Um dos Requerimentos da vereadora Aline Sleutjes, apresentados na sessão desta quarta-feira, 18, requer informação quanto à possibilidade de estudos e projetos que visem amenizar problemas de alagamento na Rua do Rosário de demais ruas afetadas.
Moradores da Rua do Rosário, Rua Teles e outras, sofrem com a invasão da água nas suas residências, quando há ocorrência de chuva, mesmo em pequeno volume.
O que agrava a situação é o fato de que as residências foram sendo construidas, desordenadamente, sobre as manilhas, que, hoje com a quantidade de casas, são insuficientes para escoar o grande volume de água das chuvas, vindas também de outras regiões próximas.
VAGAS EM CMEIS
Outro Requerimento solicita informações sobre vagas nos Centros de Educação Infantis (Cmeis), como o número de vagas oferecidas; número de alunos que aguardam na fila de espera e a possibilidade de ampliação destas vagas para o próximo ano. Todo ano, os pais para conseguirem uma vaga nas creches do Município precisam passar dias na fila para garantir a matrícula e, muitas vezes, sem sucesso, devido à grande demanda.Segundo o que esclareceu a secretária de Educação, Maurem Jhonson Kremer, em audiência do PPA quando questionada acerca do assunto, há carência de vagas para crianças de 5 e 6 anos e que um Cmei deve ser inaugurado já para o próximo ano e há possibilidade de ampliação de vagas para a Educação Infantil na Escola do Abapan
Indicação solicita desobstrução e limpeza de bueiros na Rua Roberto Lesnau, esquina com a Rua Irmã Apoline Trezub. Os bueiros estão totalmente cobertos por terra, impossibilitando o escoamento da água.
Para a Rua Cristiano Schimitke, na Vila Santa Cruz, a vereadora reiterou Indicação de nº17/2013, que solicita obras como calçamento, meio-fio e canalização. A Rua em questão há muitos anos não recebe melhorias e moradores reivindicam as benfeitorias necessárias.
RUAS IRMÃ APOLINE TREZUB E CRISTIANO SCHIMITKE
No tempo em que teve a palavra, a vereadora falou acerca de vários assuntos, entre eles a morte do prefeito de Jaguariaíva, Otélio Baroni, que há anos lutava contra o câncer, e morreu nesta terça-feira, em Curitiba aos 72 anos de idade. Aline lamentou e disse que o prefeito será lembrado por suas grandes obras.
Citou também o 'voto do mensalão', se referindo ao voto decisivo de Celso de Mello.
"Espero que a votação seja para que permaneça a punição dos mensaleiros, que isso seja um marco na história da política, que pessoas que não sejam dignas possam ser punidas e que o população volte a ter confiança nos políticos que trabalham a favor do povo, e que a justificativa do 'roubou, mas fez' seja banida, porque os políticos recebem pelo seu trabalho, que deve ser bem feito, com transparência e honestidade", finalizou.
Mas, na tarde desta quarta-feira, com o voto de Celso de Mello, o supremo Federal decidiu, por 6 votos a 5, que dará novas chances a 12 dos 15 condenados no processo do mensalão, que obtiveram ao menos quatro votos favoráveis, nos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
Votaram favorecendo os condenados os ministros Celso de Mello, Luis Roberto Barroso, Teori Zavaschi, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.
PALESTRA DO MÊS
A diretora municipal do Meio Ambiente, Maria Inês Pedrosa Machado, durante trinta minutos em que foi suspensa a sessão, palestrou sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, do diagnóstico técnico social que está sendo realizado, bem como o análise das demandas.
O detalhamento do Plano será discutido nas reuniões. A próxima está marcada para o dia 09 de outubro, no salão de Atos da Prefeitura, e toda população pode participar. A Audiência Pública deve ser realizada no mês de novembro.
Alunos do Ceebeja acompanhados da professora de Sociologia, Mariana, participaram da palestra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho