quinta-feira, 29 de outubro de 2015

VEREADORES DEBATEM LOA PARA 2016

Às 17 horas teve início a Audiência do Orçamento para 2016. A Presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento abriu os trabalhos e convidou Aline Sleutjes Roberto e Gerson Sutil para assumirem as secretarias da referida Comissão como membros ad-hoc. Na sequência Regiane solicitou que Aline fizesse a leitura da súmula e dos pareceres anexados à proposta, e Gerson, da emenda apresentada.

A emenda, modifica o anexo 02, que dispõe sobre a natureza das despesas segundo as categorias econômicas, diminuindo valores antes destinados às Secretarias Municipais de Indústria, Comércio e Turismo, de Obras e Serviços Públicos, de Governo, e de Administração, e aumentando valores a serem aplicados na Secretaria Municipal de Saúde, no tocante a infraestrutura e logística, manutenção da gestão do SUS e desenvolvimento das atividades da atenção básica.

Finalizada a leitura foi aberta a palavra para os munícipes que quisessem se manifestar e apresentar suas sugestões ou indagações. Entre as discussões ressaltaram-se as solicitações de análise mais aprofundada dos vereadores acerca do orçamento que está previsto para ser destinado à melhoria das estradas rurais, à Procuradoria do Município e ao setor de Segurança Pública. 

As vereadoras Maria de Fátima Barth Antão Castro, Aline Sleutjes e o vereador Itari Cropolato, falaram a respeito de suas considerações com relação ao projeto. Aline ressaltou que está analisando questões relacionadas a educação em tempo integral, manutenção de espaços para os jovens desenvolverem atividades de contra turno, e quanto ao transporte das equipes esportivas que representam Castro.

Maria de Fátima, por sua vez, enfatizou que considera insuficientes os recursos previstos para a Secretaria de Infraestrutura e Logística e que está estudando um remanejamento orçamentário para aumentar os repasses para a pasta. Itari Cropolato também manifestou sua preocupação com este setor e com o de Saúde.

Ao término, a Presidente da Comissão lembrou aos presentes que a sugestão de emenda modificativa e demais apontamentos feitos durante a audiência, serão analisadas pelas Comissões a fim de serem anexadas como emendas do projeto. 

"A LOA é peça fundamental para a vida do município, pois todas as ações e setores dependem de dinheiro para a concretização de suas atividades, há semanas estou analisando o orçamento, estive na primeira audiência pública no Bento Mossurunga, hoje estamos aqui no legislativo mais uma vez discutindo as prioridades. Precisamos estudar muito cada item, seus valores, para que saibamos dividir com eficiência o orçamento entre as secretarias", afirmou Aline.

*Com Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro.

    Fotos: Claudia Geisler

SESSÃO 28-09: ALINE REQUER SOBRE FUNDO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO, INFRAESTRUTURA E TRANSPORTE PÚBLICO

Entrou em pauta na sessão ordinária desta quarta-feira, 28, Indicação de Projeto de Lei ao Executivo. A proposta estabelece restrições para nomeação de cargos em comissão e funções gratificadas no âmbito do Poder Executivo Municipal. O objetivo é proteger a probidade e a moralidade administrativa, tanto no critério ficha limpa como no Nepotismo.


E também em pauta o Projeto de Lei nº 172/2015, da vereadora Aline com apoio de alguns vereadores, que estabelece restrições para nomeação de cargo em comissão e função de confiança no âmbito do Poder Legislativo Municipal de Castro.


O artigo 2º do PL 172 prevê que “Fica proibida a contratação, na Câmara Municipal, de servidor para cargo em comissão ou função de confiança, desde que parente em linha reta, colateral ou afim, até quarto grau, do Presidente da Casa, bem como dos demais Vereadores”. 

E em seu artigo 6º está previsto que "Fica proibida a nomeação, no âmbito do Poder Legislativo, de parentes consanguíneos e afins, até o quarto grau, do Prefeito Municipal"


Com estas duas propostas, a vereadora busca proteger a probidade e a moralidade administrativa em ambos os Poderes, primando sempre pela postura ética, a moral e a transparência. 


FUNDO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO, 

INFRAESTRUTURA E TRANSPORTE PÚBLICO



Requerimento da vereadora solicita informações sobre o Fundo Municipal de Habitação, Infraestrutura e Transporte Público.


A vereadora pretende saber o motivo pelo qual o Fundo, criado pela Lei Complementar 30/2011, não foi regulamentado, mesmo tendo o Conselho Municipal ativo, e qual a previsão para que a regulamentação ocorra. Ela cita ainda que na Lei Orçamentária Anual, LOA 2016, há previsão de recursos para este Fundo.


CONGRATULAÇÕES


Como autora do Requerimento assinado com o presidente da Casa, vereador Gerson Sutil, Aline apresentou Voto de Congratulações às cooperativas Castrolanda, Frísia e Capal pela inauguração da Unidade Industrial de Carnes Alegra Foods.


O Empreendimento foi oficialmente inaugurado em solenidade na quinta-feira, 22, e consolida uma das mais promissoras e forte empresa na cadeia de carne suína do Brasil. O investimento é de R$250 milhões e estão sendo gerados 750 diretos e outros R$ 250 milhões serão investidos até 2019 no aumento da produção, infraestrutura, mão de obra entre outros, dobrando a produção e a geração de empregos que devem chegar a dois mil.

       Foto: Divulgação


AGRINHO


Outro Voto assinado por todos os vereadores é pela participação e conquista de premiação de professores e diretores, Sindicato Rural e Departamento de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação.

Os profissionais da educação trouxeram para Castro 7 títulos entre as cinco categorias do concurso. Duas professoras foram premiadas com um veículo zero quilômetro.

              Foto: Divulgação

AGROLEITE


Voto de Congratulações também para a Cooperativa Castrolanda de autoria da vereadora Aline e Vereador Presidente Gerson Sutil, pela realização da 15ª Edição do Agroleite, entre os dias 20 e 24, no Parque de Exposições Dario de Macedo.  

O Agroleite é uma feira técnica voltada a todas as fases da cadeia do leite. Genética avançada, tecnologia de ponta e práticas pioneiras de manejo, o tripé que fez da bacia leiteira dos Campos Gerais um modelo de sucesso, rendeu a Castro o título de Capital Nacional do Leite.

            Foto:Divulgação


"A cada dia fico mais encantada e admirada com a competência e o profissionalismo da cooperativa Castrolanda e seus parceiros. Um evento de nível internacional que serve de modelo. E não poderia ser diferente, vindo da Capital do Leite do país. Como castrense de nascimento, sangue holandês e raízes na terra, sinto-me realizada por fazer parte desta história. Parabéns a todos os envolvidos", elogiou.

A próxima sessão ordinária será dia 04 de novembro.


           Fotos: Claudia Geisler




quarta-feira, 28 de outubro de 2015

ALINE RECEBE TÍTULOS DE VEREADORA MAIS ATUANTE E POLÍTICO DO ANO

Solenidade na noite desta terça-feira, 27, na Churrascaria Beira Rio, marcou a entrega de prêmio à vereadora Aline Sleutjes por mais dois títulos conquistados através de pesquisas realizadas pelo Instituto Max-Lider. 
Como Vereadora Mais Atuante do Ano, Aline obteve 68,53%, e Político Destaque do Ano, ela obteve 45,46% de aprovação dos castrenses.
Já são quatro títulos conquistados neste ano de 2005, o segundo em cada categoria. Este reconhecimento só reforça o trabalho feito com muita dedicação e respeito à população castrense.
"É com muita alegria que recebo mais estes prêmios. Ter sido escolhida como Vereadora Mais Atuante e Político do Ano novamente faz com que o ânimo e a determinação ganhem força e entusiasmo, para darmos continuidade a este trabalho. Agradeço primeiramente a Deus pela saúde e força. À minha assessora Nelci, pela dedicação e competência, sem você minha caminhada seria muito mais difícil. À minha família, pela paciência em entender minha falta, e aos amigos e eleitores pelo carinho e apoio de sempre, é por vocês que enfrento todas as dificuldades e barreiras. Ser político no cenário atual não é fácil, mas é nas dificuldades que nascem as melhores ideias e as maiores vitórias. Obrigada!", agradeceu Aline.














segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PROFESSORAS CASTRENSES SÃO PREMIADAS NO PROJETO AGRINHO



Castro está em festa! Na solenidade de premiação do programa Agrinho, nesta segunda-feira (26), no Expotrade Pinhais, dos cinco carros entregues para os vencedores da categoria Experiência Pedagógica, dois vieram para Castro. 

Pela rede pública, a vencedora castrense foi a professora Carina Hampf de Oliveira, da Escola Rural Municipal de Terra Nova e, pela rede particular, a ganhadora foi a professora Alice Ramos Bartmeyer, da Escola de Educação Básica Osvaldo de Biassio – antiga Apae. 


A premiação foi festejada pelos cerca de 120 professores e profissionais da rede municipal de Educação de Castro que participaram da cerimônia de encerramento do Programa Agrinho 2015, o maior evento voltado à educação e à agricultura do Brasil, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR). 


Além das duas experiências pedagógicas premiadas, na etapa estadual Castro também ficou em terceiro lugar na categoria Município Agrinho e o Cmei Pequeno Reino ficou em terceiro na categoria Escola Agrinho.


Para comemorar esta premiação inédita para Castro, nesta terça-feira (27), às 9 horas, professores e profissionais da Educação desfilarão em carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade. 



PROJETOS


Para chegar à etapa final, os 566 projetos - 524 da rede pública e 42 do ensino particular - inscritos na categoria Experiência Pedagógica passaram por uma triagem onde foram selecionados 27 trabalhos. 

Desse total, cinco trabalhos se classificaram e as cinco professoras vencedoras levaram para casa um carro zero quilômetro e, entre as profissionais estão as professoras castrenses Carina Hampf de Oliveira e Alice Ramos Bartmeyer. 


'A arte com a natureza no campo e na cidade'. Esse foi o projeto da professora Alice. Ela trabalhou com seus alunos na disciplina de Arte e realizou inúmeras ações para o desenvolvimento do projeto. 

Entre elas, a coleta de materiais na natureza para transformá-los em outros objetos, como um nariz de pinóquio feito de madeira, por exemplo. A turma também visitou a Colônia Terra Nova, em Castro, onde os alunos conheceram um pouco da história dessa comunidade alemã e a atividade leiteira.


Já a professora Carina desenvolveu com seus alunos um projeto para estreitar os laços que unem o campo e a cidade, com o título 'Projeto Agrinho – Lançando Sementes'. Baseando-se no livro 'Que delícia de bolo', ela trabalhou com as crianças sobre a origem dos ingredientes e organizou diversas ações, como aulas e passeio para mostrar às crianças o caminho que cada produto faz do campo à área urbana. O projeto também envolveu a comunidade, com a confecção de sabão caseiro; de brinquedos feitos com sucata e de casa com caixas de leite.


*Com Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Castro 

AGRINHO


O programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sistema Faep/Senar-PR e envolve 718 mil alunos das redes pública e particular de 3.640 escolas, distribuídas em 330 municípios do Paraná. 

Na cerimônia desta segunda-feira foram entregues 309 prêmios para os alunos, nas categorias desenho (turmas de primeiro ano e educação especial) e redação (segundo ao nono ano), para os municípios, nas categorias Município Agrinho e Escola Agrinho, e para os professores, na categoria Experiência Pedagógica.


O presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette, iniciou seu discurso de abertura parabenizando todos os professores do Estado. “Sem eles nós não estaríamos aqui”. Segundo o dirigente, o programa Agrinho é o “xodó” da federação. “Um caso de amor que vai além das nossas obrigações legais”, destacou.


Neste ano concorreram 5.087 itens, entre redações, desenhos e experiências pedagógicas, sendo 4.729 da rede pública e 358 da rede particular com o tema 'O Campo e a Cidade unidos pela nossa energia', que trabalha aspectos ligados à sustentabilidade energética. 

Na opinião do diretor executivo do Senar Nacional, Daniel Carrara, presente no evento, a escolha deste tema reflete a preocupação do Senar com o futuro dos recursos naturais. “Esse programa é referência em todo Brasil, não é a toa que ele foi adotado em 18 estados”, observou.


Esta é a 20ª edição do Agrinho. Ao longo dos anos, o programa foi sendo aperfeiçoado para trabalhar em sala de aula temas como saúde, educação e meio ambiente. 

O programa conta com um material didático exclusivo, voltado ao desenvolvimento de uma educação crítica e criativa, que desenvolve a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.

 De acordo com a secretária estadual de Educação, Ana Seres Comin, a iniciativa envolve quatro secretarias de Estado: Agricultura e Abastecimento; Justiça; Meio Ambiente, e Educação. “Há 20 anos o Agrinho contribui levando temáticas extremamente importantes para a sala de aula”.



*Com informações do Sistema Faep



PROJETOS CASTRENSES 

PREMIADOS NA FASE ESTADUAL 

 

Categoria: Escola Agrinho Rede pública de ensino
3º lugar: Cmei Pequeno Reino

Professora e diretora responsável: Claudia Aparecida Salgado de Castro



Categoria: Município Agrinho

3º lugar: Castro

Relator: Luciane Aparecida da Silva Farias


Categoria: Experiência Pedagógica Agrinho Rede pública de ensino
2º lugar: Escola Rural Municipal de Ensino Terra Nova

Diretora: Elizabeth Veronica Barth Brandes

Professora: Carina Hampf de Oliveira


Categoria: Experiência Pedagógica Agrinho Rede particular de ensino
Escola de Educação Básica Osvaldo de Biassio

Diretora: Rosa dos Santos Oliveira

Professora: Alice Ramos Bartmeyer

"Sinto-me orgulhosa como professora e vereadora pela belíssima participação de nossas educadoras. Vocês demonstraram, além de muita dedicação, uma competência insuperável!. Todos os envolvidos nos projetos, mesmo aqueles que não receberam premiação estão de parabéns pela vontade demonstrada e iniciativa louvável. A Educação de Castro está em Festa!",exaltou Aline.










sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ALINE PARTICIPA DA SOLENIDADE DE FORMATURA DO PROJETO GERAÇÃO FUTURO DA CARGILL

Solenidade na noite desta quinta-feira, 22, no Teatro Bento Mossurunga marcou a formatura de jovens do Projeto Geração Futuro realizado pela Cargill e que conta com a parceria do Senac, Senai, Instituto Meio e Prefeitura Municipal de Castro.

Ao todo foram 95 alunos de 4 turmas: Viver e Adolescer, Auxiliar Administrativo, Operador e Reparador de Computadores e Semeando Oportunidades.

O projeto que visa proporcionar capacitação técnica para jovens de baixa renda de 15 a 24 anos trabalha com três eixos: Formação Cidadã (Viver e Adolescer), Qualificação Profissional e Empreendedorismo. 

Tem por objetivo ainda oferecer melhores perspectivas para o futuro dos jovens castrenses, contribuindo para a inserção dos jovens no mercado de trabalho e para o seu desenvolvimento como cidadão autônomo e participativo na comunidade.

Segundo a coordenadora de Responsabilidade Social da Cargill, Renata Macedo de Paula, desde o início do Projeto, em outubro de 2014, 15 turmas já concluíram o curso, 5 estão em andamento e 1 turma do Viver e Adolescer inicia na segunda-feira e ainda está com as inscrições abertas. Até dezembro de 2015, 530 jovens serão alcançados.

"Fiz questão de participar desta formatura porque entendo a importância desta oportunidade para o futuro destes jovens castrenses. Com formação e qualificação profissional certamente as portas do primeiro emprego estarão abertas com mais facilidade. Obrigada pelo convite, parabéns à Cargill, a seus parceiros e, principalmente, aos 95 formados que se dedicaram para concluir mais esta etapa em suas vidas. Que este certificado seja o primeiro de muitos e que tenham muito sucesso na carreira que escolherem", ressaltou  Aline.

      Fotos: Jornal de Castro/Marcio Bueno









quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ALINE PRESTIGIA INAUGURAÇÃO DE UNIDADE INDUSTRIAL DE CARNES



Localizada no Parque Industrial do Município, a Unidade Industrial de carne mais moderna da América Latina e que produzirá a marca Alegra Foods foi oficialmente inaugurada na manhã desta quinta-feira, 22. 

A solenidade contou com presença dos presidentes das três cooperativas: Frans Borg, Castrolanda; Renato Greidanus, da Frísia e da Capal, Erik Bosch, além da governadora em exercício, Cida Boghetti, deputados estaduais, secretários do Estado, representantes de Organizações, prefeitos, vereadores e autoridades da região. 


Com investimento de R$250 milhões a unidade é resultado da união das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, com geração de 750 empregos diretos.


O frigorífico processa cerca de 2.300 mil suínos por dia e 1.800 toneladas de industrializados por mês. No mercado interno, os produtos industrializados vão para o Paraná, São Paulo e Santa Catarina, além de vendas de carcaças para os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. 

No mercado externo, os produtos vão para 14 países, dentre eles Hong Kong, Dubai e Uruguai, sendo 30% da produção da unidade para exportação.

Além da carne in natura, com a mais alta tecnologia são processados presuntos e apresuntados, curados (salames), cozidos e defumados (bacon, paio e calabresa) linguiça e cortes especiais (temperados e marinados).


PARA O FUTURO


De acordo com Ivonei Durigon, superintendente da Unidade Industrial de Carnes, os próximos anos devem ser de maior crescimento, devendo alcançar 2 mil empregos diretos e a médio e longo prazo o objetivo é chegar a 9.000 mil suínos ao dia.


Todos os presentes puderam ver a grandeza do empreendimento e ao final do evento ainda receberam, individualmente, um presente, um aperitivo maravilhoso com tábua de corte e faca.



"É com grande orgulho e emoção que acompanhei esta inauguração oficial, um momento tão importante para o nosso Município, bem como para a região dos Campos Gerais. Graças ao trabalho em equipe, seriedade e determinação destas três cooperativas, de seus cooperados e parceiros é que hoje temos a Alegra Foods uma referência na América Latina em modernidade e tecnologia. Futuro, geração de emprego e renda, cuidado e preocupação com a natureza, desenvolvimento econômico são algumas características deste belíssimo investimento que trará sem dúvida um futuro ainda mais brilhante a nossa terra querida. Parabéns! Orgulho de ser Castrense!".