O Presidente da Câmara Municipal de Castro, Gerson Sutil e os vereadores Aline Sleutjes Roberto, Regiane Batista Severino, José Otávio Nocera, Luiz Cezar Canha Ferreira, Maria de Fátima Barth Antão Castro e Herculano da Silva, reuniram-se no final da tarde desta terça-feira, 06 de outubro, com os representantes da Fundação da Universidade Federal do Paraná- Funpar, o Coordenador de Plano Diretor, Luis Henrique Fragomeni, e as Arquitetas, Noah Weishof e Naomi Scheer, para conversar a respeito da revisão do Plano Diretor Municipal.
Este foi um encontro informal para que os técnicos ouvissem os vereadores, afim de saber sobre suas expectativas, experiências, vivências e as reivindicações mais comuns que recebem da comunidade, visto que o plano diretor irá definir ações para a melhoria da qualidade de vida da população, através do desenvolvimento do município, e só passa a vigorar depois de aprovado pela Câmara.
Ao apresentar questões relativas ao Plano Diretor, Fragomeni explicou que esta proposta precisa ser revisada a cada 10 anos, sendo o último projeto do ano de 2006, e é uma tentativa de enxergar o futuro e fazer um planejamento em conjunto. Além disso, ressaltou que a função da equipe técnica é fazer com que a cidade seja eficiente e a colocou a disposição do Legislativo sempre que surgirem dúvidas.
Os vereadores aproveitaram para debater sobre algumas questões relativas à mobilidade, segurança, sistema viário, tráfego e horários de pico, expansão urbana, tendência de crescimento da cidade, e a questão das fachadas das lojas, abordada no Código de Posturas que é incorporado pelo Plano Diretor.
Os parlamentares também solicitaram que sejam estudadas soluções a curto e médio prazo que possam ser solucionadas pelo Município, sem depender do Estado ou do Governo Federal, e ainda, que as próximas reuniões a serem realizadas com a comunidade baseiem-se em um único tema, como mobilidade ou meio ambiente, para que todos possam contribuir e tornar o debate mais rico e produtivo.
Além disso, pediram maior e melhor divulgação das reuniões comunitárias previstas para esta quarta e quinta-feira, 07 e 08, cujo intuito é explicar o plano e o impacto que pode produzir na vida das pessoas.
"Faço questão de estar presente nas reuniões, pois todas essas discussões e questões nortearão a lei do plano diretor, desta forma estarei pronta para analisar e votar a lei quando entrar em expediente", ressaltou a vereadora Aline.
*Com Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Castro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho