quarta-feira, 13 de maio de 2015

SESSÃO 13-05: ALINE REQUER SOBRE ASSOCIAÇÃO DE CATADORES

Requerimento da vereadora Aline Sleutjes solicitando informações sobre a Associação de Catadores do Município entrou em pauta na sessão ordinária desta quarta-feira, 13 de maio.

Em visita na semana foi observado que a Associação passa dificuldades devido ao pouco número de associados, acúmulo de lixo. Atualmente, apenas seis pessoas trabalham no local, por isso não dão conta de todo material recolhido no Município. 

Elas citam  ainda que não dispõem de uniforme adequado nem luvas para o trabalho e que não têm condições financeiras de adquiri-los e que anteriormente recebiam o uniforme, além de cesta básico, o que se tornava um incentivo para que os associados permanecessem.

Diante da situação a vereadora questiona sobre a possibilidade de Convênio com a Associação, dessa forma a verba poderia ser investida na aquisição dos uniforme, dentre outros benefícios.

Outra questão levantada é quanto à mudança da Associação e que, segundo informações, o novo local não têm espaço suficiente levando em conta o montante de lixo reciclável que vem se acumulando.




CAMPANHA EDUCATIVA

Ainda em face das informações levantadas junto à Associação de Catadores, Aline sugeriu ao Departamento de Meio Ambiente a elaboração de campanha educativa e orientação quanto ao descarte do lixo.

Uma das associadas relatou que eles recebem em meio ao lixo recebido material não reciclável como isopor, papel higiênico, fralda descartável e lixo orgânico, sendo necessária a separação, comprometendo a agilidade do trabalho. 

Aline sugere em sua Indicação a realização de campanha educativa e orientação sobre a separação do material, o que é reciclável e o que não é, para o descarte correto do lixo.


DIÁRIA PARA MOTORISTAS


Aline apresentou também proposição indicando a necessidade de se aumentar a diária dos motoristas do município.

Conforme Lei 2331/2011, que reestrutura o regime de diárias, adiantamentos e estabelece normas para o pagamento de despesas para servidores públicos, o valor pra viagem até 100 km, sem pernoite é de R$ 20,00; até 200 km é R$35,00, e até 500 km é de 60,00.

Dessa forma, a vereadora acredita ser necessário estudos para o aumento dessas diárias, já que o servidor pode fazer até duas viagens ao dia, considerando ainda que o valor é insuficiente para uma alimentação adequada, dependendo do caso e do tempo em que tenha de permanecer fora do Município.


"Além do debate de vários projetos, requerimentos e indicações desta sessão, ainda foram discutidos todos os requerimentos da semana passada que. por motivo de tempo, não entraram em votação. Acredito que tenho feito um mandato forte, direcionado aos  diversos assuntos, problemas e necessidades do município. Meu gabinete, facebook, blog, página sempre estão abertos a qualquer sugestão , indicação e denúncia da comunidade", citou Aline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Enquanto houver vontade de lutar haverá esperanças de vencer"
Santo Agostinho