em grandes encontros com os jovens, celebrados pelo Papa João
Paulo II em Roma. O Encontro Internacional da Juventude, por ocasião do Ano
Santo da Redenção aconteceu em 1984, na Praça São Pedro, no Vaticano. Foi lá
que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais
símbolos da JMJ, conhecida como a Cruz da Jornada.
A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
A Jornada, que se realiza
anualmente nas dioceses de todo o mundo, prevê a cada dois ou três anos um
encontro internacional dos jovens com o Papa, que dura aproximadamente uma
semana.
A última edição internacional da JMJ foi realizada em agosto de 2011, na cidade de Madri, na Espanha, e reuniu mais de 190 países. A primeira foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais: em Buenos Aires (Argentina – 1987) - com a participação de 1 milhão de jovens; Santiago de Compostela (Espanha – 1989) - 600 mil; Czestochowa (Polônia – 1991) - 1,5 milhão; Denver (Estados Unidos – 1993) - 500 mil; Manila (Filipinas – 1995) – 4 milhões; Paris (França -1997) – 1 milhão; Roma (Itália – 2000) – 2 milhões, Toronto (Canadá – 2002) – 800 mil; Colônia (Alemanha – 2005) – 1 milhão; Sidney (Austrália – 2008) – 500 mil; e em Madri (Espanha – 2011) – 2 milhões.
Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho