segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PROFESSORAS CASTRENSES SÃO PREMIADAS NO PROJETO AGRINHO



Castro está em festa! Na solenidade de premiação do programa Agrinho, nesta segunda-feira (26), no Expotrade Pinhais, dos cinco carros entregues para os vencedores da categoria Experiência Pedagógica, dois vieram para Castro. 

Pela rede pública, a vencedora castrense foi a professora Carina Hampf de Oliveira, da Escola Rural Municipal de Terra Nova e, pela rede particular, a ganhadora foi a professora Alice Ramos Bartmeyer, da Escola de Educação Básica Osvaldo de Biassio – antiga Apae. 


A premiação foi festejada pelos cerca de 120 professores e profissionais da rede municipal de Educação de Castro que participaram da cerimônia de encerramento do Programa Agrinho 2015, o maior evento voltado à educação e à agricultura do Brasil, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR). 


Além das duas experiências pedagógicas premiadas, na etapa estadual Castro também ficou em terceiro lugar na categoria Município Agrinho e o Cmei Pequeno Reino ficou em terceiro na categoria Escola Agrinho.


Para comemorar esta premiação inédita para Castro, nesta terça-feira (27), às 9 horas, professores e profissionais da Educação desfilarão em carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade. 



PROJETOS


Para chegar à etapa final, os 566 projetos - 524 da rede pública e 42 do ensino particular - inscritos na categoria Experiência Pedagógica passaram por uma triagem onde foram selecionados 27 trabalhos. 

Desse total, cinco trabalhos se classificaram e as cinco professoras vencedoras levaram para casa um carro zero quilômetro e, entre as profissionais estão as professoras castrenses Carina Hampf de Oliveira e Alice Ramos Bartmeyer. 


'A arte com a natureza no campo e na cidade'. Esse foi o projeto da professora Alice. Ela trabalhou com seus alunos na disciplina de Arte e realizou inúmeras ações para o desenvolvimento do projeto. 

Entre elas, a coleta de materiais na natureza para transformá-los em outros objetos, como um nariz de pinóquio feito de madeira, por exemplo. A turma também visitou a Colônia Terra Nova, em Castro, onde os alunos conheceram um pouco da história dessa comunidade alemã e a atividade leiteira.


Já a professora Carina desenvolveu com seus alunos um projeto para estreitar os laços que unem o campo e a cidade, com o título 'Projeto Agrinho – Lançando Sementes'. Baseando-se no livro 'Que delícia de bolo', ela trabalhou com as crianças sobre a origem dos ingredientes e organizou diversas ações, como aulas e passeio para mostrar às crianças o caminho que cada produto faz do campo à área urbana. O projeto também envolveu a comunidade, com a confecção de sabão caseiro; de brinquedos feitos com sucata e de casa com caixas de leite.


*Com Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Castro 

AGRINHO


O programa é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sistema Faep/Senar-PR e envolve 718 mil alunos das redes pública e particular de 3.640 escolas, distribuídas em 330 municípios do Paraná. 

Na cerimônia desta segunda-feira foram entregues 309 prêmios para os alunos, nas categorias desenho (turmas de primeiro ano e educação especial) e redação (segundo ao nono ano), para os municípios, nas categorias Município Agrinho e Escola Agrinho, e para os professores, na categoria Experiência Pedagógica.


O presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette, iniciou seu discurso de abertura parabenizando todos os professores do Estado. “Sem eles nós não estaríamos aqui”. Segundo o dirigente, o programa Agrinho é o “xodó” da federação. “Um caso de amor que vai além das nossas obrigações legais”, destacou.


Neste ano concorreram 5.087 itens, entre redações, desenhos e experiências pedagógicas, sendo 4.729 da rede pública e 358 da rede particular com o tema 'O Campo e a Cidade unidos pela nossa energia', que trabalha aspectos ligados à sustentabilidade energética. 

Na opinião do diretor executivo do Senar Nacional, Daniel Carrara, presente no evento, a escolha deste tema reflete a preocupação do Senar com o futuro dos recursos naturais. “Esse programa é referência em todo Brasil, não é a toa que ele foi adotado em 18 estados”, observou.


Esta é a 20ª edição do Agrinho. Ao longo dos anos, o programa foi sendo aperfeiçoado para trabalhar em sala de aula temas como saúde, educação e meio ambiente. 

O programa conta com um material didático exclusivo, voltado ao desenvolvimento de uma educação crítica e criativa, que desenvolve a autonomia e a capacidade de professores e alunos assumirem-se como pesquisadores e produtores de novos conhecimentos.

 De acordo com a secretária estadual de Educação, Ana Seres Comin, a iniciativa envolve quatro secretarias de Estado: Agricultura e Abastecimento; Justiça; Meio Ambiente, e Educação. “Há 20 anos o Agrinho contribui levando temáticas extremamente importantes para a sala de aula”.



*Com informações do Sistema Faep



PROJETOS CASTRENSES 

PREMIADOS NA FASE ESTADUAL 

 

Categoria: Escola Agrinho Rede pública de ensino
3º lugar: Cmei Pequeno Reino

Professora e diretora responsável: Claudia Aparecida Salgado de Castro



Categoria: Município Agrinho

3º lugar: Castro

Relator: Luciane Aparecida da Silva Farias


Categoria: Experiência Pedagógica Agrinho Rede pública de ensino
2º lugar: Escola Rural Municipal de Ensino Terra Nova

Diretora: Elizabeth Veronica Barth Brandes

Professora: Carina Hampf de Oliveira


Categoria: Experiência Pedagógica Agrinho Rede particular de ensino
Escola de Educação Básica Osvaldo de Biassio

Diretora: Rosa dos Santos Oliveira

Professora: Alice Ramos Bartmeyer

"Sinto-me orgulhosa como professora e vereadora pela belíssima participação de nossas educadoras. Vocês demonstraram, além de muita dedicação, uma competência insuperável!. Todos os envolvidos nos projetos, mesmo aqueles que não receberam premiação estão de parabéns pela vontade demonstrada e iniciativa louvável. A Educação de Castro está em Festa!",exaltou Aline.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho