sexta-feira, 3 de maio de 2013

ALINE NA EXPOSIÇÃO MEMÓRIA INDÍGENA EM CASTRO

   Aline visitou na tarde desta sexta,3, exposição Memória Indígena em Castro, do Instituto para o Resgate Crítico da Memória Indígena, Crimin, na Casa da Praça. 
   A mostra, que acontece todo ano no mês de abril e já está na sua oitava edição, iniciou no dia 06 e encerra-se no dia 12 de maio.

DIFERENTES TIPOS DE HABITAÇÃO INDÍGENA

  São seis salas que mostram a habitação indígena, com réplicas de ocas de índios brasileiros e norte-americanos, objetos da caça e pesca, instrumentos musicais, como o pau de chuva, instrumento que, ao ser virado, emite som idêntico ao da chuva; artefados usados para preparo de alimento e uma curiosidade, a panela em pedra de treze mil anos; quadros em óleo sobre tela e textura, mostrando a fauna e a flora brasileiras e objetos arqueológicos. 





  Num dos espaços, a temática é sobre a morte, os rituais de sepultamento.
SEPULTAMENTO EM POSIÇÃO FETAL


OUTROS SEPULTAVAM EM ESPÉCIE DE CALDEIRÃO


   Na última sala, o visitante, ao adentrar, é surpreendido com Jardim para Vilha Velha. O trabalho é do artista plástico argentino, Nelson Maldonado. Maldonado contou com o auxílio dos alunos do Projovem que confeccionaram as flores. As obras são em xilografia, matrizes de madeira, em papel carbono e desenhos.

JARDIM PARA VILA VELHA, DE NELSON MALDONADO




   Integram a mostra sete artistas plásticos castrenses, e o público visitante ainda pode ser presenteado com umas das dez obras a serem sorteadas; oito são de Nelson Maldonado e duas da também artista-plástica, Nicole Gulin. 
   Ao final, a vereadora fez questão de deixar dedicatória, parabenizando pela exposição Memória Indígena e pela superação a cada ano.


  Aline agradece a recepção atenciosa de Kátia Lourenço, do Crimin, e de Ariano Elon, funcionário da Secretaria de Cultura.

Confira mais fotos.

PANELA DE PEDRA TEM 13 MIL ANOS

INSTRUMENTO PARA PESCA


ANIMAIS DA FAUNA BRASILEIRA





TRABALHO COM MATERIAL RECICLÁVEL



OBJETOS DE CAÇA



INSTRUMENTO EMITE SOM DE CHUVA


Um comentário:

  1. Aline, recebe-la em nossa exposição foi uma honra, obrigado pelo carinho tanto como cidadã, como educadora e legisladora.
    Ariano Elon

    ResponderExcluir

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho